Grupo Costa terá 9 navios na América do Sul em 2012/2013!

6

Surpreendendo a todos, a Costa Crociere, anunciou agora a pouco, a sua mais nova temporada na América do Sul, a 2012/2013. O anúncio dos novos roteiros não era esperado, por isso, pode ser considerado surpreendente. Porém, na prática, há poucas novidades. Sob sua própria marca, a companhia italiana terá quatro navios: Costa Favolosa, a novidade, entregue esse ano, o Costa Serena, que ficará baseado exclusivamente em Buenos Aires, e os já viajados Costa Magica e Costa Fortuna. A marca espanhola do grupo, a Ibero Cruceros, terá novamente o seu trio: Grand Mistral, Grand Celebration e Grand Holiday. Já a AIDA, assim como na atual temporada, trará dois navios que terão embarques no Brasil destinados aos passageiros alemães. A temporada já tinha sido prevista por nós em Agosto, portanto, nossos leitores já estavam a par da situação da companhia, para ver nossa previsão, clique aqui.


Costa Favolosa

Costa Favolosa em Dubrovnik, Croácia. 

Como todos os anos, a Costa terá um navio novo em águas brasileiras, antes isso significava que esse navio somente não tinha vindo ao Brasil, porém, nos últimos anos, a frase vale em seu sentido literal. Isso porque o Costa Favolosa foi entregue esse ano, estará no Brasil daqui a pouco mais de dois anos. O navio é gêmeo do Concordia, do Serena e do Pacifica, que estiveram no Brasil nos últimos anos. Portanto, tem capacidade para 3,760 passageiros em suas 114,000 toneladas. Sua decoração é baseada em conto de fadas, daí seu nome, Costa Favolosa que deriva do termo italiano Favola, ou seja, conto de fadas. Assim como o Pacifica nessa temporada, o navio fará roteiros de 7 dias para o Nordeste, e para as “Praias Tropicais”. O primeiro, faz escala, como de praxe, em Salvador, Ilhéus e Ilhabela, além dos portos de embarque, Santos e Rio de Janeiro. Já o segundo, além dos portos de embarque, faz escala em Ilhabela, Portobelo e Angra dos Reis. Serão ao todo três roteiros “Praias Tropicais”, e cinco “Bahia” (Nordeste). Também estão previstos minis, e Reveillon com fogos em copacabana. Os roteiros completos estão disponíveis aqui.


Costa Magica

Costa Magica na Holanda. 

Em 2012/2013, o Costa Magica voltará a ser o segundo navio da companhia baseado no Brasil, assim como aconteceu há algumas temporadas. O navio já operou na América do Sul diversas vezes, em em vários roteiros. Na temporada que se inicia nos próximos dias, estará baseado em Buenos Aires. Na temporada 2012/2013 porém, ele volta a fazer o roteiro clássico ao Prata, de 9 noites, com embarque em Santos e Rio de Janeiro (além de opção de embarque em Buenos Aires em algumas viagens). O Magica tem capacidade para até 3,470 passageiros, e ostenta 102,000 toneladas. Sua decoração, que é a sua única diferenciação para o Costa Fortuna, é baseada na Itália, e procura retratar as belezas desse país. O seu roteiro tem 9 noites, e faz escala em Buenos Aires, com pernoite, Punta Del Este e Portobelo, além, novamente, dos portos de embarque Santos e Rio de Janeiro. Serão seis viagens desse tipo até Março de 2013. Também estão previstos mini-cruzeiros. Confira os roteiros.


Costa Fortuna

Costa Fortuna no Funchal. 

O Costa Fortuna, após um tempo longe do Brasil, volta para sua terceira temporada consecutiva. O navio, gêmeo do Magica, e base para o design de toda a classe Concordia (Serena, Concordia, Favolosa, Pacifica e Fascinosa), estreou no Brasil em 2006, e tem sua temática interna inspirada nos grandes transatlânticos do passado. Ele assumirá os roteiros do inigualável Costa Victoria, com embarque em Santos, Rio de Janeiro, Montevideo e Buenos Aires. Esse roteiro ainda faz escala em Portobelo, na costa de Santa Catarina. Estão previstos nove roteiros desse tipo, de 8 noites, e um mini-cruzeiro. Para ver os roteiros do Fortuna clique aqui.


Costa Serena

Costa Serena em Lisboa. 

Já o Costa Serena, que realizou a rota para o Nordeste na última temporada, voltará a América do Sul, mas terá, dessa vez, como base o porto de Buenos Aires, na Argentina. Rota que será realizada na próxima temporada pelo Costa Magica. Normalmente, é possível embarcar nessas viagens no Rio de Janeiro, para um roteiro diferenciado rumo ao rio da prata, porém, por enquanto, não está previsto embarque na capital carioca. De qualquer forma, estão previstos vários roteiros de 9 e 8 noites para o Brasil, alguns com pernoite no Rio de Janeiro. Além de mini-cruzeiros com embarque em Buenos Aires. O Costa Serena é apelidado pela Costa como o navio dos Deuses, por sua decoração ser inspirada na mitologia. É gêmeo do Favolosa, tendo as mesmas características técnicas. Seus roteiros estão disponíveis neste link.

Grand Mistral

Mistral na Ilha da Madeira. 

Pela Ibero Cruzeiros, o Mistral voltará a ser baseado em Santos, inter- calando os roteiros para o Prata e para o Nordeste. Nessa temporada, assim como na atual, também haverão os roteiros as Ilhas Tropicais: Búzios, Angra dos Reis, Ilhabela e Portobelo. Também estão previstos vários mini-cruzeiros pelo sudeste. O Mistral, construído em 1999, vêm ao Brasil desde 2005, quando era fretado pela CVC. Ele possui capacidade para até 1,670 passageiros e 47,000 toneladas. Será possível também embarcar em Buenos Aires, para roteiros de 14 noites com escalas em quase toda a costa brasileira. Veja seus roteiros aqui.

Grand Holiday

Grand Holiday em Barcelona. 

Para sua terceira temporada no Brasil, o Grand Holiday começará baseado em Santos, assim como na 2011/2012, com opção de embarque no Rio, isso até o Natal, quando ele é transferido para a rota Rio de Janeiro, Vitória, Maceió, Salvador, com embarque em todos esses portos, e ainda escala em Búzios. Construído para a Carnival Cruise Line em 1985, o Grand Holiday foi completamente reformado antes de ser transferido para a Ibero em 2009. Menor que o Mistral (46,000 toneladas), ele tem maior capacidade para passageiros, ou seja, leva até 1,794 turistas. Acesse os roteiros do Holiday.

Grand Celebration
O Celebration terá uma temporada com embarque exclusivo em Buenos Aires, desta vez, sem cruzeiros com embarque ou opção de embarque em Santos, ou Rio de Janeiro, ao menos, isso é o previsto até o momento. Assim como o Costa Serena, ele terá vários viagens de 9, 8 ou 7 noites com embarque na capital da Argentina, e destino ao Brasil, a maioria com pernoite no Rio de Janeiro. Estão previstos também mini-cruzeiros para o Uruguai. O Grand Celebration é gêmeo do Grand Holiday, porém, um pouco mais novo, foi entregue em 1987.

AIDA Vita em Livorno, Itália. 

AIDA
A AIDA, novamente terá dois navios na América do Sul: o AIDA Cara, e o AIDA Vita. Porém, dessa vez, não fará uma temporada completa, apenas um embarque em Santos com o Cara, e alguns em Manaus com o Vita. As viagens serão destinadas ao público alemão, que é o mercado foco da AIDA.

Texto (©) Copyright Daniel Capella
 Imagens (©) Copyright Costa Crociere, Robert Glebowski, Simon Wolf, Sergio Ferreira, Rui Agostinho, João Abreu e André Moura.

Compartilhar

6 Comentários

  1. Daniel, acho que sem querer vc se equivocou colocando o Magica fazendo na temporada 2012/2013 o roteiro clássico ao Nordeste. O Magica fará, na realidade, o roteiro tradicional do Prata.

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui