Gêmeos da Holland America Line em Buenos Aires

3




Se encontraram ontem em Buenos Aires os quase gêmeos Amsterdam e Veendam, da Holland America Line. Os navios estavam em roteiros bem diferentes: enquanto o Veendam faz rotas regulares pela Patagônia, um clássico Buenos Aires – Valparaíso, o Amsterdam está no âmbito de seu cruzeiro de volta ao mundo de 112 noites.




O Veendam iniciou sua viagem nesse dia, e segue para Valparaíso, com escalas em Montevideo, Port Stanley, Ushuaia, Punta Arenas e Puerto Montt. A viagem tem 11 noites, e navegação panorâmica em vários pontos da patagônia, como o Estreito de Magalhães, o Canal de Begle e o Cabo Horn. O Veendam foi construído como o quarto navio da Classe S, no Fincantieri, da Itália. Ele e seus gêmeos: Maasdam, Statendam e Ryndam são os primeiros navios de nova geração da companhia, com pouco mais de 55 mil toneladas foram construídos entre 1992, e 1996, sendo o Veendam o mais novo dos gêmeos.




Já o Amsterdam é responsável por realizar o cruzeiro de volta ao mundo anual da Holland America Line. Com ida e volta a Fort Lauderdale, a viagem possui 112 noites, e faz escalas em todos os continentes do planeta, inclusive a Antártica. O Amsterdam tem como único gêmeo exato o Rotterdam, com projeto inspirado, e bem parecido com o da Classe S, os navios também foram construídos no Fincantieri da Itália, só que entre 1997 e 2000, sendo também, o Amsterdam o mais novo. Apesar do projeto parecido, o Amsterdam possui 60,000 toneladas, e capacidade para 1,738 contra os 1,613 do Veendam.

Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright Holland America Line.
Compartilhar

3 Comentários

  1. Saudação amigo Berto, obrigado por nos visitar!

    Anônimo
    Não se se você chegou a ler o texto inteiro, mas achei que nele está bem claro. São gêmeos como o Fortuna e o Carnival Destity. Mesmo projeto básico, mesmas linhas, mas com várias diferenças, nesse caso em especial, do Veendam e do Amsterdam, além disso, eles foram reformados, cada um de uma forma, acrescentaram coisas em um que não colocaram no outro, e vice-versa. Esses navios da HAL são bem parecidos com a classe Vision da Royal, três grupos distintos: S-Class (que faz parte o Veendam), a primeira evolução dela com Zaandam e Volendam, e a última, do Amsterdam e Rotterdam. A Vision class tem três tipos também, a do Splendour e Legend, do Rhapsody e Vision e do Grandeur e Enchantment. Todos esses são considerados gêmeos apesar das diferenças…

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui