Licitação para ampliação do cais de Santos é lançada.

0

A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) lançou nesta sexta-feira, dia 2, a licitação para contratar as obras de melhoria de infraestrutura destinada a navios de cruzeiros, no porto de Santos. O empreendimento, com orçamento total avaliado em R$ 352 milhões, demandará a reconstrução e adequação dos cais localizados entre os armazéns 23 e 29, na região de Outeirinhos. Na área ocorre a operação de transatlânticos (navios de passageiros).

O projeto integra o PAC Copa e ampliará a oferta de leitos flutuantes ao admitir a atracação de até seis navios simulta- neamente. Para a Codesp, será uma forma de disponibilizar até 15,4 mil leitos flutuantes durante o evento esportivo. Fora da temporada de cruzeiros, que geralmente ocorre entre outubro e abril, o porto utilizará a infraestrutura para atender os navios de carga.

A obra prevê a execução de 1.320 metros de cais. Com o alinhamento do costado, a profundidade da região quase quadruplicará, passando a ter 15 metros. Hoje algumas áreas em Outeirinhos estão com 4,5 metros de profundidade, o que dificulta a operação logística dos transatlânticos, que são obrigados a atracar longe do terminal de passageiros. “Até a 1,5 quilômetro de distância”, diz o presidente da Codesp, José Roberto Serra. Para ele, um dos maiores benefícios do empreendimento será justamente eliminar os longos deslocamentos de turistas pelo porto. A obra deve começar em novembro próximo e levar 26 meses. Durante a construção, devem ser gerados 600 empregos diretos.

Na última estação de cruzeiros, Santos recebeu 1,1 milhão de passageiros em 284 escalas de transatlânticos, crescimento de 30% sobre a temporada anterior. Com a obra de Outeirinhos, a estimativa é que o porto possa receber até 2,5 milhões de passageiros por temporada.

Texto (©) Copyright Valor Econômico.
Imagens (©) Copyright Daniel Capella.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui