Ocean Dream realmente operará em Fernando de Noronha?

16

No próximo verão, Fernando de Noronha viverá dias agitados. Para os cruzeiristas, a temporada 2011/2012 esticou. Os primeiros navegantes chegam em outubro, e há cruzeiros até abril, com um tempo de permanência na ilha maior: serão duas noites e três manhãs. A temporada passada chegou a ser ameaçada pelo Ministério Público Federal, que pediu a interrupção dos cruzeiros. Nesta, o número de pessoas circulando em Noronha, que tem 2.629 moradores, pelo censo de 2010 do IBGE, pode chegar a 4.629, com a população flutuante. Um aumento de 75%.

O arquipélago de Fernando de Noronha tem capacidade para receber até 1.200 turistas por dia. No entanto, os 700 visitantes que chegam de navio simultaneamente, todas as semanas na alta temporada, não são contabilizados neste limite. A explicação, segundo o governo pernambucano, é que os cruzeiristas não pernoitam na ilha. Única armadora que oferece cruzeiros para Noronha, a Pullmantur já liberou os pacotes para vendas nas agências brasileiras, mesmo sem ter a licença para a próxima temporada.

– Quem vai operar é a Brazilian Cruises Representation (BCR), que no final do ano passado firmou um termo de ajustamento de conduta com os órgãos ambientais. Todos os anos a licença é concedida mais ou menos um mês antes do início da temporada. Já protocolamos o pedido na Administração Geral do Distrito Estadual de Fernando de Noronha – diz Milton Sanches, diretor de operações da Pullmantur no Brasil.

Pela primeira vez, o navio Ocean Dream, com capacidade para 1.422 passageiros, vai aportar no arquipélago.

– Já teve temporada em que passamos três dias em Noronha. O que importa é o número de pessoas que desembarca por vez. Serão 350 para passeios marítimos e 350 para terrestres – diz Sanches.

O que não está incluso na contabilidade oficial, apesar de ser também controlado, é o número de tripulantes que desembarca. Da equipe de 300 funcionários, cem podem sair do navio ao mesmo tempo.

Cruzeiros ainda não têm licença

A próxima temporada de cruzeiros ainda pode ser barrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Até o ano passado, bastava a aprovação da Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH) para se obter a licença. Alvo de denúncias de irregularidade do Ministério Público Federal de Pernambuco e do próprio ICMBio, a CPRH agora precisa encaminhar as informações para o ICMBio, que tem o poder de veto.

Em nota oficial, no dia 9 de agosto, o ICMBio informou que o pedido de licença da Pullmantur não havia sido protocolado. E que, se há mudança de navio e na quantidade de de dias na ilha, seria preciso um novo estudo de condições ambientais. O órgão considera “temerária” a prática de enviar os pedidos “em cima da hora”. E finaliza: “As empresas acabam inviabilizando o licenciamento e criam uma situação para forçar a liberação de licença emergencial, negociada às pressas com base em termos de ajustamento de conduta, recorrendo, em seguida, a mandados de segurança na Justiça, alegando que precisam cumprir compromissos assumidos com os seus clientes”, acrescenta a nota.

A Pullmantur diz que pediu a licença à Administração Geral do Distrito Estadual de Fernando de Noronha, que teria de analisar e repassar à CPRH.

– Estamos tranquilos, pois nossa proposta se baseia nos pacotes anteriores da Brazilian Cruises Representation (BCR) – diz o diretor de operações da empresa, Milton Sanches.

Entre as ações voltadas para a preservação do arquipélago que a empresa tem que seguir, está a apresentação de uma palestra de 40 minutos, sobre a história e os pontos turísticos locais, além das restrições impostas a turistas em geral. Por exemplo, nadar com os golfinhos-rotadores, nem pensar. Passear pelas areias da Praia do Leão na época da desova de tartarugas marinhas é vetado. Mergulhar no Buraco da Rachel, próximo ao porto, também é proibido, para preservar os corais. E muitos passeios, como a trilha até a Praia da Atalaia, só podem ser feitos com acompanhamento de guias.

Coordenadora da equipe de dez pessoas que vão se revezar nas palestras no navio, a historiadora Marieta Borges afirma que os passeios são monitorados por guias e fiscais que se comunicam por rádio, evitando a superposição de visitas.

– Temos cuidado em evitar excesso de visitação em cada local – diz ela.

Texto (©) Copyright Paraiba.com.br.
Imagens (©) Copyright Carlos Poveda e Mundi.
Compartilhar

16 Comentários

  1. Boa materia sobre Fernando de Noronha com relação a cruzeiros.Realmente tem que ter controle,pois é um Paraiso.Fui em 2002 e era muito bem controlado os passeios e sempre encontravamos funcionários olhando o comportamento dos turistas.Fernando de Noronha é maravilhoso e tem que ser Preservada.Abraços Eliana Frandsen.

  2. Embarco domingo no Ocean Dream pra fazer o resto da temporada Mexico & Caribe e viremos para o Recife fazer a temporada em Noronha a partir do fim de outubro… assim espero…
    Detalhes: esses numeros apresentados no controle do desembarque, como os 350 passageiros por terra e 350 para passeios maritimos, e o numero limite de tripulantes, foi da temporada passada que fizemos com o Bleu de France. Nao devem se aplicar para o Ocean Dream pois o numero maximo de passageiros do navio foi aumentado de 700 para 1000 para essa temporada. O Ocean tambem tem mais tripulantes que o Bleu.

  3. Eliana,
    Obrigado, e realmente, o local tem que ser preservado.

    Diogo,
    Como eu falei lá no Facebook, boa viagem, sorte…
    Pois é, há mais esse empecilho. Além de autorização, é necessário a mudança do estatuto para que as escalas possam se concretizar. A situação realmente não é das melhores, mas acho que será contornada sem problemas.

  4. Embarcarei em Recife dia 30 de outubro e tomara que não haja problemas, e as licenças ambientais sejam regularizadas. Viajarei em lua de mel, e espero que tudo dê certo!

  5. Eu e minha querida Chuchu e mais uma centena de passageiros que haviam programado suas viagens sofremos constrangimento e a decepção de sermos impedidos de desembarcar em Fernando de Noronha. Apenas os passageiros que adquiriram seus pacotes turísticos à bordo (passeios na ilha), em dólar e superfaturados tiveram a possibilidade de descer do navio as 9h da manhã com o devida respeito.
    Para os que não adquiriram os passeios no navio sobrou uma distribuição de senha que seria efetuada às 10h da manhã, ou seja, um horas após a saída dos que compraram os pacotes à bordo. Como se não bastasse, a distribuição foi feita de forma desordenada e desleixada contemplando apenas alguns passageiros que pegaram mais de uma senha por pessoa. Os demais como eu, idosos, casais em lua de mel, casais em bordas, pessoas com crianças de colo e os demais que não quiseram ou não puderam adquirir os pacotes vendidos à bordo e ficaram sem a senha ficaram presos à bordo frustrados e decepcionados com o descaso e a falta de informação que deveriam ser fornecida pela Pullmatur, gerando um enorme tumulto.
    Diante dos fatos que ocorreram naquela manhã de 27 de outubro de 2011, uma grande revolta tomou conta de todos nós, os corredores do Ocean Dream ficaram cheios de passageiros revoltados. De forma organizada nosso grupo se dirigiu a recepção do navio para cobrar uma satisfação da Pullmatur, no entanto a única resposta que tivemos depois de muita enrolarão por parte deles, foi um aviso sonoro nos informando que só a partir das 13h haveria uma nova distribuição de senhas.
    Vivemos momentos de raiva, decepção e tristeza enquanto nenhum representante da CVC ou da Pullmatur apareceu para nos orientar ou organizar a situação. Tenho todo esse tumulto gravado, foi um absurdo! Fiquei impressionado como uma empresa do porte da CVC e conseqüentemente a Pullmatur se preocupou mais em beneficiar uma minoria a não organizar um desembarque ordeiro correto e legal como manda a lei.
    Em nenhum momento fomos informados ao comprar o pacote que só poderíamos desembarcar em Fernando de Noronha se efetuássemos a compra dos passeios dentro do navio, ou que correríamos o risco de não desembarcar por falta de senha, portanto nós, assim como centenas de passageiros ficamos decepcionados com a propaganda enganosa, e a falta de informação sobre a venda casada que conseqüentemente gerou cárcere privado e a falta de respeito o direito de ir e vir, destruíram sonhos de diversas pessoas que programaram suas viagens e ao comprar o pacote não imaginavam que teriam que viver todo esse pesadelo à bordo do Ocean Dream.

  6. Primeiramente, peço que compreenda que a culpa não é exatamente da CVC ou Pullmantur, a companhia pode ter agido mal, e administrado a situação de forma não muito boa, mas toda essa confusão foi causada pelas seguidas negativas do Ibama e Ministério Público em relação liberação ou não das escalas (só ficou decidido finalmente depois que a viagem de vocês havia partido).

    Não posso dizer mais nada porque não estava abordo, e não sei o que aconteceu. Mas saiba que se você se sentiu prejudicada de alguma forma tem total direito de ir a um advogado e processar a companhia. Só tem que ver no contrato que assinou antes da viagem, o que realmente era obrigação da companhia defendida por contrato.

    Desejo lhe sorte, e melhores viagens num futuro próximo!

  7. A culpa nao é da CVC nem da Pullmantur !!!!è de quem então ? Como é que vendem um passeio sem a devida licença ambiemtal, que é inerente ao passeio. No meu caso que iria embarcar em março/12 cancelei a viagem. Leiam nas condições gerais do contrato onde esta previsto. " atraso, omissão ou variação de portos e horarios – A armadora,por motivos de força maior, caso fortuito ou motivo tecnico, poderá alterar os horarios e o porto de embarque, etc … DESDE QUE O PASSAGEIRO SEJA EXPRESSAMENTE AVISADO ANTES DO EMBARQUE, QDO PODERÁ OPTAR PELO REEEMBOLSO INTEGRAL DOS VLRS PAGOS OU PELA MANUTENÇÃO DA VIAGEM NO ROTEIRO ALTERADO ". Ou seja, esta no contrato não tem o que discutir. No meu caso a estadia foi reduzida em 15 horas. Teriamos que ficar rodando no mar por esse periodo ? Desisti …

  8. gente, vcs sabem se tem previsao de isso se resolver em fevereiro? pq eu queria fz essa viagem mas agora estou c medo… n sao 3 dias em frenando de noronha n?

  9. Na verdade, o Ibama passou uma coisa, depois voltou atrás, quando já não dava mais pra Pullmantur mudar. De qualquer forma, o que tinha a dizer já disse. Não compete a mim discutir isso. Boa sorte em suas ações judiciais!

  10. Pensando em desistir, comprei esse sonho em maio para embarcar em fevereiro de 2012, muita sacanagem da cvc vender um sonho e entregar um pesadelo….

  11. Fiz o cruzeiro agora no mês de janeiro e foi tudo tranquilo. Só uma coisa me irritou um pouco: praticamente todas as agências dizem que todas as bebidas estão inclusas. Mas isso não é verdade, algumas bebidas e refrigetantes em lata são cobradas a parte. Mas, mesmo assim, a maior parte das bebidas está realmente disponível e não senti falta das bebidas pagas.

  12. Sim, mas no site da CVC há uma lista das reais bebidas incluídas. Não confie em tudo que o agente de viagens fala. Muitas vezes esse profissional é desinformado, despreparado, principalmente no Brasil!

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui