Porto de Santos se prepara para turistas na Copa do Mundo

0
Com a chegada da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, o Porto de Santos aposta na ampliação do cais do terminal de passageiros como forma de receber melhor o turista.

“A Codesp deu início à licitação pública de construção e adequação para alinhamento do cais de Outeirinhos no dia 2 de setembro deste ano”, disse o diretor-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), José Roberto Correia Serra, de 43 anos. Essa obra prevê um novo cais para o Terminal de Passageiros Giusfredo Santini (Concais), que, fora da temporada de cruzeiros, será utilizado para operações de carga e descarga.

Segundo Serra, trata-se de um grande empreendimento que se soma aos demais em curso e contribui para o desenvolvimento do Porto, principalmente no setor de atendimento a passageiros. Em médio prazo, colocará Santos entre os cinco maiores portos em movimentação de passageiros no mundo e vai mudar o cenário atual. Hoje, seis embarcações podem permanecer atracadas, mas apenas três em frente ao terminal de passageiros.

“Atualmente, apenas um navio de cruzeiro pode atracar em frente ao próprio Concais, de forma que as outras embarcações de cruzeiros atracam em áreas próximas e os passageiros são levados por ônibus”, explicou, ressaltando a importância da obra.

Após a construção do novo cais de 1.320 metros, entre os armazéns 23 e 29, até seis navios de passageiros poderão atracar consecutivamente em frente ao terminal. Isso significa 15,4 mil leitos de alta qualidade em navios de cruzeiros que servirão como hotéis flutuantes para a Copa de 2014.

O diretor-presidente acredita em expectativas de público positivas nos terminais de passageiros. “Na última temporada, que compreende o fim de 2010 e o começo de 2011, recebemos 1,1 milhão de passageiros em 284 escalas. Quando a obra estiver terminada, será possível receber até 2,5 milhões por temporada”.

Quanto aos prazos para a finalização dessas obras, ele disse que a pretensão é terminar o novo cais em 26 meses, a partir do início da execução dos serviços de engenharia.

“As verbas são oriundas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-Copa) do Governo Federal, investidas pela Secretaria de Portos (SEP) da Presidência da República”, afirmou.

Texto (©) Copyright Unisanta Online.
Imagem (©) Copyright Concais. 
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui