Novo terminal de cruzeiros de Santos terá capacidade para até 14 mil passageiros

1

Mais 14 mil passageiros poderão ser recebidos no Porto de Santos, por dia, com a construção de um segundo terminal de cruzeiros na região do Valongo, na Margem Direita do complexo. Atualmente, a única instalação destinada à recepção de turistas no cais, o Terminal de Passageiros Giusfredo Santini, que funciona nos armazéns 25 e Frigorífico, tem capacidade para 42 mil pessoas por dia.

O implantação do futuro empreendimento integra o programa de revitalização Porto Valongo Santos, que prevê a recuperação dos armazéns 1 ao 8, atualmente desativados.

A expectativa de movimentação do novo terminal está no pré-projeto apresentado pela MSC Cruzeiros à Codesp e à Prefeitura de Santos. A empresa é uma das interessadas em construir e administrar a unidade. Para isso, garantiu que vai participar da licitação que deverá ser aberta até o início do próximo ano pela Docas.

Alguns detalhes do pré-projeto foram revelados pela diretora de Operações da MSC, Marcia Leite, na manhã de ontem, durante o Seminário Internacional Revitalização de Áreas Portuárias e Integração Urbana, realizado no Teatro Guarany, no Centro Histórico de Santos. O evento contou com a presença de autoridades e empresários do setor.

“O terminal prevê três berços de atracação, para movimentação de 12 mil a 14 mil turistas. Ele vai atender todas as operadoras, não somente a MSC. Mas, para viabilizar esse projeto, precisamos contar com uma série de fatores relacionados a acessibilidade”, afirmou Marcia, que aponta adequações consideradas fundamentais para atender o novo terminal.

A construção do mergulhão (passagem subterrânea para o tráfego rodoviário) e a disponibilidade de uma área para estacionamento são alguns dos pontos defendidos pela diretora. Em fase de licitação do projeto executivo, o mergulhão já faz parte dos planos da Codesp. As demais mudanças ainda estão em análise.

“A acessibilidade é um dos fatores mais importantes para a logística de um terminal. O Valongo fica numa área central, no Centro Histórico, onde a acessibilidade não é fácil. Há ruas em que os carros não trafegam. Imagina uma movimentação de 12 mil pessoas nesse local”, observou Marcia, que também é uma das integrantes do Grupo de Trabalho de Infraestrutura e Operações da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar).

A expectativa de Marcia é de que os anseios da MSC voltados à questão logística estejam contemplados na versão final do projeto Porto Valongo Santos, que será divulgado na manhã de hoje pela Ove Arup & Partners. A firma foi contratada para desenvolver os estudos de viabilidade técnica, econômica, ambiental e social do programa de revitalização.

Os dados oficiais serão expostos por técnicos da empresa na manhã de hoje, às 10 horas, no Salão Nobre da Prefeitura. O material vai revelar quais empreendimentos serão, efetivamente, implantados na região do Valongo. Um hotel de luxo poderá ser um dos principais destaques da área de turismo e lazer que será criada no local.

“Acredito que vai ser apresentado amanhã (hoje) pela Arup exatamente isso, um conjunto de ações que a Cidade e o Porto deverão tomar para que seja viável não só a construção do novo terminal, mas toda a revitalização da área central”, disse a diretora da MSC.

O diretor de Planejamento Estratégico e Controle da Codesp, Renato Barco, também aguarda os apontamentos que serão feitos pela Arup para que seja dada continuidade ao projeto do novo terminal.

“O que se espera é o que existirá de apoio ao terminal, como ele vai se posicionar arquitetonicamente. Queremos ver o estudo de viabilidade do entorno da região”, ressaltou. Uma das preocupações do diretor refer-se ao canal de navegação. “São navios de grande porte que vão atracar na região. E não podemos esquecer que ali já existe o Terminal da Embraport”, afirmou o dirigente portuário, referindo-se à instalação de movimentação de contêineres e granéis líquidos em construção na outra margem do canal, ao lado da Ilha Barnabé, na direção do Valongo.

Texto (©) Copyright A Tribuna.
Imagem (©) Copyright Divulgação.
Compartilhar

1 Comentário

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui