Tragédia do Titanic completa 100 anos hoje.

1
Aplicativo de AIS mostra destino do Balmoral:
Titanic Wreckage (Naufrágio do Titanic)

Às 23h30min do dia 14 de Abril de 1912, o Titanic, navio da White Star Line, se chocava contra um Iceberg nas gélidas águas do Atlân- tico Norte. Além do navio, perderam-se, aproxima- damente duas horas e meia depois, mais de 1,500 vidas, e muito da imagem da White Star.

Apesar de não ter sido o maior acidente da indústria naval em número de mortes, o do Titanic é um dos mais impactantes, e ainda hoje, 100 anos depois, chama mais atenção do que o real maior acidente, o naufrágio do alemão Wilhelm Gustloff que afundou com mais de 10,000 pessoas a bordo, das quais só se salvaram cerca de 900. 
Comparativo de vários navios atuais
e de outras épocas com o Titanic
(clique para ampliar). Foto de The Luxury
Cruise Company.
Também não tem a história mais obscura e interessante, que pode facilmente ser atribuída ao naufrágio do Lusitania da Cunard Line. Que teria afundado em 1915 torpedeado por um submarino alemão, teria, porque alguns afirmam que o impacto dos torpedos alemães não seriam capazes de afundá-lo. Por isso defendem que o navio estaria transportando pólvora clandestinamente para a Inglaterra.
Nunca nada foi comprovado, mas o governo inglês, alegando testes militares, bombardeou a área onde o navio afundou, e por muitos anos, proibiu que fossem realizados mergulhos no local. Ainda assim, a história do Titanic é muito mais conhecida e adorada pelo público em geral, por algum motivo aparentemente inexplicável. 
Nos próximos dias teremos mais algumas postagens sobre a história do Titanic e suas particularidades. Para ver a história do navio em detalhes, clique aqui, e para ver sobre os navios que realizaram temáticos sobre o Titanic aqui.

Texto (©) Copyright Daniel Capella.

Compartilhar

1 Comentário

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui