Escalas da AIDA em Paranaguá são consideradas um sucesso.

0
AIDAcara em Santos

 Entre novembro de 2011 e fevereiro de 2012, no auge da temporada de cruzeiros marítimos, o litoral paranaense recebeu quatro visitas do navio alemão AIDAcara, da AIDA Cruises. A mais recente parada do navio no Porto de Paranaguá foi no último dia 11 de fevereiro. Na ocasião, foram comercializados 463 pacotes de passeios, sendo 137 roteiros vendidos pelo Núcleo de Turismo Receptivo e 326 pela Special Paraná.

A consultora do Sebrae no Paraná e gestora do Projeto Turismo no litoral do estado, Patrícia Albanez, analisa que o interesse crescente dos turistas internacionais demonstra o potencial turístico do destino. Para se ter uma ideia do aumento da procura pelos passeios ofertados, na primeira vinda do AIDAcara, em novembro do ano passado, foram vendidos 228 pacotes. Na terceira e última vez, em janeiro deste ano, o número saltou para 321. Em três viagens foram vendidos 1.264 passeios.

Dentre as razões que despertam o interesse dos passageiros em descobrir o litoral paranaense, Patrícia Albanez destaca a organização e estruturas de recepção, a beleza dos atrativos e a oferta dos produtos turísticos atraentes e impregnados da cultura típica local. “Mesmo após ter sido castigado pelas chuvas em 2011, o litoral paranaense se reergueu e conseguiu surpreender o turista internacional, fazendo com que houvesse um aumento de interesse em conhecer atrativos, não tanto pelos apelos de sol e mar, mas pelo contexto histórico e ecoturismo. A valorização desses diferenciais é um aprendizado para o paranaense”, frisa.

Um tour pela Ilha do Mel, passeio de barco pela Baía de Paranaguá, visitas a Morretes, a Antonina e a Guaratuba, caminhadas pelo centro histórico de Paranaguá e, ainda, uma opção para conhecer Curitiba, são algumas das opções de passeio na região. O tempo de permanência dos passageiros e da tripulação, aproximadamente 1,2 mil pessoas, é em média de 10 horas. “A venda de 463 pacotes na última visita dos cruzeiristas é um sucesso, porque chega a 50% dos turistas que em média desceram para circular na cidade.”

A preparação dos roteiros foi desenvolvida pelo Núcleo de Turismo Receptivo de Curitiba, em parceria com a Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável no Litoral do Paraná e supervisionada pelo Sebrae no Paraná, que orientou as empresas sobre precificação, formatação dos produtos turísticos, negociação, logística, atendimento e prestação de informações.

Rafael Andreguetto, superintendente da Ecoparana, atribui o sucesso do receptivo do AIDAcara no litoral paranaense ao esforço conjunto de entidades e conta que o poder público e a iniciativa privada, trabalham, atualmente, no desenvolvimento de um protocolo oficial de recepção de navios e cruzeiros no estado.

Segundo informações da diretoria do Aida Cruises para a América Latina, o navio Aida Cara fará três rotas de 14 dias na América do Sul na próxima temporada, entre novembro e dezembro de 2012, e duas dessas rotas passam por Paranaguá.

Imagens (©) Copyright Daniel Capella (Fotos de Arquivo).

Texto (©) Copyright Terra.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui