Costa Concordia: resumo dos acontecimentos e atualização

5
Costa Concordia deixando Santos em Fevereiro de 2010.

Tudo começou durante o jantar na noite de ontem a bordo do Costa Concordia, o navio que navegava normal- mente entre Civitavecchia e Savona, quando um forte solavanco, e um grande estrondo interrompeu o jantar. As luzes se apagaram, mas foram restabelecidas algum tempo depois, quando o capitão anunciou que uma pane elétrica teria sido responsável pelos problemas, mas que tudo estaria resolvido em pouco tempo.

Porém, não foi o que aconteceu, o navio começou a adernar, consequência da entrada de água no casco, logo os passageiros e tripulação entraram em pânico já imaginando o pior. Por volta da meia noite no horário local, a tripulação liberou os botes salva-vida para os passageiros, mas não houve organização uma vez que o sistema de emergência do navio não foi ativado.

Costa Pacifica: gêmeo do Concordia.

Isso porque quando tomou conhecimento da real situação, o capitão e seus oficiais abandonou o navio e todos os seus passageiros a sua própria sorte. Por conta da inclinação, o evacuamento dos passageiros e tripulantes foi mais complicado do que se podia esperar, o que ocasionou dezenas de desaparecidos (muitos continuam desaparecidos até o presente momento).

A princípio, a informação das agências de notícias era de que 6 passageiros teriam morrido do total de mais ou menos 4,000 abordo, entre passageiros e tripulantes, porém, só foram encontrados três corpos. O navio, da Costa Crociere (filial da americana Carnival Corporation) carregava 3,200 passageiros, sendo 1,000 italianos, mais de 500 alemães, 160 franceses, em torno de 100 norte-americanos, mais 100 croatas e 53 brasileiros, entre outros. Outras 1,000 pessoas, tripulantes, estavam a bordo.

Em Santos partindo para outro cruzeiro pelo Nordeste. 
Estréia em Santos em 2009. 

No começo da noite de hoje, o capitão e os primeiros oficiais foram presos acusados de negligência e assassinato, por terem colocado em risco a vida dos passageiros, e por terem abandonado o navio.

O navio encalhou na Ilha de Giglio na região da Toscana, na Itália. E continua no local, parcialmente submerso (clique para ver fotos). A Costa ainda não se manifestou sobre os próximos passos relacionados a tragédia: não se sabe o que será feito com o navio, nem com as próximas viagens programadas para ele. Porém, é certo que dificilmente o Concordia voltará a navegar, já que apresenta um buraco de 70 metros em uma de suas laterais, e vários outros menores do outro lado (inclusive com um pedaço de pedra incrustado em seu calado).

Porém, o navio terá que ser retirado do local, provavelmente rumo a sucata. A Costa ainda não conhece as causas do incidente, mas já se apresentou as autoridades para ajudar nas investigações. Suspeita-se de falha humana, mas não estão descartadas possíveis falhas mecânicas no navio, que é gêmeo do Carnival Splendor, que em Novembro de 2010 após um incêndio ficou quase uma semana a deriva no Pacífico.

O Costa Concordia é uma evolução do design do Carnival Destiny, construído para a matriz da companhia, a Carnival, em 1999. O projeto básico do Concordia é dessa época, mas passou por várias atualizações antes da construção do navio em 2006. Com 112 mil toneladas, o Costa Concordia é (ou era) um dos maiores navios da companhia, e tem como gêmeos na frota da Costa o Serena, Pacifica, Favolosa e o Fascionosa, que ainda se encontra em construção.

Mais novidades são esperadas para os próximos dias.

Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella.
Compartilhar

5 Comentários

  1. Que coisa triste…. Eu fiz um cruzeiro no Costa Concordia em janeiro de 2010… Ele era muito lindo… Já fiz 8 cruzeiros e o Costa Concordia foi um dos melhores.. Equipe de animação nota dez, comida bárbara e a beleza interior do navio foram detalhes que fizeram a viagem ficar espetacular…
    Triste pensar que ele já não existe mais..

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui