Mortes chegam a 11; outro navio poderá substituir Concordia ainda em 2012

3
Esquema em italiano sobre as operações de socorro e atual condição do navio. 

Os mergulhadores dos serviços de resgate italianos localizaram nesta terça-feira outros cinco corpos nos restos da embarcação – uma mulher e quatro homens, de idades entre 50 e 60 anos – que, com os coletes salva-vidas postos, se encontravam na popa do navio submerso nas águas do mar Tirreno. Essas cinco vítimas se somam às seis encontradas nos últimos dias, entre elas o turista espanhol Guillermo Gual e o peruano Tomas Alberto Costilla Mendoza, membro da tripulação. Por enquanto, 22 pessoas que viajavam a bordo do cruzeiro continuam desaparecidas, entre elas a também peruana Erika Soria, de 26 anos, que trabalhava como camareira no Costa Concordia.

Columbus C. naufragando no porto de Cádiz, na Espanha. A Costa também perdeu o  Fulvia e o Bianca C, há muitos anos atrás. 
Esquema em italiano sobre a recuperação
do navio. 
Hoje surge a possibilidade de um navio norte-americano não identificado realizar os cruzeiros previstos para o Costa Concordia até o final deste ano. A idéia seria manter as viagens do navio, para não ter maiores gastos com devolução de dinheiro aos passageiros, e mesmo para evitar transtorno para esses. O navio poderia substituir o Concordia enquanto esse seria reconstruído em algum estaleiro italiano, ou ser utilizado apenas para as viagens já previstas do Concordia, sendo esse desmantelado, e um novo navio encomendado para substituí-lo (provavelmente com um novo nome). A última hipótese ganha força, uma vez que os custos na recuperação do Concordia estão estimados em 500 milhões de Euros, valor superior a seu preço original, de 440 milhões de Euros. 

Por enquanto, a Costa já garantiu que irá reembolsar os passageiros que tinham viagens previstas até Fevereiro com o preço total que estes pagaram por suas viagens, e ainda oferecerá 30% de desconto em cruzeiros futuros. Sendo que ainda estão disponíveis descontos adicionais para algumas saídas no Costa Serena, Luminosa, Atlantica e no Costa Voyager. Os passageiros que estiveram a bordo no semi-naufrágio também terão direito a essas compensações. 
No momento porém, a atenções continuam voltadas a Ilha de Giglio, onde o navio pode a qualquer momento ceder ainda mais, e ir parar no fundo do oceano propriamente dito. Explica-se: o local onde o navio está, um costado rochoso é instável, e pode ruir, levando o navio a uma área mais profunda, onde ele ficaria completamente submerso. Por isso, socorristas e ambientalistas correm contra o tempo para tentar achar os últimos sobreviventes (ou os corpos deles), e para evitar uma tragédia ambiental, já que ainda há 2,4 mil toneladas de combustível a bordo. .
Texto (©) Copyright Terra Notícias (primeiro parágrafo) e Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright de seus respectivos autores.
Compartilhar

3 Comentários

  1. Daniel,

    O Costa Concordia é o 5º navio que a Costa perde:
    1961-O Bianca C. incendiou-se e afundou em Grenada no Caribe.
    1970-O Fulvia incendiou-se e afundou próximo as Canárias.
    1979-O Angelina Lauro(afretado da Lauro,hoje MSC) incendiou-se em San Thomas no Caribe e afundou meses depois no Oceano Pacífico durante seu reboque para o desmanche em Taiwan.
    1984-O Columbus C. bateu e adernou no cais em Cadiz,na Espanha.Foi desmontado em Barcelona meses depois.

    Emerson Rocha

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui