Negócio não dá certo, e Pacific volta a estar à venda

0



Como noticiado por nós em Março (clique aqui para ver), o Pacific, ex-Pacific Princess, da Princess Cruises, e que mais recentemente navegou para a Quail Cruises e a CVC, havia sido vendido para um estaleiro turco que pretendia desmontá-lo, e vender suas partes como sucata.

A venda porém, acabou não se concretizando, já que o estaleiro turco em questão, não conseguiu financiamento para a compra do navio, e acabou desistindo do negócio, diante da situação. Assim, o navio continua nas mãos de seu atual proprietário (o estaleiro genovês que o recebeu como pagamento por serviços realizados no navio que não foram pagos pela Quail) e volta a estar a venda.

Imobilizado, e abandonado, em Gênova, na Itália, desde meados de 2008, o Pacific está atualmente bastante deteriorado, talvez demais para voltar a navegar, e portanto, apesar de adiado, seu destino continua sendo, muito provavelmente, a sucata.

Isso porque a situação do maquinário do navio é bem ruim, o que acarretaria altos gastos para colocá-lo novamente em condições de operação. Em tempos de crise européia, companhias de segunda grandeza, que seriam as compradoras para o navio, que pelo tamanho e idade não interessa aos grandes grupos, acabam não tendo condições de bancar tal reforma, o que reforça a hipótese da sucata.

O Pacific é um navio de 1971, que começou sua carreira como Sea Venture, na Flagship Cruises, mas que acabou reconhecido por sua carreira na Princess Cruises, companhia pela qual navegou de 1974 a 2003. Nesse ano foi transferido para a Pullmantur, que após fretá-lo várias vezes, vendeu-o para a CVC, que o adquiriu em parceria com a Quail Cruises, com planos para operá-lo no Nordeste durante as temporadas brasileiras, e no Mediterrâneo nas europeias.

Porém,  a crise econômica mundial de 2008, e problemas técnicos com o navio acabaram atrapalhando os planos. Possui capacidade para até 626 passageiros, e ostenta 20,000 toneladas. Acabou se tornando famoso mundialmente por ser palco do sitcom americano “Love Boat”, que foi ao entre 1977 e 1986.

Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagem (©) Copyright Princess.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui