Prefeitura de Santos pleiteia inclusão do novo terminal de cruzeiros no “PAC da Copa”

0

A Prefeitura de Santos pleiteia, junto ao governo federal, a inclusão de projetos que integram o complexo ‘Porto Valongo Santos’ no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Copa. O motivo sustentado é que o terminal de cruzeiros poderá receber os transatlânticos que servirão para hospedagem dos turistas que vierem a São Paulo para assistir os jogos em 2014.

A questão foi apresentada nesta terça-feira ao vice-presidente Michel Temer e aos ministros do Turismo, Gastão Vidigal, e de Portos, Leônidas Cristino, pelo prefeito João Paulo Papa e pelo secretário municipal de Assuntos Portuários e Marítimos, Sérgio Aquino, em Brasília.

Temer sugeriu que os ministros e o prefeito definam um cronograma de obras e licitações, para tentar viabilizar a revitalização do porto para a Copa. No próximo dia 30, o ministro do Turismo visitará o cais do Valongo.

“Apresentamos todos os projetos que compõem o complexo e solicitamos apoio para que seja possível encaminhar sua concretização. O primeiro é a inclusão no PAC Copa, para garantir mais espaços de atracação de navios e assim oferecer vagas de hospedagem para turistas”, disse Papa. Ele citou como exemplos os dois navios da empresa mexicana (possivelmente o Grandeur of the Seas e o MSC Musica) que já reservaram espaço no terminal, trazendo 15 mil passageiros para a Copa.

A assinatura dos termos de permissão de uso dos Armazéns 7 e 8 também foi solicitada, para os quais estão previstas, respectivamente, bases oceanográficas da Unifesp e da USP.

Outros temas também foram abordados durante o encontro em Brasília: a abertura da licitação da primeira fase do Terminal de Passageiros (que inclui dois berços) e a realização urgente das obras do Mergulhão, assim que o projeto executivo estiver concluído.

Esta intervenção será realizada pela Codesp, como parte do traçado da Avenida Perimetral, e vai solucionar um dos principais ‘gargalos’ viários do porto santista, além de viabilizar o acesso seguro ao ‘Porto Valongo’.

O plano de ocupação da faixa portuária entre os armazéns 1 e 8 tem como objetivo a revitalização do cais histórico santista, prevendo também marina, restaurantes, bares e apoio náutico, entre outras atividades.

Texto (©) Copyright A Tribuna. 
Imagem (©) Copyright Daniel Capella.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui