Paranaguá quer ser incluída no itinerário dos cruzeiros

0
MSC pode fazer escalas teste já na próxima temporada.

O Grupo de Trabalho do Turismo Náutico (GT Náutico) do Governo do Paraná apresentou nesta sexta-feira (29), em Paranaguá, o projeto do terminal de passageiros do Porto de Paranaguá para a diretora de Infraestrutura da Associação Brasileira das Empresas Marítimas (Abremar) e diretora de operações da MSC Cruzeiros, Márcia Leite. O objetivo da reunião foi falar sobre a inserção do terminal no Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto Organizado (PDZPO) de Paranaguá, que representa o comprometimento da autarquia e do governo do estado em viabilizar a construção do terminal no menor período de tempo possível.

“O Porto de Paranaguá é o primeiro do país a incluir no seu plano de zoneamento um terminal de passageiros. Essa foi uma solicitação do município, atendida porque entendemos que o Turismo beneficia tanto a cidade quanto o próprio porto”, afirmou o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino.

O GT, que é gerido pelo secretário de Estado do Turismo, Faisal Saleh, tem como objetivo principal inserir o Paraná na rota dos cruzeiros marítimos. Segundo o secretário, com a presença dos principais atores da atividade de turismo do Paraná, essas discussões e debates são componentes essenciais para alavancar o turismo. “Aqui a gente já percebe um ambiente absolutamente integrado, todas as forças articuladas num só discurso, mostrando para qualquer investidor que estamos dando um passo que é definitivo”, comenta.

Pela primeira vez em Paranaguá, Márcia Leite falou sobre a importância do Paraná, enquanto terceiro melhor mercado de turismo. Ela comentou, também, o esforço do GT Náutico de Paranaguá e elogiou a iniciativa da Appa. “Ter o terminal de passageiros inserido no PDZPO não é apenas um passo, é um salto à diante. É uma conquista que representa muito para nós que estamos vindo para cá e investindo”, afirma.

Com navios de capacidade entre 2.200 e 4.300 pessoas, a MSC estuda realizar paradas técnicas dos cruzeiros em Paranaguá. No ano passado, o navio alemão AIDAcara, que trazia 1200 passageiros à bordo, realizou quatro escalas em Paranaguá, sendo que o atendimento aos grupos foi considerado impecável.

Presente na reunião, o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, falou dos projetos e investimentos do Estado para impulsionar o turismo no Paraná. “Estamos atentos às necessidades de infraestrutura para se investir no turismo no Estado. Não mediremos esforços para que isso aconteça com solidez e agilidade para promover felicidade aos turistas e desenvolvimento econômico e social para o Paraná”, garante.

Próximo passo – Ainda de acordo com o secretário de Estado do Turismo, o projeto do terminal de passageiros do Porto de Paranaguá será apresentado, agora, para todos os representantes da Abremar. “Estamos planejando fazer isso em Agosto, durante o Festival de Turismo do Litoral. Queremos trazer os armadores para cá, recebê-los, fazer visitas na região. Com isso, ampliamos a possibilidade de sucesso e a confiança na região”, conclui Faisal.

 Texto (©) Copyright Último Instante.
Imagem (©) Copyright Daniel Capella.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui