M/V Explorer chega à América do Sul

0


O ex-Olympic Explorer, construído em 2002 para a Royal Olympic Cruises (ROC), e que hoje navega o mundo como universi- dade flutuante está mais uma vez em viagem pela América do Sul. Em outras ocasiões, o navio escalou somente em Salvador, na Bahia, durante suas várias voltas ao mundo. Este ano porém, a viagem é mais completa, e inclui escalas em Buenos Aires, Montevideo, onde a embarcação escalou ontem, e no Rio de Janeiro e em Manaus, no Brasil.

Gêmeo do ex-Grand Voyager, atual Costa Voyager, o Explorer, é um dos mais rápidos navios de passageiro do mundo, atingindo os 33 nós. Fazia parte de um projeto da ROC, que pretendia operar navios entre três continentes em tempo recorde, com roteiros diferenciados. Projeto que acabou não tendo sucesso e sendo abandonado devido ao aumento no custo do combustível, e a demanda reduzida após os atentados de 11 de Setembro.

O Voyager e o Explorer, foram as únicas criações da companhia em termos de construção naval, e também responsá- veis por levá-la a falência, pouco tempo após a entrega do Explorer, já que esta não foi capaz de arcar com os custos das construções. Hoje operado pela ISE, em parceria com a University of Virginia, é parte do programa Semester at Sea, que propicia aos alunos da universidade passar um semestre a bordo, viajando pelo mundo, como parte de seus calendários universitários.

Após a escala de ontem em Montevideo, o Explorer escala o Rio de Janeiro no próximo dia 13, e depois segue para Manaus, onde chega no dia 27.

Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright Cruceros en Uruguay (Cristina López).
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui