Costa Pacifica se choca com o cais em Marselha, França.

7
O choque abriu um buraco, acima da linha d’água, de oito metros de comprimento no casco do navio.

Enquanto manobrava para atracar em Marselha, França, hoje pela manhã, o Costa Pacifica, da classe Concordia, da Costa Crociere,  fez contato com o cais, e acabou com parte de seu casco danificado. Ventos fortes são apontados como a causa do incidente, que acontece pouco tempo após o Napoleon Bonaparte, um cruise-ferry francês ter parcialmente afundado pelo mesmo motivo, também em Marselha.

No caso do Pacifica, porém, os danos, não foram significantes para a operacionalidade do navio, e a viagem  que o navio efetua pelo Mediterrâneo sequer precisou ter seu roteiro alterado. Engenheiros de bordo já providenciaram placas de aço, para fechar o buraco. Mesmo com o impacto, ninguém ficou ferido.

Em 2010, em situação semelhante, o Costa Europa colidiu com o cais em Sharm-el-Sheik, no Mar Vermelho, e chegou a adernar parcialmente. Nessa ocasião, dois tripulantes do navio acabaram perdendo sua vida. Antes, em 2008, o agora inoperável Costa Concordia, também havia se chocado com o cais, desta vez na Itália, abrindo um buraco em sua proa devido ao vento. Esse incidente, assim como o do Pacifica, não teve vítimas.
Les croisiéristes du Costa Pacifica, interrogés à la sortie du MPCT, "n'ont rien vu rien entendu" lors de la manoeuvre. (Photo NBC)
Atracado em Marselha após o ocorrido.
Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright Pazzoperilmare e Econostrum.info
Compartilhar

7 Comentários

  1. Lógico que ocorrem com as outras operadoras também. Não se lembra de quando o Opera bateu no porto de Buenos Aires ou quando o Splendour adernou em um cruzeiro ao Prata? Ou até mesmo quando o Poesia encalhou no Caribe? Bom, esses são alguns dos exemplos que me recordo agora, mas esse tipo de incidente é muito mais comum do que se possa imaginar.

  2. Daniel recebi ontem dia 11, um comunicado do CEO da MSC, Pierfrancesco Vago, sobre o lançamento do MSC Preziosa e as novidades principalmente na parte aquática, e gostaria de ressaltar que ele confirmou que o Preziosa era o ultimo da classe Fantasia.
    Minha observação é para confirmar meu comentário anterior, quando disseram que tinha um quinto navio da classe Fantasia e eu disse que seria praticamente impossível, pois pela logica terminaria em quatro.
    Desculpe meu comentário fora do contexto da noticia.

  3. Alo,

    Não entendo porque eles não esperaram um pouco para atracar , já que o vento estava muito forte. Melhor atrasar do que estragar o navio.

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui