MSC abandona rotas em Dubai e posicionará Armonia no Mar Vermelho.

2
MSC Lirica

A MSC Cruzeiros ampliou seus roteiros na temporada 2012/2013 e destinará o MSC Armonia, MSC Sinfonia e MSC Opera para rotas internacionais surpreendentes. Passando por destinos históricos como Egito e Israel, e pelo belo litoral de locais como Madagascar, Namíbia e Moçambique, os hóspedes poderão contar com o autêntico estilo italiano em paisagens exóticas, combinando a completa infraestrutura do navio, com diversos restaurantes, bares e lounges, pista de corrida, minigolfe, cassino, discoteca, além do MSC Aurea SPA, com inúmeras opções de tratamentos e cuidados para o corpo e a mente.

A bordo do MSC Armonia, os hóspedes poderão desfrutar e conhecer de perto a riqueza turística, histórica e natural doMar Vermelho, que inclui passagens pelo Egito, Israel e Jordânia. Os cruzeiros de sete noites partem de Sharm al-Shaykh, na península do Sinai, rumo a Safaga, também no Egito; Eilat, já em Israel; e Aqaba, na Jordânia. Além do requinte, alta gastronomia, entretenimento e serviços, os hóspedes podem aproveitar para visitar, por exemplo, um dos melhores pontos de mergulho do mundo em Safaga, o jardim de corais em Sha’ab Saiman e os declives em Panorama Reef, habitat das arraias e de grandes espécies marinhas. Há, ainda, o rico comércio local, repleto de especiarias, joias, souveniers, artefatos egípcios, entre outros. A cidade de Eilat também se destaca por ser a escolhida entre israelenses para aproveitar o sol e o calor e também atrações excepcionais, como a Cidade dos Reis – parque temático com alta tecnologia, inspirado em histórias bibílicas. Aqaba fecha esse roteiro idílico, com excelentes opções para curtir esportes naúticos e comércio locais. O MSC Armonia fará sua temporada na região de 10 de novembro de 2012 até o final de março de 2013.

MSC Opera
A experiência em alto mar pode também ser inesque- cível para aqueles que escolherem os cruzeiros na região Sul do continente africano, um destaque à parte nas rotas oferecidas pela MSC Cruzeiros. Para 2012/2013, a capacidade para hóspedes foi ampliada, com a chegada dos charmosos navios MSCSinfonia e o MSC Opera, que substituirá o MSC Melody. O MSC Sinfonia terá cruzeiros de três noites, partindo da Cidade do Cabo para as Ilhas Portuguesas e Moçambique; e também roteiros com saída de Durban, seguindo para as mais belas praias de Madagascar, Ilhas Maurício e La Reunion. Outra excelente dica são os cruzeiros mais longos, de 11 noites, que visitam o litoral da Namíbia e Moçambique, vizinhos da África do Sul, na qual os hóspedes têm a chance de conhecer as culturas locais, em passeios terrestres por vilas idílicas, paisagens cenográficas, além da riqueza histórica do continente. Entre as curiosidades, é possível conhecer a Ilha de Santa Helena, onde o ex-imperador Napoleão Bonaporte viveu em exílio os últimos anos de sua vida. O MSC Sinfonia dará início a temporada na África, no dia 9 de novembro, partindo de Gênova (Itália), em visitas à Toulon (França), Valência (Espanha), Lisboa, ilhas Funchal e Mindelo (Portugal), Walvis Bay (Namíbia), e chegando à Cidade do Cabo no dia 28 de novembro de 2012. Sua partida está prevista para o início de março de 2013.

Já o MSC Opera inicia sua temporada pela região, no dia 1º de novembro, saindo de Veneza em um cruzeiro que passará por Valleta (Malta) e Palma de Mallorca (Espanha), Casablanca e Agadir (Marrocos), Dakar (Senegal), Walvis Bay (Namíbia), aportando na Cidade do Cabo em 20 de novembro. A embarcação terá inicialmente viagens entre Cidade do Cabo e Durban e, na sequência, roteiros de quatro noites, que saem de Durban para Moçambique, com visitas à Maputo, Ilhas Portuguesas e Inhambane. Outra rota que poderá ser escolhida sai de Durban para Madagascar e Ilhas Portuguesas, num período de seis noites. O navio oferecerá também programação de seis noites para Anakao, Madagascar e Ilhas Portuguesas, saindo de Durban. Outro roteiro, de 11 noites, para Ilhas Maurício e Reunion também fazem parte da temporada do navio, nesse continente. O MSC Opera encerra suas saídas de Durban, com cruzeiros de quatro noites, visitando Port Elizabeth. Suas últimas saídas no início de março da Cidade do Cabo são dedicadas às viagens para Mossel Bay e também rumo à Walvis Bay e Luderitz, na Namíbia.


Dubai e Emirados

MSC Sinfonia
Após uma única temporada no Oriente Médio com o Lirica, a MSC confirmou que não terá mais um navio na região na próxima temporada. Antes, a companhia italiana havia chegado até a anunciar a temporada inaugural do Opera, gêmeo do Lirica, na região. Porém, os planos foram mudados: as viagens com embarque em Dubai e Abu Dhabi, que segundo a companhia foram um sucesso, deverão voltar a acontecer em um futuro próximo. 
Os principais motivos para debandar da região, segundo a própria companhia, foram a necessidade de novos portos de escala, e a da melhora nas instalações dos terminais atuais, além do aumento da captação de passageiros no mercado local e regional, para garantir sucesso em prazo mais longo.
A Costa também diminuirá a capacidade na região em 2012/2013, com a troca do Costa Favolosa pelo Costa Atlantica, que além de ser mais antigo (nos últimos três anos a Costa havia baseado seus mais novos navios na região), é menor. A Silversea, companhia italiana premium, também diminui suas saídas e terá apenas uma com embarque e desembarque em Dubai na próxima temporada. Na contra-mão, a Royal Caribbean aumentará sua oferta, deixando seu navio, o Serenade of the Seas, que estreará no Oriente Médio, por mais tempo na região, e a TUI Cruises, que após uma temporada ausente, mandará o Mein Schiff 2 para uma nova temporada com embarque em Dubai. Já a AIDA manterá a oferta nessa, e na próxima temporada, com o AIDAblu e o AIDAdiva, respectivamente.

Texto (©) Copyright MSC e Daniel Capella (Dubai e Emirados)
Imagens (©) Copyright Daniel Capella.
Compartilhar

2 Comentários

  1. Não deixa de ser curioso isso. A MSC parecia tão animada com Dubai chegando mesmo a diminuir um navio na América do Sul.Pode-se dizer que de certa forma o mercado brasileiro e sul americano foi beneficiado pois apesar de manter quatro navios na região a empresa finalmente virá com novidades: Fantasia e Magnifica além de Musica e Orchestra, totalizando quatro grandes navios. Em relação a Costa pode-se dizer o mesmo pois a empresa vai deslocar o Favolosa pra cá retirando o navio de Dubai. Além disso a Costa virá com outros quatro navios para a região. Apesar de serem gemeos são navios grandes e novos o que proporciona à empresa grande capacidade na América do Sul.Costa e MSC diminuiram a capacidade em Dubai e aumentaram aqui. Só mesmo a Royal, que de fato na contra mão, diminuiu um navio na América do Sul.

  2. Pois é Silvio, realmente. A MSC na época que anunciou o Lirica pra Dubai falou tanto que estávamos perdendo um navio por falta de infraestrutura, que tínhamos que ter atenção porque outros mercados ofereciam incentivos e condições ideais.

    Agora, o cenário está invertido. É verdade que a MSC não nos elogiou em momento algum (e talvez nem tenha motivo para isso), mas a retirada do navio de lá e o aumento aqui é quase isso.

    Já a Costa Silvio, eu não sei. Sim, aumentaram a oferta aqui e tudo, mas a decisão de tirar a oferta de lá passa pelo Mediterrâneo também. O Pacifica vai estar lá, e poderia muito bem fazer temporada inaugural em Dubai, colocando o Atlantica no Med. Mas acredito que eles não saibam como o mercado vá se comportar após tudo o que aconteceu, e tenham preferido confiar na América do Sul que é um mercado mais antigo, e sólido (vêm daquela captação de passageiros que a MSC alegou faltar em Dubai, e tudo).

    Já a Royal é um caso a parte, sem comentários.

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui