Termina a temporada 2011/2012; 23 navios fizeram escala em Santos.

1
Terminou ontem mais uma temporada de cruzeiros em Santos, e no Brasil. Com o último embarque do Armonia, foi encerrada a temporada  de cabotagem no país, que começou no dia 29 de Outubro do ano passado com o primeiro embarque do Grand Mistral. Em 18 de Maio, ainda virá a Santos o Asuka II, da japonesa NYK Line, mas apenas em uma escala em trânsito fora de época. A expectativa é que o terminal tenha movimentado 1,120,000 passageiros em 273 escalas nesses quase 7 meses de temporada, o que representa um crescimento de 1,5% em comparação a última temporada, a 2010/2011. 
O Grand Mistral foi o primeiro navio a chegar, ainda em Outubro, mais precisamente em 29 de Outubro de 2011, quando abriu mais uma temporada de cruzeiros em Santos. O Mistral ainda ficou baseado em Santos até Março, como único navio da Ibero na cidade, ele fez todo o tipo de viagem, de mini-cruzeiros a roteiros maiores ao Prata e Nordeste. 
O AIDA Cara foi o segundo navio a chegar, em 11 de Novembro. O navio alemão da AIDA Cruises, realizou embarque na cidade, mas de passageiros que na sua maioria vieram da Alemanha, e desembarcaram no aeroporto de São Paulo direto para o navio. 
Cinco dias após, o MSC Armonia foi o primeiro navio da MSC a chegar a Santos. Em mais uma temporada baseado na cidade, o Armonia realizou roteiros para o prata, e muitos mini-cruzeiros no começo e final da temporada. O navio responsável por encerrar a temporada ontem foi também um dos que mais tempo ficou na América do Sul, de 16 de Novembro à 22 de Abril.
Em sua segunda temporada na América do Sul, o Grand Holiday fez apenas alguns embarques em Santos, até o Natal de 2011. Ele foi o quarto navio a chegar, em 25 de Novembro, e ficou em Santos até o final de Dezembro, a partir daí transferiu sua base para o Rio de Janeiro. 
Seu gêmeo, Grand Celebration chegou a cidade alguns dias depois, em 29 de Novembro, em um dia de forte neblina. O Celebration dessa vez fez apenas duas escalas na cidade, uma no começo e outra no final da temporada. Sua base foi o porto de Buenos Aires, na Argentina.
Nesse mesmo dia de neblina fez a única escala em Santos da temporada o Silver Whisper, da Silversea Cruises. O navio já tinha vindo a cidade na última temporada, e em algumas outras, como parte dos roteiros da Silversea na América do Sul realizados todo o ano. 
Primeiro navio do grupo Royal Caribbean a chegar, o Vision of the Seas aportou em Santos no dia 2 de Dezembro de 2011, ainda sem saber que faria, o que parece ser sua derradeira temporada na América do Sul. Também foi um dos navios a ficar mais tempo baseado em Santos, do começo de Dezembro a segunda quinzena de Abril.
O segundo navio do grupo Royal Caribbean a chegar foi o Zenith, da Pullmantur, marca espanhola da Royal. Ele fez também a primeira escala da Pullmantur por conta própria na cidade de Santos. Antes, os navios da Pullmantur vinham ao Brasil fretados ou administrados pela CVC.
O Empress chegou no dia seguinte, 3 de Dezembro, e foi o segundo navio da Pullmantur, do total de três, a iniciar suas operações em Santos. O navio realizou embarque para vários mini-cruzeiros e viagens ao Prata, com opção de embarque também em Itajaí. 
No dia 5 de Dezembro o MSC Orchestra iniciou sua segunda temporada no Brasil, novamente com embarque em Santos, e destino ao Nordeste. A partir do Natal, o navio esteve todos os Sábados em Santos até o final de Março, para seus roteiros semanais a Salvador. 
No mesmo dia, o mais querido navio a operar no Brasil atualmente, o Splendour of the Seas, chegou para mais uma temporada na região. O tradicional navio da Royal Caribbean voltou da Europa revitalizado, com novas cabines, áreas e características técnicas.
O Sovereign foi o último navio do grupo Royal Caribbean a chegar ao Brasil para a temporada, no dia 7 de Dezembro. Maior navio da Pullmantur, foi responsável pelos roteiros da companhia a Salvador, também com embarque nessa cidade e no Rio de Janeiro. 
O Costa Fortuna foi o primeiro navio da Costa a chegar, no mesmo dia da chegada do Sovereign. Pela segunda vez consecutiva embarcando em Santos, o navio realizou viagens para o Prata com 9 noites de duração, e também fez alguns mini-cruzeiros no começo e final da temporada. 
Já seu gêmeo, Costa Magica, nesta temporada fez somente duas escalas em Santos, a caminho de sua base, Buenos Aires. A primeira aconteceu no dia 11 de Dezembro, durante sua travessia de vinda da Europa, e a segunda no final de Março, durante sua travessia de volta a Europa.
A temporada também foi de despedida para o Costa Victoria, que após um tempo ausente voltou, em 15 de Dezembro para seus últimos embarques na cidade. Pariu para a China no começo de Março, após uma temporada com destino ao Prata. Dificilmente voltará ao Brasil após seu período no extremo Oriente.
E não parou por aí, o Insignia, da Oceania Cruises, também fez suas últimas escalas na cidade antes de seguir seu destino em outra parte do planeta. O navio, que foi fretado para a alemã Hapag-Lloyd veio a Santos nas últimas 7 temporadas, e na próxima será substituído pelo seu gêmeo Regatta.
No dia seguinte, foi a vez do Costa Pacifica, último navio da Costa Crociere a chegar, fazer sua estréia em Santos, e embarcar pela primeira vez no Brasil. Gêmeo do naufragado Concordia, o navio foi o maior a fazer a participar da temporada 2011/2012, porém ainda é superado pelo Mariner of the Seas, que esteve no Brasil em 2011.
Em 23 de Dezembro de 2011, o Deutschland, da companhia alemã Peter Deilmann Seereisen fez sua estréia em Santos, durante um cruzeiro de volta a América do Sul. O navio, que é um dos mais luxuosos do mundo, tinha a princípio um cruzeiro de volta ao mundo anunciado para a época, mas cancelou-o, e realizou a viagem de dezenas de noites pela América do Sul.
Em 16 de Fevereiro, alguns meses depois, outra estréia, e dessa vez de um navio que há menos de dois anos saiu do estaleiro pela primeira vez, o Silver Spirit, flagship da Silversea. De pequeno porte, o navio é uma evolução dos navios mais antigos da companhia, como o Silver Whisper, e realiza viagens de luxo por todo o mundo. 
Alguns dias depois, em 20 de Fevereiro, foi a vez do Seven Seas Mariner fazer sua primeira e única escala da temporada. Antes, o navio da Regent Seven Seas já havia feito uma escala em Santos, na temporada 2010/2011, quando fez sua estréia e de sua companhia também. Trata-se de outro navio luxuoso com passageiros em trânsito.
Nessa mesma categoria – navios luxuosos, com uma única escala e em trânsito – chegou a Santos no dia 25 de Fevereiro o Crystal Symphony, que fez sua estréia, e de sua companhia na cidade. A escala deu-se durante os roteiros anuais da Crystal na América do Sul, que a partir dessa temporada passarão a incluir escala na cidade. 
Em Março, o Balmoral, da Fred.Olsen Cruise Lines também protagonizou uma estréia dupla: a sua, e a de sua companhia. No dia 3 desse mês, o navio que já tinha vindo a Santos com outro nome, chegou a cidade, com alguns passageiros doentes a bordo. A escala acabou marcada pelo descaso das autoridades com o navio, que aguardou mais de duas horas até que alguém resolvesse investigar as condições do navio, e consequentemente liberar o desembarque.
O MSC Musica, que em outras temporadas esteve baseado em Santos, dessa vez fez apenas uma escala, em sua travessia do Rio, seu porto-base pela segunda temporada seguida, de volta à Europa. A escala aconteceu em 18 de Março de 2012, já próxima ao final da temporada.

Um 24ª ainda viria a Santos durante a temporada, que ainda não teria terminado, se os planos originais da Pullmantur tivessem sido mantidos. Explica-se: o Ocean Dream, tinha escalas previstas em Santos até a segunda quinzena de Maio, porém, o navio acabou sendo vendido, e suas viagens conseqüentemente tiveram de ser canceladas. E em 18 de Maio, em escala fora de época, o Asuka II fará sua estréia e de sua companhia na cidade, durante uma viagem de volta ao mundo iniciada no Japão.

Imagens e Texto: (©) Copyrights Daniel Capella, Santos.
Compartilhar

1 Comentário

  1. Estive no MSC em 2011… f a primeira e única vez…c a família sempre há parte boa e ruim mas TV s lembranças boas

    Pontos positivos

    se vc j comprou o pacote antes… já eh uma dor de cabeça menos
    Boa limpeza apesar de quartos t aparência antiga
    Equipe de animação ótima… faziam de td !não só animar ,davam mais atenção q as recepcionistas… e td começa no camarote d entrada d teatro… n hr d pegar seu vale o voucher all inclusive …numa entrada estratégica pelas lojas de grifes q depois cai n entrada p piscina e all inclusive

    Shows festas noites temáticas… alguns cassinos liberados rs
    Se vc n quiser descer d navio pode ficar a vontade e aproveitar claro qd tiver em terra vista rs

    Pontos negativos

    Dezembro muita gente … e com paradas eh muito cheio …q sentar c calma p comer t q levantar m cedo a n ser se vc f preparado ….
    P pagar a parte e ir em outra hora.

    Dependendo d destino…se vc saiu d navio n se tem segurança …varia do lugar…os animadores ficam até certo ponto
    Bagagens…sempre etiqueta- las mesmo assim n hora d checkin out… t q deixar sempre antes n hora informada ….pq p haver roubo e confusão
    Q for n véspera de Natal a melhor opção eh jantar marcado rs … não curti o jantar d ceia próximo a piscina… p povo…. tem gente sem educação rs

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui