Balmoral passa por inspeção da Anvisa em Santos e é liberado.

0

O navio de cruzeiros Balmoral, da operadora Fred.Olsen Cruise Lines, recebe a inspeção de técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Porto de Santos. A embarcação, que está atracada no Armazém 32, registrou dezenas de casos de gripe e diarreia em passageiros e tripulantes.

Os casos foram notificados quando o navio ainda estava em águas internacionais. Antes de chegar a Santos, o navio passou por Montevidéu, no Uruguai e Buenos Aires, na Argentina.

“O navio vem sendo monitorado desde a Argentina e Uruguai, após o registro de 50 casos de sindrome respiratória (gripe) e 30 de diarreia. Não sabemos ainda o tipo de vírus e nem mesmo a causa das ocorrências”, informou o chefe do posto da Anvisa, em Santos, Acary de Oliveira.

Com a vistoria, os técnicos da agência sanitária pretendem levantar as causas do surto a bordo. “Estamos colhendo amostras para análise e pretendemos identificar se as ocorrências são setoriais (em único local) ou uniformes na embarcação”, disse Acary.

O Balmoral possui 1.234 passageiros em trânsito e 524 tripulantes. A descida dos passageiros não foi autorizada e vai depender do resultado da inspeção.

A Anvisa não confirmou se embarcação vai seguir viagem. A saída do navio da cidade está prevista para às 23h30. Caso liberado, o Balmoral segue para a Europa, mas antes passa por Ilhabela (SP), Rio de Janeiro (RJ) , Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE) e Santarém (PA).

Na última semana o MSC Armonia, também foi vistoriado pela Anvisa, após registrar casos de gripe a bordo. Uma tripulante da embarcação morreu, após ser internada com insuficiência respiratória. Exames preliminares apontaram a presença do vírus da gripe B na funcionária.

Veja mais sobre a escala do Balmoral aqui.

Atualização: A Anvisa liberou o desembarque dos passageiros do Balmoral aproximadamente as 16h30min, após não constatar irregularidades no navio. A sua saída, conforme o originalmente planejado, está prevista para as 23h30min de hoje.

Texto (©) Copyright A Tribuna.
Imagem (©) Copyright Daniel Capella.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui