Napoleon Bonaparte levará tempo para voltar a navegar

0

Crédito: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Em Marselha, continuam os trabalhos de resgate do cruise-ferry francês Napoleon Bonaparte que teve seu casco perfurado pelo cais na noite de 27 para 28 de Outubro. Com dois de seus compartimentos estanque inundados, o navio só se estabilizou por completo nesta segunda-feira, após parte de sua popa alcançar o fundo do porto. Várias de seus decks foram inundados, e ainda não se tem real noção do dano que a água causou à embarcação, porém, pode-se afirmar que não se trata de perda total, e que o navio tem totais condições de voltar a operar.

Contudo, os reparos serão caros, e levarão bastante tem- po, calcula-se que ao menos 12 meses serão necessários para retorná-lo a operacionalidade  Ontem, foi iniciado os trabalhos de bombeamento da água para fora do navio, após mergulhadores terem soldado chapas de aço no buraco aberto pelo choque com o cais. Apesar de a água não ter atingido os tanques de combustível, há preocupação com uma possível contaminação do mar de Marselha pela água retirada de dentro da embarcação, que poderá conter resíduos das máquinas do Napoleon.

O navio foi construído em 1996, na França, é um misto de ferry, e cruzeiro, com compartimento para carros. Operava na linha Marselha – Córsega, e sua companhia, a SNCM já informou que sua próxima temporada de travessias até a ilha francesa no Mediterrâneo foi cancelada devido a sua impossibilidade de cumpri-la.

Texto: (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright MeretMarine.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui