Costa ampliará Palacrociere em Savona.

0

A Costa Cruzeiros, maior grupo de turismo da Itália e líder na Europa, acaba de reforçar um acordo com Savona e reafirmar seus planos de expansão no porto da cidade. Segundo estimativas, em 2012, o terminal de cruzeiros de Savona, também conhecido como Savona Palacrociere, movimentará 900.000 cruzeiristas com 220 paradas, batendo recorde em relação a 2011.

A parceria entre a Costa Cruzeiros e a cidade de Savona foi reiterada nesta terça durante encontro no Palazzo Lamba Doria com as presenças do presidente da Costa Cruzeiros, Gianni Onorato, o prefeito Federico Berruti,o presidente da Câmara de Comércio da região, Luciano Pasquale e o diretor do porto, Rino Canavese.

A Costa Cruzeiros confirmou seus planos de dobrar a capacidade do terminal de cruzeiros de Savona, administrado pela companhia italiana desde 2003. Nos planos do grupo está a construção de um segundo terminal, investimento de cerca de 9 milhões de euros.

O processo de licitação para o projeto foi concluído em 10 de fevereiro de 2012, e a empresa contratada será anunciada no final de abril, uma vez que todos os procedimentos necessários forem realizados. O projeto de construção terminará em 15 meses. O novo terminal deverá funcionar a partir de agosto de 2013, em tempo para o pico da próxima temporada.

Os profissionais das empresas por trás do projeto são da Ligúria: o Studio Vicini Architetti (dos arquitetos Luigi Vicini e Andrea Piazza), que já contribuiram para o desenho oficial do terminal de Savona e também de Barcelona (Espanha); o Studio Tecnico Ingg. Montaldo e Canale; o C.V.D. Progetti Srl.

O segundo terminal de Savona ocupará área de 3.500 m². Será um terminal satellite, conectado ao outro já existente, além de poder usar os serviços disponíveis, também irá operar de forma autônoma com salas de espera, trânsito e manuseio de bagagens.

Nas últimas duas semanas, a Costa Cruzeiros registrou mais reservas para o feriado de Páscoa do que em 2011. A companhia tem 5 navios operando no Mediterrâneo neste momento, todos com embarques a partir do Savona Palacrociere: o Costa neoRomantica, com saída em 31 de março para cruzeiros de 9 dias pelo Mediterrâneo Ocidental (Savona, Marselha, Barcelona, Palma de Mallorca, Cagliari, Malta, Catania, Nápoles); o Costa Deliziosa, de 06/04, com minicruzeiro de 5 dias (Savona, Barcelona, Palma de Mallorca e Ajaccio); o Costa Serena, a partir de 08/04 por uma semana (Savona, Civitavecchia, Palermo, Palma de Mallorca, Valência e Marselha); o Costa Pacifica, com saída em 08/04, e o Costa Mediterranea, em 04/04, 11 dias em direção à Grécia, Israel e Turquia.

Entre as novidades na temporada pelo Medite- rrâneo estão os mini- cruzeiros a bordo do
Costa Luminosa, Costa Atlantica e Costa Deliziosa, partindo de Savona, lançados no mercado na primavera de 2012 (de abril a junho) e outono de 2012 (de setembro a novembro), dedicadas especialmente a quem nunca viajou num cruzeiro e quem deseja sair em ferias, mas possui pouco tempo disponível.

Em seguida os navios da Costa irão operar a partir de Savona na próxima temporada de verão: o Costa Serena, com sete dias dedicado às praias e divertimento, com uma noite em Ibiza; o Costa Magica, com cruzeiros de uma semana pelo Mediterrâneo Ocidental; o Costa Mediterranea, com cruzeiros de 10 a 13 dias pelo Marrocos, Portugal, Mar Negro, Grécia, Israel e Turquia.

Dezenove de setembro será um dia especial, quando o Costa neoRomantica, fruto de uma reforma do Costa Romantica, sairá do estaleiro de San Giorgio. Em Gênova, irá partir do Palacrociere em um grande cruzeiro da Austrália até a Nova Zelândia, passando pelas mais refinadas e fascinantes regiões.

Costa Riviera

A presença dos navios da Costa gera importante impacto nesta região. De acordo com estudo conduzido pelo MIP, a Escola Politécnica de Negócios de Milão, a Costa Cruzeiros gerou mais de 5 milhões de euros para o porto de Savona em 2010 e quase 230 milhões de euros para a Ligúria.

A linha Costa começou a operar em Savona em novembro de 1996 com a chegada do
Costa Riviera, primeiro navio a atracar no local. A parceria da Costa Cruzeiros com a cidade floresceu desde então, um dos primeiros passos foi a inauguração do terminal de passageiros Palacrociere – investimento de 3.6 milhões de euros, aberto em 24 de novembro de 2003.

Concebido pelo arquiteto catalão Ricardo Bofill, o Palacrociere foi especialmente construído para garantir conforto aos passageiros, oferecendo serviços da mais alta qualidade. Por ser inovador, o projeto foi capaz de reduzir o tempo de espera ao mínimo possível, associando conforto e segurança. O Savona Palacrociere recebeu do RINA o B.E.S.T. 4, um prêmio voluntário que certifica somente corporações que possuem os mais altos padrões de responsabilidade e respeito nas áreas de responsabilidade social, sustentabilidade, proteção ambiental, segurança e qualidade.

Texto (©) Copyright Costa.
Imagens (©) Copyright Daniel Capella e Liner Rich
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui