Porto de Santos quer ficar entre os 5 maiores portos de passageiro do mundo

0
Vermelho: traçado atual do cais
Marrom: área a ser aterrada
Azul: Novo traçado do cais, que permitirá atracação de até 6 navios.
1: Cais da Marinha (Armazém 23)
2: T-Grão (Armazém 24)
3: Concais (Armazém 25 e Frigorífico)
Com a meta de figurar entre os cinco maiores em movimentação de pessoas, o Porto de Santos abriu licitação para a construção e adequação para alinhamento do cais de Outeirinhos. Segundo a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), para a Copa de 2014, com a execução de 1.320 metros de cais, entre os armazéns 23 e 29, a intenção é oferecer capacidade para atracação de até seis navios turísticos, disponibilizando 15,4 mil leitos de alta qualidade no terminal de passageiros, informa o site WebTranspo.

“Trata-se de uma obra marcante, um grande empreendimento que se soma aos demais e contribui para o desenvolvimento do Porto, principalmente no setor de atendimento a passageiros. Deve, em médio prazo, colocar Santos pelo menos entre os cinco maiores portos em movimentação de passageiros no mundo”, disse José Roberto Serra, presidente da Codesp.

Registrando um fluxo de 90% de passageiros em embarque e desembarque do segmento de cruzeiros, o porto santista gera forte demanda de infraestrutura.

A situação torna-se ainda mais complexa quando navios atracam em cais a até 1,5 quilômetro do terminal onde ocorrem os registros de embarque ou desembarque e todo o processo de transferência da bagagem, causando impacto na operação rodo ferroviária e desconforto para os passageiros. Com o alinhamento, as profundidades passam do mínimo de 4,5 metros no trecho da Marinha do Brasil e de 7,5 metros no cais do terminal de passageiros para 15 metros, permitindo a atracação dos maiores navios que chegam a Santos. Prevista para ser concluída num prazo de 26 meses, a obra custará R$ 325 milhões e deverá gerar aproximadamente 600 empregos diretos.

Texto (©) Copyright  DCI.

Imagem (©) Copyright Google, alterada por Daniel Capella.

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui