Anvisa lança sistema online para monitoramento de condição sanitária de navios de cruzeiro.

0

Em maio termina a temporada brasileira de cruzeiros 2011/2012 e para manter o litoral do país entre os destinos mais procurados, a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) está de olho na higiene dos cruzeiros, apostando na Tecnologia para dar suporte às suas inspeções. Este ano, uma novidade da Agência é a possibilidade dos viajantes acompanharem o resultado das inspeções dos navios via internet, onde já estão disponibilizados o balanço de cerca de 50 vistorias realizadas pelos agentes da Anvisa.

Os fiscais verificam itens como água das piscinas e hidromassagens, limpeza de cabines e ambientes, gerenciamento de lixo, sistema de tratamento de esgoto e controle de vetores/animais peçonhentos, entre outros. Cada item inspecionado recebe uma pontuação de risco sanitário que varia de 1 a 5. Esses dados alimentam um sistema de gestão de riscos chamado Sagarana. Desenvolvido pela Módulo, empresa brasileira de Segurança da Informação e automatização de Governança, Riscos e Compliance, o sistema gera índices de conformidade e riscos. Os índices consideram a porcentagem dos itens do roteiro de inspeção que foram atendidos pela embarcação e o nível de segurança sanitária apresentado pelo navio, que pode variar de 0 (navios com maior índice de segurança possível) a 5000 (navio com menor índice de segurança possível). Com base nas conclusões de cada vistoria, são levantadas a probabilidade, a relevância e a severidade para cada risco encontrado, de modo que possam ser indicadas as medidas necessárias para correção.

O mesmo sistema já foi utilizado em outras operações da Anvisa, como quando o mundo esteve diante dos perigos da Gripe Suína, em 2009, o mesmo sistema foi aplicado nos aeroportos do Brasil. Com o sucesso da operação, a Anvisa passou a adotar o projeto de maneira contínua.

De acordo com Eduardo Nery, Gerente de Projetos da Módulo, com o avanço da tecnologia utilizada nas inspeções, a população brasileira sai ganhando. “O grande diferencial deste projeto é o monitoramento online e a disponibilização dos dados dos cruzeiros para os cidadãos, garantindo que os turistas tenham uma viagem mais tranquila e com menos riscos de danos à saúde”, afirma, explicando que o software adotado para fazer essa Gestão, o Módulo Risk Manager, lista as medidas prioritárias, de modo que as situações mais críticas sejam resolvidas primeiramente.

Na temporada 2011/2012 a expectativa é de que cerca de 895 mil turistas tenham atracado no litoral do país desde outubro, conforme levantamento da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar). A última temporada, de 2010/2011 terminou com recorde de movimentação e impactos totais na marca de R$ 1,4 bilhão, conforme aponta estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O resultado configura o Brasil como o 5º maior mercado de cruzeiros marítimos do mundo.

O resultados das inspeções da Anvisa nos cruzeiros da temporada brasileira estão disponíveis no link: http://www.anvisa.gov.br/hotsite/cruzeiros/infonavios.html
Texto (©) Copyright Assessoria de Imprensa Módulo.

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui