Debate esquenta o IV Fórum Abremar durante o Cruise Day em São Paulo

0
O Vision of the Seas é um dos navios que não voltará ao
 Brasil na próxima temporada. 

O IV Fórum Abremar, realizado durante o Cruise Day 2012, foi marcado pelo debate entre represen- tantes do setor de Cruzeiros Marítimos e os agentes de viagens presentes na sétima edição do evento, que aconteceuno dia 05 de junho (terça-feira), no hotel Renaissance, na capital paulista.

“Certamente, o debate ganhou muito com o interesse de todo o trade, em especial, a participação dos agentes de viagens. Foi um belo exercício democrático e pudemos entender melhor as questões do setor”, destacou Ricardo Amaral, presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar).

Entre os participantes, vale destacar a presença do presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, Jonas Donizette, que ressaltou a contribuição dos cruzeiros para o Brasil. “A Câmara dos Deputados tem uma visão semelhante a do setor de cruzeiros. É preciso destravar os nós que impedem que o Brasil seja mais competitivo, uma vez que os números por si só já mostram que este segmento é um grande pólo gerador de emprego e riqueza”, enfatizou.

Além dele, Ricardo Moesch, representando o Ministério do Turismo, também deu sua contribuição ao debate. “Em tempos de discussões sobre sustentabilidade, por conta da Rio + 20, é importante considerar que os cruzeiros são um dos poucos segmentos que podem falar tranquilamente em desenvolvimento sustentável ”, lembrou.

O Cruise Day 2012 se estendeu até às 18h, com os seminários educacionais e a exposição dos produtos do trade turístico. Os números da temporada 2011/2012 e a expectativa para a próxima estação foram apresentados, durante coletiva de imprensa, pela diretoria da Abremar.

Temporada 2011/2012 bate recorde de turistas -A temporada de Cruzeiros 2011/2012 terminou em meados do mês de maio com excelente resultado. Os 17 transatlânticos que percorreram a costa brasileira transportaram volume recorde de passageiros: 805.189 cruzeiristas, o que significa um crescimento da ordem de 1,56% sobre o total da temporada anterior (2010/2011), que registrou 792.752 passageiros. Foram 386 atracações em 20 portos nacionais ao longo de quase sete meses.

Temporada 2012/2013 de cruzeiros marítimos começa em novembro -A temporada de Cruzeiros Marítimos 2012/2013, com início previsto para o mês de novembro, terá, até abril de 2013, a presença de 15 navios no litoral do país. A expectativa da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos – Abremar – é de que 758 mil cruzeiristas aproveitem 277 roteiros de viagens.

A oferta será 15% menor se comparada aos 894 mil leitos disponíveis na temporada 2011/2012, por causa da temporada mais curta – 5 meses contra 7 na última estação, e dos cruzeiros mais longos. “Para 2012/2013, aumentamos a duração dos roteiros. Vínhamos com temporadas repletas de mini cruzeiros, com duração de 3 a 5 noites, mas percebemos que o turista brasileiro prefere passar mais tempo a bordo. Por isso, esticamos as saídas e agora teremos menos viagens, porém mais longas, com média de 7 noites”, afirma Ricardo Amaral, presidente da Abremar.

Na próxima Temporada, serão 15 navios na costa do país: Costa Fascinosa, Costa Favolosa, Costa Fortuna, Costa Serena; Grand Celebration, Grand Holiday, Grand Mistral; MSC Fantasia, MSC Magnifica, MSC Musica, MSC Orchestra; Empress, Sovereign e Zenith da Pullmantur e Splendour of the Seas da Royal Caribbean.

Texto (©) Copyright adaptado Revista Portos e Navios.
Imagem (©) Copyright Daniel Capella.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui