Comandante do MSC Fantasia recebe homenagem por contribuição à Ilhéus

1
Bossi discursando na inauguração brasileira
do Fantasia. 
Giuliano Bossi, comandante do navio MSC Fantasia, o maior desta temporada, recebeu nesta quarta-feira (12) o título de Cidadão Ilheense; um reconhecimento que marca sua trajetória de amor ao Brasil e à cultura baiana. O oficial, que tem mais de 40 anos de experiência, foi um entusiasta da ideia de levar pela primeira vez esse transatlântico de grande porte à Ilhéus e teve sua contribuição ao turismo baiano reconhecido durante a escala teste da embarcação, realizada ontem na cidade.

Nascido na Itália, na região de Cinque Terre, Bossi recebeu das autoridades locais a placa de cidadão honorário de Ilhéus, em cerimônia que oficializou o interesse do município em se consolidar, cada vez mais, como polo de grandes cruzeiros no Nordeste. Nesta temporada, a MSC Cruzeiros, líder do setor no país, opera com quatro navios na América do Sul: MSC Fantasia, MSC Musica, MSC Orchestra a MSC Magnifica, sendo que os dois últimos têm roteiros que incluem visitas à cidade entre 2012 e 2013.

A iniciativa do comandante, em conjunto com a Diretoria de Operações da armadora, teve início em janeiro deste ano com uma reunião em Ilhéus envolvendo todos os segmentos operacionais de atracação e recepção de navios na região: praticagem, Prefeitura e CODEBA (Companhia das Docas do Estado da Bahia), que trabalharam desde então em conjunto para evitarem quaisquer obstáculos para a atracação do MSC Fantasia. O transatlântico chegou ao porto com êxito na manhã de quarta-feira, chamando a atenção por suas dimensões: com capacidade para 4.363 hóspedes em 1.637cabines, tem 137.936 toneladas, 333,3 metros de comprimento, 37,92 metros de largura e 66,8 metros de altura.

Famosa mundialmente por ambientar os romances de Jorge Amado, Ilhéus é uma antiga conhecida do comandante, que visita a região desde os anos 60 e é um colecionador dos livros do escritor baiano. “Conheci há muito tempo nesse local Rosa de Oxalá, uma amiga especial que me deu explicações sobre a influência dos antigos escravos na cultura baiana, sobre a capoeira e a gastronomia. Ela me presenteou com meus primeiros cinco volumes de Jorge Amado e a partir daí, venho colecionando experiências e boas lembranças dessa região em minhas viagens a bordo”.

O oficial estará no Brasil até março de 2013, no comando do MSC Fantasia, que faz roteiros de sete noites rumo à Salvador, com pernoite na capital baiana, além de mini-cruzeiros pelas ilhas tropicais do sudeste.

Texto (©) Copyright MSC Crociere.
Imagem (©) Copyright Daniel Capella.
Compartilhar

1 Comentário

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui