Entrevista com candidatos à Prefeitura de Santos: Sérgio Aquino

3
Brasão de Santos 
Hoje inauguramos uma nova função do Blog WorldCruises.com, a política. Há algumas eleições, junto ao contribuidor Silvio Fernando Brandão, vinhamos fomentando a idéia de entrevistas candidatos com perguntas direcionadas, relacionadas ao mercado de cruzeiros e tudo que ele envolve. Com a intenção de dar ao eleitor mais uma forma de escolher e melhor analisar seu candidato, tentamos contato com cinco dos principais candidatos (segundo pesquisas), à Prefeitura de Santos: Beto Mansur (PP), Fábio Nunes (PSB), Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), Sérgio Aquino (PMDB) e Telma de Souza (PT). Foram enviadas quatro perguntas, relacionadas aos assuntos já citados, e que puderam ser respondidas online, para não comprometer os compromissos de campanha dos candidatos, e facilitar assim, sua participação. A ordem de publicação das entrevistas, segue a ordem em que os candidatos nos retornaram. Confira, a seguir a primeira entrevista, com Sérgio Aquino (e pequena biografia), candidato da situação à Prefeitura de Santos:



Sérgio Aquino
é natural de Recife (PE), mas mudou-se para Santos com sua família ainda adolescente, em 1969. É formado advogado, e administrador de empresas, com especialização em Planejamento Estratégico e Planejamento Financeiro e Econômico pela Open University of New York. No âmbito político, disputa sua primeira eleição, porém, foi, durante os dois últimos governos, de João Paulo Tavares Papa (PMDB), Secretário de Assuntos Portuários e Marítimos, além de ter sido nomeado pelo então Presidente Lula (PT), Presidente do CAP – Conselho de Autoridade Portuária. Seu candidato a vice-prefeito é o médico Rubens Amaral.

Aquino durante Seminário sobre Cruzeiros Marítimos, no ano passado. 
1. Na última temporada, mais de 1 milhão de passageiros passaram pelo Terminal de Passageiros de Santos (Concais), a maioria deles, de fora da região da Baixada Santista, comprovadamente, porém, quase a totalidade desses veio de São Paulo (ou da Rodoviária) diretamente para o terminal, sem trazer benefício nenhum a cidade. Como segurar esses passageiros na cidade, e fazê-los movimentar nossa economia e não apenas nosso trânsito?
Resposta: Santos se consolidou como a capital nacional dos cruzeiros marítimos e, no Governo Papa, desenvolvemos várias estratégias buscando manter os passageiros de navios na Cidade. O programa Santos Todos a Bordo, que oferece receptivo na entrada da Cidade para os ônibus com passageiros de cruzeiros marítimos, foi uma delas. Em março último, a Cidade esteve representada na Seatrade Cruise Shipping Convention, a maior feira mundial das companhias de cruzeiros marítimos, realizada em Miami (EUA), na qual foram divulgadas as principais atrações santistas. As ações desenvolvidas têm dado resultados e vamos intensificá-las. Além disso, o grande incentivo para permanência dos passageiros dos navios de cruzeiros se dará com os novos atrativos que a Cidade vai oferecer: o Porto Valongo Santos e os museus (Pelé, do Bonde, Portuário e Marítimo, do Petrolélo e Gás e o Museu o Brasil na Antártida, previsto para funcionar a bordo do navio Prof. W. Besnard).

2. Em 1982, o Jornal A Tribuna noticiava a vinda de um navio de passageiro a Santos, e no mesmo artigo criticava o terminal da cidade, na época, ainda no antiga Casa do Café, no Armazém 15: “Mal localizada, a chamada Estação de Passageiros fica longe do centro turístico, sem acesso, sem comodidade, sem conforto, e localiza-se provavelmente na área mais suja e mais feia do porto”. Hoje, a cidade possui um dos terminais mais modernos do país, e que é até bastante confortável e funciona na área dos Armazéns 25 e Frigorífico, mas ainda assim, muitas das críticas de A Tribuna são aplicáveis também ao Concais, o que fazer para ao menos, amenizar a situação?
Respostas – O Terminal de Passageiros da Concais é reconhecido por especialistas como o melhor do Brasil. Mesmo assim, precisa ampliar a estrutura do receptivo para atender à demanda. Isso já vem sendo viabilizado por meio, principalmente, de duas ações que são apoiadas pela Prefeitura e o Conselho de Autoridade Portuária (CAP). São elas: o realinhamento do Cais e o segundo terminal de cruzeiros, que será implantado como parte do programa Porto Valongo Santos.

3. Com relação ao novo Terminal de Passageiros da cidade, que será construído nos Armazéns Abandonados do Valongo, o Sr(a). entende que o ideal seja conceder a administração deste para uma das empresas envolvidas com o negócio? Vale lembrar, que uma das empresas que já movimenta navios desse tipo em Santos, entregou recentemente um projeto para a área à Prefeitura, para criar um terminal que funcionaria exclusivamente para seus navios.

Orchestra na região do Armazém 30, área que será
realinhada.

Resposta: Não somente o novo Terminal de Cruzeiros, como também todas as atividades do Programa Porto Valongo Santos serão licitados para a iniciativa privada. Os estudos de viabilidade contratados pela Prefeitura, por meio de licitação internacional, demonstraram que o programa é viável técnica, econômica e socialmente. Recursos públicos só serão investidos na construção do mergulhão e já constam do orçamento do Governo Federal. O Porto Valongo Santos será administrado pela iniciativa privada e gerará recursos para a administração do Porto, empregos e tributos para o Município.

4. Somente o projeto de realinhamento do cais, resolverá por completo os problemas e limitações de infra-estrutura que enfrentam as operações com navios de cruzeiro na cidade? Seu programa de governo prevê mais alguma ação relacionada a esse tipo de negócio?
Resposta: O realinhamento é muito importante para melhorar a operacionalização atual do terminal, que hoje só pode receber um navio de grande porte por vez. Para atracação de mais é preciso ocupar outros espaços e isso traz prejuízos à movimentação dos navios de carga, além de incômodos aos passageiros. Por isso a prefeitura apoia o realinhamento. Porém, não é suficiente. É preciso também melhorar a acessibilidade do terminal, já que para chegar ao local, de ônibus ou mesmo carro, é preciso transpor a linha férrea. A Prefeitura já solicitou à Codesp estudos e obras de engenharia, visando à melhoria do acesso. Além desse trabalho para tornar ainda melhor o atual terminal, que tem a sua qualidade reconhecida, o sistema também requer mais um terminal para Cidade e ele será viabilizado com o Porto Valongo Santos.

Agradecemos ao candidato pela atenção, e o tempo, e em especial a Carla Espino da assessoria de imprensa pelo apoio e atenção. A próxima entrevista será a de Paulo Alexandre Barbosa, do PSDB.

Texto (©) Copyright Daniel Capella (e Sérgio Aquino – respostas).
 Imagens (©) Copyright Prefeitura, Portogente e Daniel Capella.
Compartilhar

3 Comentários

  1. Quanto a pergunta numero 1 alguns comentarios sobre a resposta = "Santo é a capital nacional dos cruzeiros … " Bom é a capital nacional do embarque e desembarque apenas, o mais importante o transito ele nao falou nada e o mais importante ainda dos navios em transito em cruzeiro internacional, destes a cidade continua "desconhecer" e não vejo muito esforço em mudar isto e paralelamente não vi nenhuma explicação plausivel para atrair turistas para a cidade, continuamos com a estratégia "Praia – passeio no Shopping – Pizza de promoção a noite (Figurativamente falando, sobre a falta de eventos noturnos e locais de maior atrativo real turistico)

    Quanto ao "sonho" da area valongo virar terminais de pax, lembrar que estas areas se transformadas para esta função passam a ser alfandegadas, zonas primarias, sob tambem tutela do ISPS, com acesso de apenas credenciados, vide um dos motivos de nunca ter sido criado um 'terraço' para o publico no Concais

    Espero ver algo real e não ideias apenas ideias e nada de concreto seja realizado …

    Abs
    Marcelo

  2. Entristeço-me ao ver navios saírem para o exterior cheios de brasileiros e de quase nenhum estrangeiro vir à Santos. Creio que falta investir na cidade com o intuito do município se tornar um centro turístico conhecido internacionalmente, trazendo investimentos financeiros. Hoje, Santos somente atrai turistas nas férias, que mesmo assim não gastam tanto quanto se espera, pois acabam indo dos hotéis para a praia e da praia para os hotéis. Como disse o Marcelo, falta eventos e atrações noturnas. Confesso que não vi nenhum candidato falando sobre isso.

    E sobre o "sonho" da área do Valongo, para mim é como o túnel Santos-Guarujá. Falam, falam, mas nunca fazem nada a respeito.

    Quem sabe se dessa vez alguém faz algo a respeito…

    Abs
    Pedro

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui