Temporada 2013/2014 da Costa: mais detalhes.

13
Fascinosa, que é o atual flag-ship da companhia.

A Costa Crociere surpreendeu a todos ontem com um anúncio inesperado de enorme redução em sua capacidade na América do Sul para a temporada 2013/2014. A companhia tinha planos para manter a oferta na região, sem seu tradicional navio estreante anual, mas com o mesmo número de navios, nas configurações tradicionais, como anunciamos ainda em agosto deste ano.

Estranhamente, porém, e sem explicação aparente, há algumas semanas, a companhia cancelou todas as escalas previstas de seus navios na América do Sul, trocando-as por um programa alterado com escalas somente do Fascinosa e do Favolosa. Acreditava-se, na época, que a companhia poderia estar reestruturando sua temporada para poder trazer uma novidade ao Brasil – o Costa Atlantica ou o Costa Luminosa – para responder a sua maior concorrente, a MSC Crociere, que havia acabado de anunciar que teria o recém saído do estaleiro MSC Preziosa com embarques em Santos para 2013/2014.

A hipótese, porém longe de confirmar-se, mostrou-se hoje ser bastante imprecisa. A companhia italiana acabou por surpreender a todos, com a redução de sua oferta na região por quase a metade, com a saída de três navios das rotas do Prata e Nordeste. A medida, aparentemente inexplicável, pode ter sua origem ligada às mudanças no comando da Costa Crociere que aconteceram recentemente, uma vez que os problemas de infraestrutura, altos custos, e burocracia no Brasil sempre existiram e nunca foram empecilho para a companhia, que terá duas estreias na temporada que se inciará mês que vêm.

A temporada 2012/2013, foi a última a ser anunciada no comando do CEO da empresa Pier Luigi Foschi, que se aposentou de seu cargo em meados desse ano. Ele foi substituído por Michael Tamm, que era presidente da AIDA Cruises, subsidiária alemã do grupo Costa. Tamm que assumiu o comando do grupo Costa no começo de Julho promoveu algumas alterações nos escritórios da companhia em Gênova, a redução no Brasil, aparentemente é parte de uma nova estratégia desta nova equipe.

Com a saída de navios da América do Sul, será possível, como conseqüência, um aumento na oferta no Caribe (onde a companhia voltará a ter três navios: Magica, Luminosa e Mediterranea) e aumento nos leitos na região do Mediterrâneo no inverno, onde a companhia voltará a níveis pré-Concordia com quatro navios: Serena, Pacifica, neoRomantica e Classica. Concordia, aliás, que havia sido um dos fatores determinantes da decisão da companhia em trazer seus dois mais novos navios ao Brasil na temporada 2012/2013, e que pode também ser relacionado a mudança para 2013/2014.

Especial- mente ao aumento na Europa, impulsio- nado pela distância temporal cada vez maior do acidente, e por este aos poucos estar saindo da mente de seus passageiros italianos, que foram os mais afetados e chocados com o acontecimento. Ainda assim, a temporada sul-americana 2013/2014 continua bastante incomum, com seus roteiros butterfly, em Santos, e nenhum navio dedicado ao Rio de Janeiro. Não é possível saber, por exemplo, como ficarão os cruzeiros temáticos, que com a redução no número de cruzeiros, deverão ser a maioria das saídas.

Chegando ao Brasil na segunda quinzena de dezembro, o Costa Fascinosa deverá realizar alguns mini-cruzeiros ainda não anunciados antes de iniciar seus roteiros intercalando Prata e Nordeste. A primeira viagem desse tipo, o cruzeiro de Natal, terá inicio no dia 21 de dezembro de 2013, com destino a Salvador, o cruzeiro de 6 noites tem escala somente em Ilhabela e Búzios, além de Salvador e Santos, onde haverá o embarque. Logo em seguida, em cruzeiro de reveillon, o Fascinosa embarcará para uma viagem de oito noites com escalas em Punta Del Este, Ilhabela e Buenos Aires, onde haverá pernoite. Essa será a tônica d e toda a temporada do navio, que terá estes mesmos roteiros intercalados até 16 de Março, quando o navio volta à Europa.

O Costa Favolosa será dedicado ao mercado argentino, porém, permitirá também embarques no Rio de Janeiro, seus roteiros de 8 e 9 noites farão escala em cidades do Brasil – Ilhabela, Búzios e Angra dos Reis, além de em Punta del Este, e Buenos Aires, onde acontecerá o embarque de maior parte dos passageiros. Mini-cruzeiros no Favolosa serão destinados somente aos argentinos, partindo de Buenos Aires com escala em Punta Del Este. Os roteiros estão disponíveis no site italiano da Costa, e em breve devem ser passados ao público brasileiro, já que as vendas começarão a ocorrer na segunda quinzena de dezembro. Já a Ibero Cruzeiros, parte do grupo Costa, terá a volta do Grand Mistral, que repetirá seus cruzeiros da temporada 2012/2013, também intercalando Nordeste e Prata, e o Grand Celebration que deve assim como o Favolosa embarcar em Buenos Aires e Rio.

Michael Tamm novo CEO do grupo Costa.

O Grand Holiday não retornará ao país, e será dedicado ao mercado espanhol no inverno, em uma manobra arriscada, levando-se em conta a situa- ção econômica européia atual, e em especial a espanhola. Além disso, o AIDAcara e o AIDAvita, da AIDA Cruises, também parte do grupo Costa, continuarão com suas temporadas na América do Sul dedicadas ao mercado germânico. O neoRomantica, como anteriormente anunciado será outro navio do grupo a vir ao Brasil, porém, ainda em Outubro, como parte de um cruzeiro de volta ao mundo.

Além de tudo já citado, a temporada reduzida da Costa na América do Sul pode estar ligada a interesses do grupo Carnival, que detém todo o grupo Costa, e outras sete marcas de companhias de cruzeiro. Estaria a filial italiana do maior grupo de cruzeiros do mundo abrindo espaço para a entrada de outra de suas marcas no mercado brasileiro? É importante lembrar que este ano, pela primeira vez a Carnival terá um navio de sua própria marca na Austrália, e que também esse ano, foi anunciada a entrada da Princess no mercado japonês de cruzeiros.

Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright Costa Crociere, Sergio Dini e AIDA.
Compartilhar

13 Comentários

  1. Espero que seja mesmo a entrada de uma nova companhia aqui, pois é um descaso, começaram com a Royal e estão repetindo com a Costa, melhor não vir com a Ibero e trazer outra companhia diferente. Resta-nos esperar mesmo.

  2. Em relação ao Porto do Rio,Realmente resido a poucos minutos do porto do Rio e estou com 2 (quatro suítes) passagens compradas uma para o Fantasia em dezembro para estrear o Yacht Club e outra para janeiro no Magnifica rumo ao Prata.
    Vou gastar em deslocamento para Santos com minha família a quantia de mais de 2 mil reais em transportes além de no mínimo 12 horas de viagem; se fosse no Rio não gastaria praticamente nada.
    Só estou esperando chegar dia 1º de dezembro para comprar no Yacht Club do Preziosa e de novo em Santos.
    Rio preciso de você!!!!

    • Concordo com você que a MSC será líder aqui na América do Sul nas próximas temporadas mas acho que você se engana quando diz que a Costa irá perder muito dinheiro. Acho que é justamente o contrário, ela está reposicionando seus navios justamente para lucrar mais, em função de toda essa situação no nosso país que estamos cansados de saber (altíssimas taxas, falta de infra-estrutura, burocracia… etc). Enfim, não é a Costa ou a Royal que estão perdendo ao diminuir a oferta na América do Sul, quem perde somos nós passageiros que temos que nos contentar com cada vez menos opções de navios e roteiros.

    • Concordo com a Paula, nós é que estamos perdendo com tudo isso e não a Costa ou a Royal. Infelizmente, nós é que temos que engolir o que mandam pra gente ou nos contentar com a MSC que detestei.

  3. Pois é sou MSC sempre e não mudo nunca, pois em todas as minhas viagens sempre fui muito bem tratada ! Sou apaixonada pela empresa. Porém, infelizmente as taxas portuárias no Rio estão altíssimas deixando muito a desejar em relação aos navios. A dois anos atrás tivemos o MUSICA ( maravilhoso, amo de paixão), esse ano estamos com o ORCHESTRA e já estou sabendo que na próxima temporada para o Rio será tb o Orchestra, ou seja, sendo navios gêmeos, o Rio está a 4 anos com o mesmo navio !!!!!! Isso tem que ser revisto pelo secretário de turismo. Nós turistas temos que ser respeitados. Eu perdi a oportunidade de conhecer o FANTASIA pq não vou pagar um deslocamento de ponte aérea para chegar ao porto de Santos, tendo um porto a minutos da minha casa. UM ABSURDO !!!!

  4. Pois é.. Mas creio que por questões obvias o Fantasia não vai ainda ao Rio. Aqui em SP enche navio fácil, no Rio pra fazer uma temporada ainda não da realmente, pois o Fantasia vende muitos leitos, aqui em SP é o melhor lugar falando financeiramente pra Msc. Talvez algumas viagens com escalas com opções de embarcar seria o jeito.

  5. já fiz MSC e COSTA e realmente sou fã do COSTA, a MSC deixa muito a deseja, valores altos e qualidade baixa, o COSTA seja qual for o valor mais vale. ok

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui