Seguindo exemplo de Ilhabela, Cananeia pode se tornar ponto escala de cruzeiros

0
Créditos: Alberto Marques/ 04-09-2011Cananeia, no Vale do Ribeira, poderá em breve se transformar em mais um destino para navios de passageiros que vêm ao Brasil durante as temporadas de cruzeiros. A exemplo do que ocorre atualmente em Ilhabela, no Litoral Norte, está em estudo construir estruturas que viabilizem um ponto de escala entre a Ilha Comprida e a Ilha do Cardoso, próximo à entrada da barra, com píeres e transporte de barcos até a cidade.

A notícia surge a uma semana do início da temporada de cruzeiros 2011/2012 do Porto de Santos. A abertura será no próximo sábado, com a chegada do navio Grand Mistral ao cais santista. A ideia de escalar no município do Vale do Ribeira, a 247 quilômetros do complexo portuário, não é viável para esta temporada.

A vocação turística de Cananeia se apoia, principalmente, em seu clima bucólico e nas belezas naturais de uma região tombada pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade. A ideia é movimentar a economia da cidade de apenas 12 mil habitantes, tornando-a atração para brasileiros e estrangeiros que passeiam pelo litoral nos meses mais quentes do ano.

A Tribuna apurou que a iniciativa partiu do governador Geraldo Alckmin (PSDB), anunciada em visita recente ao Vale do Ribeira. O investimento necessário é de R$ 10 milhões, quantia que o Governo de São Paulo está disposto a disponibilizar. O dinheiro deve ser usado para dragagem de 1 milhão de metros cúbicos de sedimentos, permitindo, assim, a passagem das embarcações de cruzeiro até um ponto seguro da Baía de Cananeia, com águas abrigadas que são reduto de golfinhos. Também está prevista a construção de dolfins (estruturas estaqueadas) na baía, permitindo a amarração de até cinco navios.

As características do projeto são simples: os navios são amarrados no meio da baía, em um ponto de 20 metros de profundidade, e os passageiros descem em barcos e seguem para Cananeia, nos moldes do que acontece hoje em Ilhabela.

Com capacidade de receber passageiros cada vez maior, os transatlânticos dobrariam a população de Cananeia, caso todos os hóspedes resolvessem descer na cidade durante a escala.

O plano interessa a grandes operadoras de cruzeiros, como a MSC e a CVC, sedentas por novos destinos para seus navios de passageiros. As empresas sinalizaram com planos especiais para o aproveitamento do potencial turístico da região. No Estado, os únicos dois pontos de escala são Santos, no Terminal de Passageiros Giusfredo Santini, e Ilhabela. Subindo pelo litoral, os destinos seguintes são Angra dos Reis e Búzios, no Rio de Janeiro.

O projeto será estudado pela Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A.). A empresa, controlada pelo Governo de São Paulo, foi contratada para verificar a viabilidade da escala de navios na região.

O plano foi confirmado ontem pela Secretaria Estadual do Turismo de São Paulo. A pasta comunicou, no entanto, que trata-se de uma ideia ainda embrionária.

Texto e Imagens (©) Copyright A Tribuna.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui