Fenômeno natural ‘swell’ atinge ilha de Fernando de Noronha, em PE

0
Ondas de quatro metros em Fernando de Noronha (Foto: Divulgação)

Um fenômeno natural chamado de “swell” chegou mais cedo este ano ao Arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco. Na tarde da última segunda-feira (31), as ondas chegaram a quatro metros na região do Porto de Santo Antônio. O mar revolto por causa do swell acontece normalmente de dezembro a março.

Com as ondas gigantes, os passeios de barco e os mergulhos chegaram a ser cancelados, mas foram retomados na manhã desta terça-feira (1º). Com o mar mais calmo, os passageiros do navio Ocean Dream desembarcaram na Ilha.

A diferença entre uma onda comum e um swell está no período, ou seja, o tempo registrado entre a passagem de duas cristas. Apesar de assustar alguns banhistas, o pós-swell, por exemplo, é comemorado pelos surfistas. Quando se dissipa, o fenômeno costuma cavar o fundo da praia, formando melhores ondas.

Acidente
No final da tarde da segunda-feira, foi registrado um princípio de afogamento na Praia do Sancho. Um turista mineiro foi socorrido por um guia local, deu entrada no Hopital São Lucas, mas já foi liberado.

Texto (©) Copyright G1.
 Imagem (©) Copyright Ana Clara Marinho.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui