300 pessoas embarcam hoje em Fortaleza

0

 

No primeiro dia deste ano, o “Ocean Dream”, da companhia Pullmantur, já era também primeiro navio de passageiros a atracar no Porto de Fortaleza em 2012. Nesta manhã, a embarcação de 205 metros de comprimento está de volta à cidade para receber cerca de 300 passageiros e aquecer a economia da Capital. “Geralmente, todos os passageiros descem para passear em cada porto que a embarcação atraca, beneficiando economicamente a cidade. É comum os visitantes procurarem barracas de praia, restaurantes e pontos de artesanato”, diz a gerente de excursões do navio “Ocean Dream”, Lucila Missawa. De acordo com a Companhia Docas do Ceará (CDC), empresa que administra o terminal, a previsão é que o navio chegue a Fortaleza às 11 horas, atracando ao meio-dia. Para embarcar no cruzeiro, que conta com 490 cabines e tem capacidade para até 1.422 pessoas, cada passageiro desembolsou, no mínimo, US$ 1.020,00, que ontem correspondia a R$ 1.866,00. O destino será o arquipélago Fernando de Noronha, em Pernambuco.

Destinos preferidos
Apesar de estar inserida na temporada 2012/2013 de cruzeiros, que vai deste mês até abril, Fortaleza ainda não está ente os locais mais procurados pelos turistas que viajam em grandes navios. Destinos como Salvador, Ilhéus e Maceió despontam como os favoritos dos visitantes na região Nordeste, segundo a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar).

De acordo com o diretor de operações da CDC, Jorge Cavalcanti, a força do Porto de Fortaleza ainda está nos navios de carga. “Das embarcações que passam por aqui atualmente, apenas 2% são de passageiros. Acho que os turistas preferem mercados já consolidados, como o Caribe, Europa ou até o Sudeste do Brasil, que conta com uma estrutura mais preparada para receber visitantes”, comenta. Atualmente, Fortaleza recebe em média 40 atracações de navios de passageiros por temporada, segundo Cavalcanti. Esse índice, porém já subiu bastante no últimos anos. Em 2000, por exemplo, apenas oito atracações aconteceram na cidade, número 350% maior do que o de 2010.

Novo terminal
Buscando atrair mais visitantes, o Porto do Mucuripe receberá diversas melhorias nos próximos anos. A mais significativa é a construção do Novo Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza, que deve ter sua infraestrutura pronta até dezembro de 2013. O equipamento será dotado de estacionamento, área de bagagens, balcões para “check-in” e “check-out”, acomodação para espera, restaurante, lojas e espaço de contemplação.

Texto (©) Copyright Diário do Nordeste
 Imagem (©) Copyright Diogo Kyrillos.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui