Costa Cruzeiros lança projeto para preservação da Praça de São Marcos

0
Costa Favolosa em Veneza

A Prefeitura de Veneza, a Associação da Praça de São Marcos e a Costa Cruzeiros, maior grupo italiano de turismo e líder no segmento na Europa, lança o projeto “Viviamo la città – sei in piazza San Marco” (Aproveite a cidade – Você está na Praça de São Marcos), que visa conscientizar sobre a preservação de um dos monumentos mais famosos do mundo, a Praça de São Marcos, no coração de Veneza.

O projeto quer alertar turistas e moradores para que usufruem deste patrimônio histórico de forma sustentável e consciente. Os três parceiros irão patrocinar projetos que visam a conservação da área.

De 14 de maio a 30 de setembro de 2012, das 10h às 17h00, na Praça de São Marcos, uma equipe, com atendentes que dominam vários idiomas, estará no local para mostrar à população como é possível preservar este patrimônio cultural. O mesmo time estará a postos na fiscalização de possíveis violações. Hoje, é proibido: se sentar em locais não autorizados, comer em determinadas áreas, exceto nos cafés e restaurantes permitidos, e jogar lixo ou qualquer tipo de resíduo no chão. Também é vetado alimentar os pombos.

A Associação da Praça de São Marcos, segundo seu presidente Alberto Nardi, está empenhada em informar as administrações locais e nacionais, organismos supranacionais e opinião pública sobre a proteção dos valores culturais, históricos, artísticos e arquitetônicos da Praça de São Marcos, em particular, e de Veneza. A Associação foi criada em 1992 por um grupo de comerciantes e ganhou adesão dos moradores da cidade posteriormente.

Esta é apenas uma das múltiplas iniciativas da associação que deverá estabelecer acordos com outras instituições para resolver todos os problemas referentes à área da praça, principalmente durante o verão, quando é frequentada por turistas do mundo inteiro. Apesar de uma enorme área, a praça é rodeada por prédios. Sua arquitetura induz os visitantes a se sentirem em casa. Os turistas costumam se deitar em locais apropriados para curtir a sombra, comem lanches e se refrescam com bebidas de forma respeitosa. Com o projeto, a ideia é reforçar esse comportamento positivo e eliminar o que há de negativo.

“Veneza é uma das cidades preferidas dos nossos cruzeiristas, em virtude disso queremos fazer uma contribuição real para preservar seu patrimônio histórico, com apoio das autoridades locais e instituições. Nossa empresa sempre teve papel importante na proteção ambiental e em iniciativas voluntárias. Em Veneza, fomos os primeiros, em 2007, a endossar o Venice Blue Fag, acordo que prevê uso de combustível de baixo enxofre na área da cidade. Além disso, nossos navios mais novos, o Costa Fascinosa e o Costa Favolosa, que aportarão em Veneza durante o verão de 2012, possuem o sistema cold ironing, que permite que os motores sejam desligados enquanto estiverem no porto, usando assim a energia elétrica da cidade”, lembra o presidente da Costa Cruzeiros, Gianni Onorato.

Texto (©) Copyright Press Release Costa Crociere.
Imagem (©) Copyright Costa Crociere.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui