Navio se solta do cais, e fica à deriva em Santos.

3
MSC Fantasia, que embarcará em Santos na
próxima temporada, passou por situação semelhante
na Europa há alguns anos.
O navio panamenho Yusho Regulus ficou à deriva na madrugada deste sábado, no canal do Porto de Santos. Segundo informações da Codesp, ele carregava 66 mil toneladas de soja no Armazém 38, na região da Ponta da Praia, quando foi atingido por uma grande onda que fez com que o cabo de proa se partisse e ele embicasse para o meio do canal.

Com o movimento, os outros cabos que o prendiam ao cais foram se soltando até que ele se soltasse completamente das amarras, danificando dois equipamentos usados para a movimentação de grãos (chiploaders).

As informações ainda são preliminares e imprecisas, já que compete à Capitania dos Portos a apuração de responsabilidades, mas trabalhadores que presenciaram o incidente afirmam que a onda – forte o suficiente para romper uma amarra de 50 centímetros – teria sido causada por outro navio, este carregado de milho, que partiu à 1 hora deste sábado do Terminal de Granéis do Guarujá (TGG). A embarcação estaria transitando muito acima da velocidade permitida para aquele trecho do canal.
Créditos: Bruno Miani
De acordo com a Codesp, até as 2 horas, o navio à deriva foi atado novamente com o auxílio de rebocadores e não sofreu danos hidráulicos. Ninguém fcou ferido. Trabalhadores do Porto de Santos especulam que o acidente teria causado consequências mais sérias se, àquela hora, o movimento de lanchas e balsas fosse mais intenso. O Armazém 38 é o último do porto, poucos metros antes dos terminais de pescado e da travessia entre Santos e Guarujá.

Texto (©) Copyright A Tribuna

 Imagens (©) Copyright Jorge Ferreira e Bruno Miani.
Compartilhar

3 Comentários

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui