Norwegian Cruise Line lançará ações na Nasdaq

0
Norwegian Sun no Báltico em 2010.

A NCL – Norwegian Cruise Line – divulgou ontem seu plano de lançar 23,5 milhões de ações na Bolsa de Valores Nasdaq, em Nova York, sob o símbolo NCLH. Assim, a companhia se iguala a Royal Caribbean e a Carnival Cruise Line, que vendem ações próprias na Bolsa de Valores de Nova York

Cada ação deve custar entre 16 e 17 dólares, e a companhia espera arrecadar cerca de 370 milhões, que serão utilizados para baixar sua dívida. As 23,5 milhões de ações representam 12% da companhia, que fará com que seus atuais sócios e investidores com 88%. Atualmente, a asiática Genting Hong Kong possui 50% das ações e é quem controla a empresa, enquanto a Apollo Funds possui 37,5% da marca, e a TPG Viking Funds outros 12,5%. As participações serão diminuídas proporcionalmente.

A NCL é uma das maiores companhias de cruzeiro do mundo, possuindo uma frota de 11 navios, e mais três em construção/ encomenda. A frota é moderna, e possui uma idade média de 7.9 anos, que opera em vários destinos ao redor do mundo, e corresponde a 11% do mercado norte-americano de cruzeiros.

Entretanto, a empresa acumulou dívidas nos últimos anos, e o valor total do débito hoje ultrapassa 2,9 bilhões de dólares, o que a fez passar por um processo de reestruturação nos últimos anos, que, entre outras conseqüências, fez com que cessasse a operação na América do Sul, e se desfizesse de seus navios mais antigos.

 Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagem (©) Copyright Blog WorldCruises.com e NCL.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui