Tripulante do Armonia morre e navio é retido em Santos.

2

A tripulante Fabiana Pasquarelli, de 30 anos, garçonete do navio de cruzeiros MSC Armonia, que estava internada em estado grave no Hospital Ana Costa, morreu na madrugada deste sábado. O navio, que fazia o percurso Santos-Ilhabela-Ilha Grande, atracou no Porto de Santos na última quarta-feira e retornou à região neste sábado.

Após apresentar sintomas de uma doença viral, a funcionária do navio foi hospitalizada com insuficiência respiratória. O quadro de saúde evoluiu para um processo infeccioso generalizado.

“Foram realizados exames e, no primeiro momento, o vírus da dengue foi descartado. Novos testes serão realizados a fim de que se tenha um diagnóstico”, informou o chefe do posto de Santos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o médico Acary de Oliveira.

Os passageiros ficaram impedidos de desembarcar do navio pela Anvisa e a Vigilância Epidemiológica de Santos e ficaram aglomerados nos saguões da embarcação. Por volta das 12 horas, alguns passageiros começaram a deixar o navio.

Pela manhã, agentes da Vigilância Epidemiológica de Santos entraram na embarcação com doses de vacinas. Segundo um turista de Sorocaba, que foi um dos primeiros a sair do navio, a vacina não era obrigatória.

De acordo com ele, apenas os passageiros estão sendo liberados, os tripulantes não estão saindo. “Há relatos de que outras pessoas estão infectadas dentro do navio”, disse.

O médico infectologista Evandro Araújo disse que a causa provável é uma infecção bacteriana ou algum vírus Influenza. “Os exames de diagnóstico específico foram coletados e enviados ao laboratório. O mais provável é que tenha sido um agente infeccioso de vias respiratórias, com comportamento bastante agressivo”.

O Hospital Ana Costa emitiu um comunicado oficial informando que mais cinco tripulantes estão internados com sintomas respira- tórios agudos. Eles desembarcaram em Ilhabela e receberam atendimento em um hospital de São Sebastião, mas foram transferidos para o Ana Costa de Santos. A unidade notificou a sede da Anvisa, em Brasília, que emitiu um alerta sanitário à embarcação.

Procurada, a assessoria de imprensa da MSC informou que a tripulante passou mal e foi encaminhada ao hospital mais próximo. Em uma nota, a MSC Cruzeiros lamentou o ocorrido e afirmou que está prestando toda a assistência aos familiares e amigos. “A empresa está acompanhando o trabalho das autoridades e aguarda os laudos definitivos”, diz a MSC. “A companhia reforça, ainda, que a Anvisa inspecionou o navio e o desembarque está ocorrendo normalmente. Assim que terminar esse procedimento, será iniciado o embarque para o próximo cruzeiro”, informa a MSC Cruzeiros.


Imagens (©) Copyright Daniel Capella.

Texto (©) Copyright Adaptado de A Tribuna e Ig.
Compartilhar

2 Comentários

  1. Sou mãe de uma passageira que embarcou com amigos sabado 18/02e estou assustada com esses relatos horriveis sobre o que ocorreu dentro do navio Harmonia.

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui