Costa Concordia navegou pela última vez em 13 de Janeiro.

2
Costa Concordia em Civitavecchia, seu último porto.

Ainda persiste a busca pelos 21 desaparecidos do naufrágio, uma semana depois do Costa Concórdia ter sofrido um dos mais estranhos e despreparados acidentes da história marítima dos grandes cruzeiros. São cada vez menores as possibilidades de localização de sobreviventes. Neste sábado, com a estabilização do navio, os trabalhos de procura dos mergulhadores foram reiniciados, depois de pequenas explosões que abriram novas brechas para incursões.

Autoridades italianas definiram pela manhã que não existem indícios de vazamento do combustível. As pequenas manchas observadas ao redor da embarcação são de óleo do maquinário despedaçado do navio.

Em novo contato com a imprensa, o diretor da Costa Cruzeiros, Píer Luigi Foschi, 65 anos, voltou a reiterar os indícios de culpabilidade que a empresa está direcionando para o capitão Francesco Schettino, principal responsável pela cidade flutuante com mais de 4 mil pessoas a bordo. ‘O naufrágio foi resultado de uma rota de navegação não segura e que provocou o impacto e o rasgo muito grande. Já a evacuação foi muito complicada’, salientou o executivo.

As fotos são de uma escala em Maio passado, durante um roteiro como o seu derradeiro.

O executivo esclareceu mais uma vez que tanto o código italiano de navegação, a legislação em vigor e as normas internacionais outorgam ao capitão o poder único de administrar o navio. É evidente que houve atrasos importantes na tomada de decisões e isto foi decisivo. Daí a suspensão de suas funções decidida pela Costa.

Schettino chegou à Costa Cruzeiros procedente de outra empresa, em 2002, quando era vice-capitão. Passou ao cargo principal quatro anos depois. A chamada ‘reverência turística’, aproximação da costa para uma saudação, foi mais uma vez colocada como iniciativa autônoma do oficial. E o que foi mais agravante: atuou de modo contrário ao que comunicou.

Quanto à simulação de naufrágio obrigatória por questões de segurança, Foschi esclareceu que as normas observadas obrigam a um exercício nas 24 horas seguintes ao embarque. Os únicos que não receberam nenhum tipo ou modelo de informação foram os 700 cruzeiristas que haviam embarcado poucas horas antes em Civitavecchia.

A primeira informação do acidente transmitida pelo navio – não sobre a sua gravidade – foi às 22h05 da sexta (13), quando o capitão informou ao diretor de operações da empresa que após esvaziar os porões afetados, o problema seria solucionado. Outra agravante posterior foi na hora da evacuação, que só teve duas das tres fases assinaladas. A primeira, um sinal destinado à tripulação como aviso, não foi executada. Portanto, ela não estava preparada, por mais uma falha de comando.

Em uma revelação importante, o principal executivo da armadora reafirmou que a Costa Cruzeiros vai absorver os danos econômicos, mas o Costa Concórdia encerrou sua carreira ali, não haverá recuperação. Depois de solução da questão do combustível, e das liberações administrativas, o navio será sepultado. Para ser lembrado, muito certamente, em milhares de histórias, livros e filmes.

Mortos sobem para 13.
Equipes de mergulhadores da Marinha italiana encontraram neste sábado o corpo de uma mulher, a 12ª vítima do acidente com o navio Costa Concordia, que naufragou na última sexta-feira (20). Já a Guarda Costeira confirmou pela primeira vez um vazamento de óleo diesel no local, aumentando temores de um desastre ambiental.

As equipes acharam o corpo em um dos quartos dos 17 andares do cruzeiro, oito dias após a embarcação ter se chocado contra rochas na ilha de Giglio, na Itália. Cerca de 20 permanecem desaparecidas.”O corpo foi levado para terra firme e as famílias foram contatadas. Mas será necessário realizar testes de DNA para identificá-lo, já que, ao final de uma semana na água, fica identificável”, informou uma fonte da Marinha.

Até o momento, apenas oito vítimas foram identificadas formalmente: seis turistas –quatro franceses, um espanhol e um italiano–, um tripulante peruano e um violinista húngaro. Hoje, domingo mais um corpo foi encontrado.

Imagem de Nossa Senhora da Fátima sendo resgatada.
Costa Oferece novas opções a passageiros do Concordia

A Costa Cruzeiros anunciou as condições de remuneração e condições de cancelamento para os viajantes com cruzeiros reservados no Concordia, bem como em outros navios Costa. A linha ainda não anunciou o pacote de compensação total para as pessoas a bordo do navio em 13 de janeiro, quando o navio se virou virou, mas disse que eles vão receber um reembolso total para o cruzeiro e todas as despesas materiais relacionadas. Em um comunicado, a Costa acrescentou que está “em contato com seus clientes e todas as associações de defesa do consumidor para determinar indenizações para a difícil situação vivida, com o apoio da associação de operadores turísticos de cada país.”

Passageiros com cruzeiros do Concordia em reserva até 23 de Março:

Os viajantes têm três opções: Recomprar a viagem em qualquer cruzeiro Costa de 5 a 7 noites, entre Janeiro e Março de 2012 com garantia do mesmo valor pago. Ou podem optar por recomprar um cruzeiro de 11 noites no Costa Serena (com saídas até 17 de Março) ou  no Costa neoRomantica ( de Fevereiro a 13 de março) com apenas um suplemento de US $ 150 por pessoa. Os viajantes ainda podem optar por não rebook com nenhuma penalidade. A companhia irá reembolsar os passageiros com o preço total do seu cruzeiro, bem como o custo dos impostos e taxas do governo, e qualquer passagem aérea, diárias de hotel, transfers e seguros que tenham sido adquiridos através da Costa. Além disso, esses passageiros receberão um crédito de cruzeiro futuro no valor de 30%  qualquer cruzeiro Costa partindo após 01 de junho de 2012, e dentro de 18 meses da data da saída original. 

Para os passageiros com cruzeiros reservados no Concordia após 24 de março: O Costa Magica e o Costa neoRomantica irão oferecer itinerários no Mediterrâneo Ocidental para os viajantes poderem navegar conforme o planejado, mas em um navio diferente.  Esses passageiros terão que remarcar suas viagens, sem custos adicionais no neoRomantica (24 março – 17 maio) ou no Magica (21 maio-29 outubro), em cruzeiros de sete noite semelhantes ao do Concordia. Ainda está disponível a opção de cancelar a viagem sem custos adicionais.

Para passageiros com reserva em todos os outros navios Costa: Os viajantes podem optar por cancelar seu cruzeiro, por qualquer motivo, sem penalidade. A companhia irá reembolsar os passageiros com o preço do seu cruzeiro, bem como o custo dos impostos e taxas do governo, e qualquer passagem aérea, diárias de hotel, transfers e seguross adquiridos através  da Costa.

Texto (©) Copyright Brasiltuirs, Folha, e Cruise Critic. 
Imagens (©) Copyright Sergio Ferreira e de seus respectivos autores.
Compartilhar

2 Comentários

  1. Foschi e a Costa continuam mentindo. O exercicio de salvamento foi realizado na noite de 07 Janeiro pela ultima vez, ao navio sair de Savona. Pax embarcados em Toulon, Barcelona, Palma, Cagliari e Palermo NãO tiveram o exercicio. Ponho em duvida tambem o numero de 700 pax embarcado em Civitavecchia. Quando desembarcamos em Civitavecchia eramos uns 300 a 400 e o numero de embarques foi menor.

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui