Temporada 2012/2013 de cruzeiros terá cinco navios e seis escalas em Vitória

0
Zenith

A temporada 2012/2013 de cruzeiros marítimos na capital será aberta no dia 3 de dezembro (segunda-feira) com o transatlântico Zenith, que aportará no Porto de Vitória às 9 horas, trazendo 1.828 passageiros e 620 tripulantes. A embarcação permanecerá na capital até as 16 horas e os passageiros terão o dia para fazer turismo na cidade.

No total, cinco navios farão seis escalas em Vitória, sendo que um deles, o Sovereign tem capacidade pra quase 3,000 passageiros. Outras escalas de destaque serão as de navios em viagens internacionais: a do Silver Cloud, que virá com 296 passageiros e 212 tripulantes, no dia 13 de dezembro; e a do Maasdam, com 1.258 passageiros e 580 tripulantes, no dia 7 de fevereiro de 2013.

No dia 29 de dezembro, o Zenith retornará ao Porto de Vitória e a última escala da temporada será do transatlântico Empress, com 1.853 passageiros e 675 tripulantes, no dia 16 de abril do próximo ano. No total, os cruzeiros trarão 7.063 passageiros e 2.707 tripulantes para o município.

Sovereign será o maior navio a atracar na cidade.

Em todas as escalas, técnicos da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) darão apoio aos passageiros em um posto de informações turísticas montado no armazém onde os passageiros desembarcarão para passeios.

Os turistas receberão informações sobre atrativos turísticos, infraestrutura local, opções de lazer e compras, entre outras. Faz parte também da estrutura planejada pela Semtur a montagem de lanchonete e de banheiros, além da ventilação do ambiente para que os visitantes tenham maior conforto. As secretarias de Segurança (Semsu), Trabalho e Geração de Renda (Setger) e Saúde (Semus) darão apoio à Semtur.

Segundo a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), haverá uma redução média de 15% nas escalas na costa brasileira nesta temporada.

A escolha dos destinos onde as embarcações aportam é feita pelos armadores e operadores, não dependendo diretamente das cidades. Segundo o subsecretário de Turismo, Leandro Tononi, Vitória tem o maior interesse na recepção dos navios, como foi feito nos últimos anos, e está estruturada para receber os passageiros. Porém, segundo ele, a decisão final compete às empresas, que, desta vez, reduziram as escalas não só em Vitória, mas também em várias cidades do País.

Nesta temporada, por exemplo, não haverá embarque de cruzeiros pelo Porto de Vitória. Tononi destacou que, apesar da diminuição das escalas nesta temporada, a expectativa é de que a quantidade aumente em outros anos e haja mais paradas e turistas futuramente.

“Vitória é um destino bem aceito, conforme foi revelado em pesquisas e por operadoras. Além disso, é bem estruturada e tem atrativos que surpreendem, fazendo parte da rota dos navios”, avaliou Tononi.

Texto (©) Copyright adaptado de Prefeitura de Vitória.
Imagens (©) Copyright Daniel Capella.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui