Fortaleza terá escala de 8 navios na próxima temporada

4
Costa Fortuna fará duas escalas.

Em Fortaleza, assim como na maior parte do País, a temporada de cruzeiros marítimos 2012/2013, começará em Novembro. Até Março, mais de 25,000 turistas, entre brasileiros e estrangeiros, visitarão a capital em vários navios, que visitarão o Porto do Mucuripe.


Os navios ficam atracados, em média, um dia na cidade. Assim, os visitantes podem fazer passeios culturais pelas principais atrações turísticas de Fortaleza, como o Mercado Central, o Theatro José de Alencar, o Passeio Público e o Centro Dragão do Mar.

Segundo estimativas das operadoras de turismo regional, o turista estrangeiro gasta, em média, 100 dólares por dia, enquanto o brasileiro tem um gasto médio de 150 reais por dia. Com a chegada dos passageiros, o movimento nos setores de comércio e serviços cresce cerca de 40%.

A primeira escala acontecerá em 15 de Novembro, e será realizada pelo AIDAvita, da companhia alemã AIDA Cruises, no mês seguinte, o italiano Costa Fortuna visitará a cidade, no dia 11. No dia 20 deste mesmo mês, o Seven Seas Mariner realizará uma escala com pernoite, que se repetirá em 2 de Março de 2013. Em Fevereiro, três navios em viagens de longo curso serão os visitantes: Grand e Golden Princess, no mesmo dia 6, e o Adonia, da P&O, no dia 2. 
Já Março, será o mês mais movimentado, com quatro escalas: Regatta, da Oceania Cruises, no dia 23, Costa Favolosa no dia 12, Costa Fortuna em 21 e AIDAvita, encerrando a temporada junto ao Regatta no mesmo dia 23. Apesar do bom movimento, Fortaleza já foi mais visitada, e esta temporada perdeu várias escalas devido a ausência de qualquer navio em tempo integral no Nordeste (como a MSC teve em 2009/2010, e a CVC/Pullmantur, costumava fazer há vários anos).

Texto (©) Copyright Daniel Capella, adaptado de Jangadeiro Online.
Imagens (©) Copyright Daniel Capella.
Compartilhar

4 Comentários

  1. Não discordo com o outro comentário, porem hoje mudou um pouco na minha opinião o gosto dos cruzeiristas, mas entre cruzeiros que vão para Bahia é muito melhor Fortaleza.

  2. Se Fortaleza é a melhor cidade do Brasil eu não sei, mas que ele poderia sim ser mais escalada pelos navios no Brasil, podia mesmo. O grande problema é mesmo a infraestrutura e também a distância, Fortaleza fica mais distante do Sudeste que Salvador, talvez fossem necessários roteiros mais longos para alcançá-la…

  3. Concordo, mas Fortaleza quase sempre recebe mais navios vindos do exterior, mais em 2014 porque é o ano da copa do mundo e um novo terminal de Passageiros vai ser feito. Mesmo assim vi os roteiros de várias Cias de cruzeiro da região, como Costa, Royal, MSC para 2014 em diante, e apenas a MSC tem roteiros no Divina, Preziosa e no Lirica que fazem escalas na capital cearense e rumo à Europa. A Costa poderia fazer temporadas no Nordeste de 7, e 8 noites saindo do Recife ou Salvador. Outro navio que vai para Fortaleza é da BCR, Orient Queen 2. E até sai de lá e faz cruzeiros para Fernando de Noronha, mas com um artigo que você publicou um pouco recente, ele está passando por problemas e parece que nem saiu daqui do Recife… Outra coisa também é que a maioria vem pra Fortaleza precedente de Manaus, Santarém, Belém, enfim, Rio Amazonas, e isso trazem turistas estrangeiros, poucos brasileiros. E o que eu quero dizer é que os cruzeiristas brasileiros estão por fora de conhecer uma cidade grande, bonita e limpa, difícil de se ver aqui no Brasil, apenas por que as Cias de cruzeiros regionais não se interessam por causa que ela é um pouco mais longe que as outras. Na minha opinião, navios Saindo do Recife ou Salvador dão um ótimo cruzeiro pelo Nordeste. Moro em Recife, mas tenho uma ligação com Fortaleza a décadas e fico preocupado com a situação de falta de navios na capital cearense principalmente no ano de 2013. Enquanto muitos navios morrem em fazer escalas em cidades perigosas como Maceió, eu mesmo estava fazendo um cruzeiro no Costa Fortuna, e estava caminhando pela orla da praia em Maceió, e fui assaltado, eu, minha esposa, e meu filho, e isso tinha um monte de gente lá, enquanto Fortaleza ( não que não seja uma cidade perigosa) é esquecida pelos cruzeiros nacionais, enquanto várias cidades violentas levam os louros da glória só por que tem uma orla com águas azuis… kk eu estou com medo do comentário ficar maior que o artigo kkk…

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui