Paranaguá receberá duas escalas na temporada 2012/2013

4
AIDAcara em Paranaguá na última temporada
A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), a Secretaria de Estado do Turismo e outros órgãos se preparam para receber os passageiros e tripulação do navio alemão AIDAcara. A embarcação atracará no Porto de Paranaguá, em 15 de novembro, trazendo 1.180 turistas de países europeus e 350 tripulantes.

O navio permanecerá atracado das 10h às 20h, o que permite o desembarque para conhecer as atrações do litoral paranaense. Para atender a essa demanda estão envolvidas equipes da Appa, da Secretaria do Turismo, da EcoParaná, da Prefeitura, do Núcleo de Turismo Receptivo de Curitiba, do Sebrae, da Associação Comercial de Paranaguá, da Associação dos Taxistas, a Adetur Litoral, da Special Paraná e da Transgolf (agência marítima responsável pelo navio).

A embarcação deve atracar no berço 208, bem em frente ao portão principal do Porto de Paranaguá. “A Appa conta com guardas portuários bilíngues que vão cuidar da circulação e segurança na área, assim como da orientação do trânsito no local. Além disso, uma ambulância nova e equipe de socorristas está disponível para atendimentos emergenciais. A Diretoria Empresarial está traçando um plano de ação que vai contemplar esses e todos os detalhes para que os europeus que nos visitam passem muito bem pelo Porto de Paranaguá”, garante o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino.

Escalas

“Atendendo os turistas com organização, segurança e atrativos, temos o objetivo de ampliar as escalas dos cruzeiros no Porto de Paranaguá. Não esperamos apenas mais paradas técnicas, mas, principalmente, sermos opção de escala definitiva. Queremos com essa boa recepção, até a temporada 2013/2014, inserir Paranaguá no roteiro dos armadores de navios de turismo”, afirma Pedro Guerra, superintendente da EcoParaná.

Guerra ainda lembra que, além dessa ação intensiva para atender as escalas, têm sido feitas reuniões permanentes com todos os órgãos integrantes Grupo de Trabalho do Turismo Náutico (GT Náutico) do Paraná. “As discussões e os estudos sobre a construção do Terminal de Passageiros do Porto de Paranaguá estão bem avançadas no sentido de tornar, a região, roteiro permanente dos cruzeiros marítimos”, completa.

Segundo a diretora da Special Paraná, agência oficial que negocia os roteiros locais no navio, Bibiana Schappel, as opções de pacotes para a região contemplam diversos perfis. Tem walking tour por Paranaguá, visita às cidades históricas da região, Ilha do Mel, Curitiba, Turismo de aventura (Rafting e Cachoeira), em Antonina, e Cicloturismo, em Morretes.

Em 2011, o AIDAcara fez quatro escalas em Paranaguá. De acordo com Bibiana, na primeira, 130 passageiros do navio optaram pelos pacotes. Na última, esse número quase subiu para 306 passageiros. Este ano, estão programadas apenas duas. A outra será em 15 de dezembro.

Texto e Imagem (©) Copyright Agência de Notícias do Governo do Paraná.
Compartilhar

4 Comentários

  1. Daniel, sabe me informar quais navios aqui no Brasil param em portos diferentes dos que costumamos sempre aportar ? Queria fazer um cruzeiro diferente pelo Brasil este ano. Obrigado desde já. Dimas..

    • Olha só Dimas, para fazer escalas diferentes mesmo, a recomendação é embarcar fora do Brasil, por mais estranho que isso possa parecer. Os roteiros para estrangeiros, a exemplo deste do AIDAcara, costumam passar por cidades diferentes. Em menor proporção, a MSC e a Ibero estão oferecendo algumas escalas diferentes, em Ubatuba e São Francisco do Sul, e a Pullmantur, em Vitória e também em Itajaí. Questão de dar uma observada nos roteiros em geral.

      Abraço!

  2. Alo,

    Tanto lugar bacana para visitar ,mas a falta total de infra-estrutura acaba impedindo o desenvolvimento. Florianópolis, por exemplo, seria um lugar perfeito para os navios visitarem.

    []s

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui