Passageiros não embarcam no Armonia, que ainda não foi liberado pela Anvisa

0


Atualização: Os cerca de 2 mil passageiros que iriam embarcar no MSC Armonia nesta segunda-feira ainda não foram autorizados a subir no navio. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está avaliando quais medidas serão tomadas em relação à liberação da embarcação. O embarque estava previsto para às 11 horas e, até às 18h23, não havia começado.

Revoltados, os turistas aguardam e fazem protestos no terminal de passageiros. Em coro, as pessoas exclamam mensagens de indignação, como “queremos solução” e “nós vamos invadir”. A Polícia Militar está no local para evitar problemas.

Pela manhã, o chefe do posto da Anvisa em Santos, médico Acary de Oliveira, afirmou que existe a hipótese de a embarcação não deixar o complexo santista nesta segunda-feira. “A vistoria não terminou e pode ser que o navio não deixe o Porto de Santos hoje”, afirmou.

O navio MSC Armonia encerrou o desem- barque de passa- geiros, na manhã desta segunda-feira, no Porto de Santos. A embarcação atracou no cais 32 às 7h30. Todos os turistas desembarcaram. No entanto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda realiza inspeção a bordo para liberar o embarque de outros passageiros para um novo cruzeiro.

A secretária de Saúde de Santos, Maria Ligia Lyra Pereira, disse que os passageiros e tripulantes que apresentaram sintomas de gripe responderam a um questionário.

Entre os turistas que desembarcaram, as opiniões sobre os casos de gripe foram divergentes. Alguns disseram não saber informações sobre o assunto. Outros, relataram terem sido medicados com Tamiflu (remédio indicado para o combate à gripe A – H1N1) e saído do navio com máscaras.

O Armonia retornou a Santos após realizar um cruzeiro de carnaval de nove noites, em que foram registrados casos de gripe em tripulantes. Ao todo, cerca de dois mil passageiros realizaram a viagem.

O cruzeiro passou pela Argentina e pelo Uruguai, onde também foi inspecionado pelos órgãos de saúde dos dois países. Antes de seguir para Santos, o navio escalou em Porto Belo (SC), onde passou por vistoria da Anvisa e nada foi encontrado.

Caso liberada, a embarcação deve seguir para um cruzeiro de quatro noites, com paradas em Búzios (RJ) e Ilhabela (SP).

Imagens (©) Copyright Daniel Capella (Arquivo).

Texto (©) Copyright A Tribuna
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui