Trabalhos de remoção do Costa Concordia são iniciados.

7
Créditos: AFP

Equipes de resgate começaram nesta semana os trabalhos preliminares para os preparativos para desencalhar o semi-submerso Costa Concordia que protagonizará a maior operação deste tipo da história.

Uma barcaça posicionou-se ao lado do navio, e removeu o radar e o mastro principal da embarcação, a partir dos andares superiores. O tobo-água, a piscina e a grande chaminé amarela também serão retirados nas próximas semanas, afirmam as autoridades locais.
O navio de 290 metros, operado pela Costa Crociere, unidade da Carnival Corporation, naufragou parcialmente ao largo da ilha toscana de Giglio em 13 de janeiro, após se chocar contra rochas submersas nas proximidades. Pelo menos 30 pessoas morreram e duas ainda estão desaparecidas.
“O trabalho preliminar já começou antes de o navio se estabilizar, o que deve acontecer nos próximos meses”, disse o prefeito de Giglio, Sergio Ortelli, na quarta-feira. 
A empresa dos EUA Salvage Titan, de propriedade de Crowley Marítimo Corp, e a italiana Micoperi são as responsáveis pelo desencalhar pela remoção da embarcação, que vai custar pelo menos US $ 300 milhões e durará cerca de um ano. 
O Concordia deve ser estabilizado até o final de Agosto. Isso deverá evitar que ele continue se deslocando para baixo e mergulhe em águas profundas, caso venha a superar a borda rochosa onde está alojado. 
Dois guindastes ligados a uma plataforma submarina serão posicionados ao lado do navio de 114.500 toneladas, e em seguida, puxarão-o para a posição vertical, ajudados pelo peso de grandes tanques cheios de água que serão montados na parte do navio acima da água. 
Uma vez na posição vertical, mais tanques serão montados no outro lado do casco. Eles irão então ser esvaziados e enchidos com ar para desencalhar o navio, que será rebocado a uma cidade italiana e posteriormente desmontado. 
A Carnival Corp e a Costa Crociere garantiram para a indústria turística local (de Giglio) que a proteção ao ambiente durante a operação de resgate será a principal prioridade.
Créditos: AFP
Texto (©) Copyright Adaptado de Toronto Sun.
Imagens (©) Copyright AFP.
Compartilhar

7 Comentários

  1. Muito, muito triste! Viajei duas vezes nesse navio e até hoje não consigo acreditar que ele está embaixo d'água.

    Parabéns pelo blog! Sempre passo por aqui, mas estou comentando pela primeira vez só hoje!!!!

  2. Giovana tenho a mesma sensação de perda. Não consigo acreditar que o navio afundou e agora vai ser desmontado. Me lembro de cada salão, vejo minhas fotos e videos e da uma melancolia. Pior e quem perdeu parentes, isto foi terrível, ainda mais por um motivo tao fútil.

  3. Pois é, eu não cheguei a ir a bordo do Concordia, mas tenho vários amigos que viajaram nele, inclusive, também, mais de uma vez, e eles se sentem assim como vocês.

    E Giovana, obrigado. Sinta-se a vontade para comentar sempre que quiser a partir de agora!

  4. Bom dia Daniel,

    Meu nome eh Andre e possuo o site http://www.cruzeiristas.com

    Estou entrando em contato com voce para convida-lo a uma parceria. Nosso site foi ao ar este ano com a proposta de ser o maior forum de discussao sobre cuzeiros do Brasil. Ao contraio dos Blogs que postam noticias diariamente o nosso site eh focado no forum de discussao onde as pessoas possam postar suas experiencias e auxiliar aos que querem ir a um cruzeiro e nao sabem oq fazer, qual roteiro seguir, a tomar uma decisao.
    Aguardo seu contato, nosso email contato@cruzeiristas.com
    Obrigado,
    Andre

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui