Porto Valongo terá licitações em 2013

0

Créditos: Carlos Nogueira
O estudo final da viabilidade técnica, econômica, social e ambiental do programa de revitalização Porto Valongo Santos estará concluído até Outubro. A garantia é do secretário municipal de Planejamento, Bechara Abdalla Pestana Neves. Realizado pela empresa Ove Arup & Partners, o plano de ocupação e de sustentabilidade tem como objetivo a construção de um complexo turístico, empresarial, cultural e náutico na região dos abandonados armazéns 1 ao 8.

Para viabilizar o que está planejado nessa área, de 141,9 mil metros quadrados, estão previstos investimentos de R$ 544 milhões. O representante do executivo participou, ontem à tarde, de uma reunião do Conselho de Câmaras Setoriais da Associação Comercial de Santos, cujo tema foi o andamento de projetos para a revitalização do Centro Histórico.

O impacto dos investimentos de empresas privadas, da Petrobrás e do projeto Porto Valongo transformará uma região bastante degradada do município em um novo ponto turístico e cultural. “Estamos trabalhando para que esse processo seja irreversível e garanta a continuidade de um projeto que trará muitos frutos para toda a região. Os grandes portos do mundo tem um complexo como esse, Santos não pode ficar de fora”, diz Neves.

As primeiras licitações para viabilizar o complexo estão previstas para serem lançadas no início do próximo ano, e deverão ser feitas de duas formas. A União será responsável pela concorrência para a construção do novo terminal de passageiros e de três novos berços de atracação de navios. O restante ficará sob a responsabilidade da Administração Municipal.

Obras do Museu Pelé, que fará parte do
complexo e ficará pronto no final de 2013.

O Secretário afirma que a Prefeitura está aguardando uma resposta do Governo Federal para uma inclusão do projeto Porto Porto Valongo Santos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa do Mundo de 2014. Se isso ocorrer, os processos de licitação e de licenciamento para a realização das obras do noco complexo serão mais ágeis.

Outro projeto importante que é desenvolvido no Valongo é de responsabilidade da Petrobrás. A estatal construirá três torres (cada uma com 17 pavimentos) para a instalação da sede definitiva da Unidade de Negócios da Bacia de Santos (UN-BS), assim como o centro de integração de operações.

O gerente geral da UN-BS José Luiz Marcusso, afirma que as obras estão em andamento e o primeiro edifício deverá ser entregue no dia 15 de Março de 2014. O prazo inicial estabelecido era o final do

próximo ano, no entanto, houve uma alteração no projeto devido à uma rocha. O prédio deverá abrigar cerca de 2.300 trabalhadores. O segundo está previsto para ser entre em 2016, e o terceiro, dois anos mais tarde.

 Texto (©) Copyright A Tribuna.
Imagens (©) Copyright A Tribuna e Daniel Capella.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui