Após morte de tripulante, mais 3 têm suspeita de gripe em navio

0
Armonia ontem em Montevideo.

 Mais três tripulantes do navio MSC Armonia apresentaram sintomas de gripe nesta quarta-feira na Argentina. No último sábado, a tripulante Fabiana dos Santos Pasquarelli, 30 anos, morreu em Santos (SP) devido a complicações decorrentes do vírus influenza B. Outros 17 ocupantes da embarcação foram internados em hospitais do Brasil e do Uruguai nesta semana.

Fabiana apresentou os primeiros sintomas da gripe na semana passada, quando o navio fazia um cruzeiro pelo litoral de São Paulo e o Rio de Janeiro. No mesmo dia de sua morte, a embarcação retornou ao porto de Santos, onde foi inspecionada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo a MSC Cruzeiros, proprietária da embarcação, agentes da Anvisa ofereceram a vacina tríplice – contra sarampo, parotidite e rubéola – aos passageiros e tripulantes, de forma preventiva.

Após a inspeção da Anvisa, o navio foi liberado para um novo cruzeiro, dessa vez ao Uruguai e à Argentina. Ontem, sete tripulantes receberam tratamento médico em Montevidéu, apresentando os mesmos sintomas. A embarcação passou por nova inspeção e foi liberado para seguir viagem.

Armonia ontem em Montevideo.
Em nota, a MSC Cruzeiros afirma que a inspeção feita pela Anvisa constatou que “não existia riscos para a saúde de hóspedes ou tripulantes”. “Ontem (21), o navio recebeu inspeção da agência sanitária do Uruguai, quando realizava sua escala em Montevidéu e foi rapidamente liberado”, diz o texto. Segundo a companhia, os sete tripulantes passaram por um hospital da cidade “por precaução”, “apenas para observação por apresentarem sintomas de gripe, como coriza e tosse, mas foram liberados em seguida”.

Nesta quarta-feira, o MSC Armonia atracou no porto de Buenos Aires, onde passou por nova inspeção. Segundo a empresa, “foi verificado que não há riscos a bordo”. “Há apenas três tripulantes com sintomas leves de gripe, mas estão recebendo todo o cuidado necessário”, diz a companhia. Segundo a MSC Cruzeiros, não houve necessidade de internação e os tripulantes estão sendo tratados dentro da própria embarcação.

“Os hóspedes desembarcaram normalmente em Buenos Aires e amanhã o transatlântico seguirá para Punta del Este, conforme previsto”, diz a nota da MSC Cruzeiros. No texto, a empresa diz seguir “rigorosamente todas as normas internacionais” de segurança e vigilância sanitária.

Imagens (©) Copyright Cruceros en Uruguay (para mais fotos clique no link).

Texto (©) Copyright Terra.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui