Atlantic Star continua imobilizado em Marselha, França.

0
Fotos do Atlantic Star em Marselha no final de Abril por Sergio Ferreira.

Após ser desativado ainda em 2009, o original Sitmar FairSky continua imobilizado em Gênova, e continua senndo propriedade da Pullmantur, ou seja, parte do grupo Royal Caribbean International. O ex-Sky Wonder, que por algumas temporadas operou no Brasil afretado à CVC, passou pouco antes de ser desativado, a se chamar Atlantic Star, por conta de seu novo mercado alvo, o português


. Antes de sua desativação, o Sky Wonder, que foi construído em 1984 na França, tinha sido destinado a uma série de cruzeiros nas Ilhas Atlânticas, com embarque em Lisboa, Portugal, mas acabou sendo substituído nesses roteiros pelo então Pacific Dream, hoje l’Horizon, que tinha viagens previstas para o México, mas acabou cancelando-as devido a problemas sanitários no país latino.
Sendo assim, especulou-se muito na época, e o destino apontado para o navio pela maioria era o Brasil. Ele viria ao Brasil para uma temporada longa, que começaria ainda entre Maio e Junho de 2009, e não teria fim definido, introduzindo assim cruzeiros de inverno no país. O principal motivo para isso, seria o custo do gás, que é o combustível do Sky Wonder, no Brasil, que seria mais baixo do que na Europa.


Essa temporada, porém, acabou nunca ocorrendo, e por conta de sua idade, e principalmente de seu combustível incomum e caro, o navio acabou imobilizado em Marselha, França desde então. Somente em Setembro de 2010, o navio deixou o porto francês por alguns dias, em uma tentativa, logo frustrada por suas condições aquém do desejado, de substituir o Horizon, que com problemas de motor estava impossibilitado de realizar seus cruzeiros.


A Pullmantur vêm tentando vendê-lo para algum comprador interessado em operá-lo, e chegou a anunciar um acordo de venda com um operados sueco, que trocaria seus motores, e o colocaria de novo na ativa, sob o nome Mona Lisa II, em substituição ao seu Mona Lisa, que teria que deixar serviço na época por conta do novo SOLAS, que impedia o navio, o antigo Kungsholm de continuar a navegar. Porém, o negócio acabou não acontecendo, e o Sky Wonder continuou com suas “férias” na França. Um destino provável para o navio de chaminé vermelha, pode ser o mesmo de seu companheiro de frota na Pullmantur e CVC, o Pacific, a sucata. Com seu alto custo de operação, e também alto de custo para a substituição de seus motores, é forte a idéia de se desfazer do navio de uma vez por todas.

Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagem (©) Copyright Sergio Ferreira.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui