Porto do Rio terá investimento de R$ 3 Bilhões

0
Novo Píer em Y

O Porto do Rio de Janeiro (RJ) receberá, até 2016, cerca de R$ 3 bilhões em investimentos para a realização de obras de infraestrutura, que deverão aumentar a capacidade do complexo carioca em até 80%. O anúncio foi feito nesta segunda-feira pelo governo estadual. Os recursos serão pagos pela iniciativa privada e pelos governos federal, estadual e municipal.

Chamado de Porto do Rio Século 21, o projeto prevê a dragagem de aprofundamento da Baía de Guanabara (o que permitirá a atracação de navios maiores), a construção de um píer para expandir o terminal passageiros e a reformulação e construção de rodovias, ferrovias e terminais de carga na zona portuária.

Novo Píer em Y estará parcialmente pronto em 2014

Costa Fortuna no Rio
Um píer com capacidade para atracação de até sete navios será construído no Porto do Rio de Janeiro, ficando parcial- mente pronto para a Copa do Mundo de 2014, informou, o presidente da Autoridade Pública Olímpica, Márcio Fortes.

O objetivo é aumentar a capacidade de hospedagem na capital fluminense durante os grandes eventos que o Rio sediará. “Haverá oferta de 10 mil quartos para 24 mil pessoas, ou seja, suplementar à oferta hoteleira, sendo que, na ocasião da Copa do Mundo, será atendida a metade desse total”, disse Fortes. Ele garantiu que, até às Olimpíadas, a obra estará concluída.

O presidente da Autoridade Pública Olímpica participou do lançamento do programa Porto do Rio Século 21, que contém uma série de medidas para ampliar e melhorar o porto da cidade do Rio de Janeiro até 2016. Fortes explicou que serão dragados cerca de 12 milhões de metros cúbicos da Baía de Guanabara para facilitar a entrada de grandes navios.

No entanto, ainda está sendo estudado o destino final dos resíduos retirados da baía. “Está sendo buscada uma área mais adiante, talvez a 15 quilômetros da costa, que está sendo discutida com o Ministério Público Estadual, com o Instituto Estadual do Ambiente e com a Docas [concessionária do Porto do Rio]”.

Após a definição do bota-fora da dragagem, a Docas Rio ficará responsável pela implementação da dragagem, que, segundo o ministro, vai atender não apenas ao setor portuário, como também a empresas como a Petrobras e estaleiros que utilizam a Baía de Guanabara.


Texto (©) Copyright A Tribuna; Agência Brasil.

Imagens (©) Copyright Divulgação e Igor Welster.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui