Ibero pretende operar no Nordeste do Brasil durante o ano todo

4
Grand Celebration em Tenerife, Canárias

A Ibero Cruzeiros subsidiária espanhola da Carnival Corporation que é administrada pelo grupo Costa (assim como a AIDA Cruises, da Alemanha), está considerando a possibilidade de manter um navio na costa brasileira durante o ano inteiro. A intenção foi revelada pelo diretor geral da Ibero, Alfredo Serrado, durante um evento na Seatrade South America Cruise Convention, que aconteceu na semana passada em Buenos Aires.

“O desejo da Ibero é ter um navio operando o ano todo na América do Sul. O Nordeste do Brasil, por sua localização geográfica e clima favorável é o local ideal, mesmo no inverno”, admitiu o executivo, acrescentando que a vontade da companhia em concretizar tal iniciativa é “muito grande”. Atualmente, a Ibero opera três navios na América do Sul (os gêmeos Grand Celebration e Holiday, e o Grand Mistral), que transportam mais de 100 mil passageiros e correspondem a 40% da capacidade anual da frota da empresa.

Grand Mistral em Santos, seu porto-base

Mas ele adverte que são necessárias medidas por parte dos governos locais para que suas intenções se tornem reais. Entre os problemas da região, ele citou a dificuldade em incorporar tripulantes da região, os altos custos de operação, as dificuldades jurídicas, normas incoerentes e a falta de infraestrutura em grande parte dos terminais como principais entraves a um crescimento ainda maior na América do Sul. Outro ponto levantado foi o interesse dos passageiros europeus em visitar a área, que ainda segundo ele, não é suficiente.

A próxima temporada da Ibero no Brasil, de duração normal, entre Novembro e Abril, terá novamente três navios, que representam toda a frota da companhia atualmente. Em 2005, a CVC, em parceria com a Pullmantur, lançou um programa de cruzeiros anual no Pacific, então um navio bastante popular, com viagens no Nordeste Brasileiro (quase sempre com escala em Noronha), e no Norte (Amazonas). O projeto acabou considerado um fracasso, e nunca foi repetido. 

Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright Antonio Saéz e Daniel Capella.
Compartilhar

4 Comentários

  1. Para ter sucesso, uma temporada durante o ano todo, precisa ter saídas no sudeste, Rio e Santos, onde se concentra o grande mercado consumidor de cruzeiros, se for voltada exclusivamente para o nordeste, com embarques sómente na região dificilmente dará certo.

  2. Parabéns Daniel pelo Blog, estou ansioso para acompanhar essa temporada de cruzeiros 2012/2013, por favor coloque a capa do seu blog com a foto do Msc Fantasia nessa temporada, rs. Sobre o assunto, eu acho que se querem mesmo fazer isso devem mudar muito, já fiz cruzeiros pro nordeste, é muito bom, mas a estrutura no verão já não é satisfatória, no inverno acho que seria uma verdadeira cilada. O correto por precaução, não conheço os navios da Ibero seria ter uma piscina com teto retrátil, pois não sera toda saída que o tempo estará 100%. E por conta de ser fora de época uma boa promoção e campanha de marketing, e logico contar para que agencias como cvc ofereça esses cruzeiros. Também devem oferecer mais passeios e diferentes, porque em um dia que o tempo não estiver 100% o passageiro tem a opção de escolher fazer um passeio que não seja apenas praia. Abraços Daniel.

  3. acho que vai ser interessante, com essas reformas que as as cidades sedes estão passando, muita cidade vai ter terminal e recepção decente pra turistas!!! e sendo um único navio, vai ter demanda com certeza!

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui