Royal Caribbean construirá terceiro navio da classe Oasis no Chantiers de l’Atlantique

0

A Royal Caribbean International anunciou hoje que chegou a um acordo com o estaleiro STX France, para a construção de um terceiro navio da classe Oasis, com entrega para a metade de 2016. O contrato, ainda inclui uma opção para a construção de um quarto navio da classe, com entrega na metade de 2018, caso confirmado.

O anúncio, é fruto do plano da companhia, divulgado em Outubro, de construir um gêmeo para os navios de maior sucesso de sua frota, o Oasis e o Allure of the Seas. Estes navios são os que recebem mais avaliações positivas dos clientes em toda a frota, e também os que mais geram lucro para a companhia, graças a suas várias atrações não incluídas no prelo do cruzeiro, e ao número superior de passageiros.

Cada navio da classe Oasis é capaz de transportar 5,400 passageiros em ocupação dupla, em 2,700 cabines, o que os torna os maiores navios da passageiro do mundo, com 225 mil toneladas cada. Os dois navios, que hoje operam roteiros semanais no Caribe com saída de Fort Lauderdale, foram construídos no STX Finland, ex-Kvaerner Masa Yard, que já havia construído toda a classe Freedom e Voyager.

Inicialmente, o projeto do terceiro navio da classe Oasis estava previsto para este estaleiro, mas dificuldades em conseguir o financiamento da construção com o governo finlandês acabaram fazendo com que a Royal Caribbean retorne ao Chantiers de l’Atlantique, que hoje é chamado STX France, e é parte do grupo que detém também o Kvaerner. Antes, o estaleiro de St. Nazaire, França, já tinha construído os navios da classe Sovereign, os gêmeos Legend e Splendour of the Seas, os gêmeos Rhapsody e Vision of the Seas, e o então Nordic Empress.

O contrato de construção do terceiro navio, inclui a transferência do Atlantic Star, da Pullmantur (há mais de dois anos imobilizado em Marselha), para o STX, como parte do pagamento, e dá um ano para a Royal Caribbean decidir se vai ou não construir um quarto navio dessa classe. O valor total da construção do navio é de 1,3 bilhão de dólares.

A classe Oasis é tida como a mais inovadora do mundo, além de a maior, com atrações que variam de um parque público com vegetação real, a um teatro de águas dançantes à céu aberto. Também estão presentes atrações “comuns” em outros navios da companhia, como a Royal Promenade, o simulador de surf FlowRider, entre muitos outros. Clique aqui para ver algumas fotos do interior do Oasis of the Seas em sua viagem inaugural em 2009, e ter uma idéia das atrações que esta classe oferece.

Atualmente, a Royal Caribbean tem em encomenda dois navios de uma nova classe, que serão entregues pelo Meyer Werft, da Alemanha em 2014 e 2015. Além de outros dois navios para sua joint-venture com o grupo TUI Ag, TUI Cruises, que estão sendo construídos no STX Finland.

Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright Royal Caribbean International.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui