Porto de Santos completa 120 anos com ótimas perspectivas.

3
Parabéns Porto de Santos, o maior do Hemisfério Sul!

Apesar de estarmos de olho no futuro, resolvemos fazer uma posta- gem nostál- gica sobre o aniversário do Porto de Santos. Ou nem tanto, remechendo no- ssos arqui- vos, encontramos fotos perdidas de algum momento da temporada 2005/2006, quando os navios de cruzeiro no Brasil ainda não eram os gigantes de última geração que hoje circulam por nossas águas, e o Concais dava conta de todas as operações de embarque e desembarque.

Nas fotos, são vistos o Costa Romantica, e o Costa Victoria, num dia prova- velmente de Janeiro ou Fevereiro de 2006, e o Island Star e o mesmo Costa Victoria, em outro dia desse mesmo ano. Curiosamente o único desses que continua visitando a cidade esteve aqui no dia do aniversário de Santos, e voltará amanhã, um dia após o aniversário do porto. Porém, infelizmente, essa deverá ser a última temporada em muitos anos do Costa Victoria na América do Sul, já que ele irá para a China após o final da temporada 2011/2012, e de lá deverá deixar a frota ou ser irreconhecivelmente reformado.

 Mas voltando ao Porto de Santos, o complexo completa hoje seus 120 desde sua fundação, em 2 de Fevereiro de 1892. O Porto atualmente considerado o maior da América e Hemisfério Sul, movimenta mais de 60 milhões de toneladas de cargas diversas, comparados aos pouco mais de 425 mil toneladas do ano de sua inauguração. Em termos de passageiros, é conhecido por alguns como capital dos cruzeiros marítimos no Brasil, e realmente é, quase todos os navios que vêm, ou vieram ao Brasil passam ou já passaram por aqui. Na última temporada, o Terminal Giusfredo Santini, por enquanto único da cidade, movimentou mais de 1 milhão de passageiros, número que deve ser superado nessa temporada, e que nos próximos anos poderá ser amplamente superado, com a ampliação do Concais, e a inauguração de um novo terminal no Valongo.

 Texto (©) Copyright Daniel Capella. 
Imagem (©) Copyright Daniel Capella, arquivo pessoal.
Compartilhar

3 Comentários

  1. Em 11/02/2012 12:31, "klaudio Oliveira ( Gmail )" escreveu:
    >
    > Caros responsáveis pelo Projeto emoções em alto mar, como ja devem saber, o Comandante e amigo (de todos, não só) do RC, foi retirado de seu Navio Costa Pacifica minutos depois do rei ter desembarcado, ninguem se pronuncia, quando vamos passar dias com o rei em alto mar, o fazemos, não apenas pelo rei, mas, tambem por saber que no comanfo esta o MIchele de Gregorio.
    > Abaixo segue ( um dos)   email enviados aos responsáveis pelo grupo Costa, sem no entanto, obter nem mesmo uma virgula de retorno com seus clientes e seguidores do Rei RC.
    > No aguardo de resposta sobre o ocorrido.
    > Claudio
    >
    > Caro responsavel pela Costa Cruzeiros, qual motivo de nem ao menos, darem uma satisfação a todos nós, clientes fidedignos da Costa?
    > O Brasil inteiro e, no minimo uma boa parte de todos seus clientes no mundo, estão na campanha Ritorna a bordo (do Pacífica) exemplar comandante Michele de Gregorio!
    > COSTA CRUZEIROS! NÃO FINJAM QUE MILHARES DE CLIENTES, (ATÉ ENTÃO FIEIS) NÃO ESTÃO SOBRECARREGANDO A REDE MUNDIAL COM E-MAILs, ou que nem mesmo nós existimos!
    > Isso tudo, esta se tornando uma bola de neve, e, se deixarem assim, vai virar uma avalanche!
    > Aguardamos uma resposta no minimo plausivel, ou, a bola de neve continuara aumentando, e, no minimo, irão perder clientes e logicamente, terão menos lucro!
    > "RITORNA A BORDO QUERIDO COMANDANTE MICHELE DE GREGÓRIO!" vai continuar até obtermos resposta.
    > No aguardo.
    > Claudio Pontes Oliveira
    > Tatui SP Brasil

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui