Royal Caribbean realiza coquetel em São Paulo

26
Lisa Bauer, vice-presidente executiva de vendas globais e marketing da Royal Caribbean International , durante apresentação na noite desta terça-feira. 

Na noite de ontem, a Royal Caribbean International recebeu agentes de viagem, imprensa em parceiros para um coquetel em um hotel de São Paulo, seguido por uma coletiva de imprensa com Lisa Bauer, vice-presidente global da empresa e Ricardo Amaral, que é vice-presidente para Brasil e América Latina.

A ocasião serviu para aproximar o trade local da empresa, e para anunciar as novidades que a companhia terá para os próximos anos em nível global, como o lançamento do terceiro navio da classe Oasis, em 2016. Os dirigentes fizeram uma pequena apresentação em que destacaram a importância do mercado brasileiro, para a Royal Caribbean em sentido mundial.

Lisa Bauer e Ricardo Amaral após coletiva. 

Mesmo com a redução da oferta no Brasil para a temporada 2012/2013, a qual, segundo Amaral foi um sucesso, o país continua sendo um dos principais focos da empresa, além de mercado bastante importante, nas palavras de Lisa Bauer: “O Brasil é um importante mercado e também estratégico. São clientes que adoram o nosso produto e onde temos um alto índice de satisfação”.

Atualmente, a Royal Caribbean tem interesse em tornar o Brasil em um source market, ou seja, levar passageiros brasileiros para outros destinos ao redor do globo, como o Caribe e a Europa. “A Royal Caribbean é líder entre os brasileiros que fazem cruzeiros no Exterior”, afirmou Amaral, que completou afirmando que os destinos mais procurados pelos brasileiros são justamente a Europa e o Caribe.

Contudo, novidades para a temporada brasileira não estão nos planos da companhia por enquanto. Quando questionada sobre as novidades para a próxima temporada, Lisa respondeu de forma bem humorada “Bem, o Splendour é fantástico”. O motivo, como acrescentou Amaral, são os altos custos de operação no Brasil, que acabam limitando o lucro da companhia.

Splendour of the Seas

Para a temporada 2013/2014 e também 2014/2015, a Royal Caribbean tem prevista a volta do Splendour, além de escalas de um navio da Azamara Cruises, outra marca do grupo.

Veja em breve mais da coletiva com Lisa Bauer e Ricardo Amaral, que também comentaram sobre novos navios, serviços e o conceito da companhia para a qual trabalham. Para mais fotos do evento, clique aqui.

Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella.
Compartilhar

26 Comentários

  1. hehehe, tem que rir para não chorar. Pelo menos agora deixaram bem claro que a estratégia é levar o brazuca para gastar lá. Brasileiro é muito importante para a Royal quando vai gastar lá , não aqui. O que eu não entendo é porque não trocam o navio que vem para cá. Mandar sempre o mesmo é uma estratégia de marketing meio burra. Trocar um classe Vision por outro, à princípio, não vai aumentar os custos para eles e com certeza vai melhorar a atratividade deles por aqui. Agora, como o Splendour está vendendo bem, eles devem deixar ele mesmo, para não ter trabalho. E como a oferta de navios no Brasil vem caindo , é bem capaz que continue vendendo bem, simplesmente pela falta de oferta.

  2. Infelizmente não há incentivos para que as empresas invistam no Brasil,há poucos portos com infraestrutura decente e taxas absurdamente caras.Está valendo mais a pena pegar o navio no Exterior,essa é nossa realidade.

  3. Sempre me falavam dessa cia como sendo uma das melhores e coisa e tal.
    Fiquei com uma enorme vontade de conhecer, mas desisti, pois para viajar em sucata, prefiro andar de balsa santos – guarujá. Vamos dizer que nossos portos não tem condições de receber, também concordo, mas já que é para trazer somente um navio, que tragam um diferente por ano, traga um dos novos. Duvido que algum turista americano ou Europeu gaste mais a bordo que o Brasileiro. Olhem os preços de cruzeiros la fora, muito mais baratos, e não é só por conta das taxas portuárias não. Concluindo, eles trazem para o Brasil, um pequena amostra grátis (diga-se de passagem o navio mais caro no Brasil), para que nós fiquemos com vontade de ir gastar la fora, com a cabeça pensando, se esse velhinho é assim imagina um Oasis etc…

    • Sim,mas se vc perceber a MSC trará um navio igual ao atual,mas diminuirá a oferta das saídas do RJ e Buenos Aires,a COSTA idem inclusive com apenas 1 navio(que não será mais novidade) saindo de Santos,a Ibero idem

    • Trazer o MSC Preziosa para o Brasil no ano da sua inauguração é uma demonstração bem grande do respeito e da importância do Brasil para MSC. Tem 2 meses que estou com os vouchers para embarque no Yacht Club do Preziosa e estou contando os minutos.
      Gosto muito da MSC e sempre fui bem tratado, gosto de ir no Yacht Club, mas mesmo o navio não tendo o Yacht Club, vou repetir, sempre fui bem tratado.
      Vejo comentários de pessoas que passaram por algum tipo de situação, como acontece em nossa própria casa, e pegam o incidente que é alheio a vontade de qualquer um e dão um grande destaque negativo. Voltei semana passada da Argentina onde fiz uma excelente viagem no Magnifica, mas hospedes sem respeito ao próximo, não cumpre horários de chegada e acaba um atrapalhando cinco mil.
      H.

  4. A MSC e Costa estão de parabéns…sempre trazendo navios grandes e novos…Quem houve essa senhora falar vai achar que as CIA estão perdendo dinheiro no Brasil!!haraha…O brasileiro é o que mais gasta em bebidas e nas lojas dos navios…navios sempre cheios na temporada toda…papagaida…A infraestrutra e as taxa são para todas as cias…estou pegando bronca da Royal no Brasil… Se for para vir para o Brasil com o Splendour…Leve o para a Líbia!!!

  5. E desde quando o SPLENDOUR é sucata??.
    Um navio mais novo ou maior não é necessariamente melhor,isso é mentalidade de Brasileiro que começou a viajar ontem e pensa que é o EXPERT em cruzeiros.
    Há cerca de 15 anos haviam 2 ou 3 navios por temporada e eram navios antigos(30-40 anos) e que fizeram muito sucesso,para o padrão dos que vem hoje para cá o ZENITH por exemplo seria um navio grande.Os navios mais luxuosos do mundo hoje em dia são em sua maioria pequenos ou médios,o navio alemão EUROPA leva 500 passageiros e detem a marca de unico 6 estrelas desde que inaugurou em 1999.
    Nos Países Europeus principalmente há um mercado certo para navios pequenos e/ou antigos,um caso é o DELPHIN,que por acaso está numa foto na coluna ao lado,que é um navio para cerca de 500 passageiros e que foi construído em 1975/76 e que todo ano faz uma viagem de volta ao mundo com enorme sucesso.
    O próprio SPLENDOUR quando começou a vir ao Brasil era o maior e melhor em tudo,bastou vir um navio um pouco maior e mais novo para o povo achar que o navio nao presta mais!!,quanta falta de cultura maritima.

  6. Acho lindos o MSC FANTASIA e os novos COSTA,mas pensando bem Eu preferiria estar num navio onde Eu seria tratado com mais atenção do que ficar disputando espaço num navio com 4000 pessoas e filas intermináveis,disputando cadeiras etc.
    Mas tem gente que curte isso,pagando um preço maior do que se paga na Europa para descer em Ilhabela,Ubatuba,Buzios e Angra.É…cada povo tem o navio que merece.

  7. Para o anônimo, o Splendour não é nem de longe considerado um navio premium. Só espero que não queira comparar o Splendour com um Regent Seven Seas?! Não sou expert em cruzeiros, mas já fiz 15 viagens, 7 Costa cruzeiros, 6 MSC (reveillon no Fantasia foi o último), fiz Splendour no Brasil em 2008 e Oasis em Março de 2011 no Caribe. Posso dizer com toda certeza que o Splendour está bem velho. Não o vi depois da reforma, mas mesmo assim, acredito que continue bem ultrapassado. Também considero uma palhaçada o que a Royal faz no Brasil.Poderiam sim trazer ao menos uma classe Voyager para fazer a temporada. Fora que quando fiz Splendour em 2008 para Buenos Aires, um dia de navegação não teve show no teatro. Uma vergonha. Talvez tenham mudado essa política. Impossível comparar uma Royal fora do país com os serviços prestados aqui. Acho o Splendour bonito apenas no seu Átrio. De resto, já era. No Brasil, em minha opnião, a Costa ainda é a melhor em serviços e produção de show. Como disse, acabei de fazer o Fantasia no Reveillon. O navio é maravilhoso! O sistema de buffet em estações ajuda muito a não ter filas. Essa idéia é inteligente, coisa que a Royal já utiliza muito tempo, inclusive no Splendour, em seus WINDJAMMER´s cafes. Agora, os shows no Fantasia foram horríveis. Não tem nem como comparar com os shows da Costa Cruzeiros aqui no
    Brasil. Não sei se foi o Diretor de cruzeiro que era ruim. Sei lá. Foi muito ruim. A limpeza geral dos banheiros achei boa. A não ser os da Piscina (deck 14 e 15), que os hóspedes infelizmente ajudam a manter sujo com sua falta de educação, inclusive saindo do banheiro sem lavar as mãos, como diversas vezes presenciei. Mas acho que a diferença entre Costa e MSC, que sempre achei grande aqui no Brasil, diminuiu bastante. Acredito que as duas companhias hoje estejam bem próximas na qualidade de comida, serviços. Agora, todos que fiz no Brasil, em momento algum podem ser comparados com o OASIS. Serviço, cordialidade dos tripulantes, shows (um caso a parte), comida, espaço, facilidade em se locomover (foi o navio mais fácil de se locomover, 1 grupo de elevadores na proa e outro grupo na popa e pronto!). Nunca fiz um navio premium, espero fazer um dia. Gostaria de começar por um Celebrity, que não sei se é premium, mas sei que possuem serviços diferenciados e uma relação passageiro/m2 um pouco melhor. Me desculpem os erros de português, não vou ter saco de corrigir agora.

  8. No Yacht Club, você viaja como só tivesse você no navio, não tem fila para nada, você chega no porto e no próximo minuto já está na sua suíte, na saída a mesma coisa, você tem elevador exclusivo que funciona com a sua chave, tem piscina exclusiva, hidro, tem restaurante exclusivo onde você escolhe a hora que quer almoçar ou jantar sem fila, assim como no café da manha ou da tarde e etc, com um mordomo a sua disposição 24 horas por dia.
    No Yacht Club você não esta num navio, mas num iate particular.
    H.
    Obs. Tem hospede que almoça e janta no bandejão, saindo no tapa e colocando tudo que vê dentro do prato, sem saber que tem restaurante incluído mesmo para o café da manhã.

  9. André, o Splendour não poderia ser comparado com um navio da Regent Seven Seas, os navios da Regent Seven Seas são toddos 5 estrelas e nenhum da RCCL é, eles sao feios para publicos, padroes e cruseiros diferentes e a diferença de um 4 par um 4 plus e pior para um 5 é muito grande

    Todos Celebrity são 5 Estrelas, que alias é empresa de propriedade da RCCL, que alias no Grupo há outra 5 estrelas, a Azamara, mas isso é opção comercial da RRCL, ao mesmo temp oque passar alguns dos seus navios para a tbm sua Pulmantur é opção e critérios de operação dela, assim como a Costa não eh nem das empresas secundárias da Carnival Corp, ccujas principais sao a HAL, a Seabourne, a Cunard entre outras.
    O Europa é 5 estrelas plus, o unico com esta classificaçao desde sua incorporação (1999) consecutivamente (Navio é incorporado, nao inaugurado, quem fala isso eh pax e imprensa leiga)

    Nada disso desfaz deste ou daquele navio, apenas são categorias totalmente diferentes e também é fato que nenhum navio 5 estrelas opera aqui e dificilmente nagios grandes demais são classificados, a excessão dos classe Summit e Equinox da Celebrity e o QM 2, mas tbm excessões.

    Outro detalhe que um colega comentou la em cima sobre idade dos navios, em absolutamente idade tem algo a ver com a relação luxo x conforto, isso como foi citado é uma caracteristica de observçao dos pax brasileiros que associam tamanho e idade com luxo, mas é uma equivoco e geralmente esta visão é de quem viaja nos navios o gosto é de pax, o que é bem dferente na visão tecnica e classificação dos navios, pois se assim o fosse, como embasar entao o status dos Seabournes ´, dos classe R Four, D C. Columbus, dos Sea Dream´s e por ai vai … hoje operando por diversas empresas, como por exemplo entao o "Adonia" da P&O (Carnival Corp. seria então um "navio simplesinho ? .. obvio que não.

    O caso da MSC que esta se fortalecendo, mas ainda é desconhecida no mercado de cruzeiros "Around the World", (mais europa e america do Sul costa leste e Africa do Sul), esta caminhando para isso, mas ainda falta muito, não que isso faça dela uma má Companhia, mas paraatingir o status que a sua principal empresa a MSC (carga) atingiu, ainda falta muito.

    Por fim todos tem suas opções e impressoes pessoais sobre como é cada navio, mas em visão romantica, mas dai afirmar isso ou aquilo sem embasamento tecnico é meio complicado. Espero poder ter ajudado em algumas questoes

    Abs
    Marcelo

  10. Olá Marcelo,

    É com grande satisfação que recebo sua resposta. Afinal, já visitei seu BLOG, e sei que você possui grande conhecimento técnico 'a respeito de navios em geral. Logicamente, tamanho e ano de construção não fazem uma embarcação melhor que outra. Agora, revitalização e reformas sim, fazem toda a diferença. Quando disse que o Splendour estava em mal estado de conservação, foi minha impressão como PAX em Janeiro de 2008. O Splendour é um navio 1996, e quando viajei ele estava com 12 anos desde sua construção. A varanda da cabine, areas molhadas da piscina, espreguiçadeiras, banheiros públicos estavam sim em mal estado de conservação. Tanto que, se não me falhe a memória, 2 anos depois, o mesmo passou por uma grande revitalização, (inclusive incorporando Duck tail), trocando roupas de cama, roupas essas que em 2008 estavam péssimas para padrão RCCL. Note, essas são as impressões de um PAX, nada muito técnico. Outro exemplo, quando fiz o Costa Fortuna em Jan/07 para Salvador, o mesmo estava ainda em bom estado. Ano passado em FEV/12 fiz o Fortuna novamente, rumo ao PRATA, e o navio estava horroroso no parâmetro conservação (bonito mesmo o Fortuna nunca foi muito). Portanto, tamanho e ano de construção não dizem nada. Agora, para uma mesma condição de mar agitado, prefiro estar em um navio maior (sei que não é só o tamanho, mas sim tonelagem, altura, largura) entre outros. Logicamente o Splendour tem de ser comparado com navios 4 estrelas. O fato é que a Royal poderia trazer navios diferentes, melhores que o Splendour. Quando falo melhores, entenda-se com inovações, como a Royal Promenade, Studio B entre outras coisas. O que faz um navio ser bom, na visão do PAX, são fatores como serviço, comida, entretenimento, as vezes espaço. Em 2008, o Splendour estava anos luz atras do padrão Royal que encontrei no OASIS em mar/2011. Quanto a MSC, para o Brasil, sempre foi minha segunda companhia, e ainda continua, mesmo achando que a diferença comparando com a COSTa diminuiu consideravelmente. Veja, estou falando nesse caso de Brasil. O que me parece, que em 2008 a Royal não tinha entendido o perfil do brasileiro. Imagino que venha melhorando aqui no Brasil. Quanto a Celebrity, bom saber que esse braço da RCCL possui navios 5 estrelas, o que me deixa ainda mais com vontade de conhecer seus navios, visto que são navios grandes e com um menor número de passageiros.
    O melhor navio que fiz no Brasil foi o Mediterranea, mesmo concordando que a decoração da Costa não é lá das melhores.

  11. Eu viajei no Splendour em 2012, após a reforma. O navio ficou muito bem arrumado. É lógico que se você olhar com lupa , vai achar alguma coisa que poderia ter sido reformado, mas , no geral, estava muito bacana. Bem longe de ser uma sucata. Já viajei no Mariner também e em termos de conservação e aparência geral, o Splendour estava melhor. Fora que os caras ficam limpando e pintando o navio o tempo todo.
    Comparando o Splendour com o Mariner, o Mariner é muito maior e tem mais coisas para fazer à bordo. Além de ser bem grande , ele tem muitas divisões (salas, bares,etc..), então sempre tem algum lugar diferente para ficar. Como tem mais gente à bordo, você encontra mais filas do que no Splendour. O serviço foi muito bom nos dois , um pouco melhor no Splendour. Shows e comida foram ótimos nos dois , mesma coisa para cabines.
    O único problema de trazer um classe Voyager (Mariner) é que não existem muitos itinerários para o navio. Assim como o MSC Fantasia, ele ficaria somente em uma rota. Agora, a Royal tem 6 navios da classe Vision (Splendour), poderia muito bem fazer um rodízio dos navios que vem para cá. E eles ainda tem a classe Radiance , que é um meio termo entre a Voyager e Vision. Mas, nada disso virá. Splendour é o escolhido para ficar fixo por aqui.

  12. Para mim o Splendour é maravilhoso em todos os sentidos,pois viajei nele em 2010,2012 e 2013 e sempre que vier para o Brasil vou viajar nele.Meu pai também adora o Navio por não ser grande demais.Se vier um da Royal igual ou pouco maior tudo bem.Sempre fomos bem atendidos,gosto de tudo no Splendour.A tripulação é muito atenciosa.Os preços nas lojas são boas também.Enfim para mim o SPLENDOUR NÃO TEM NADA DE SUCATA.Meu coméntário é apenas sobre ele e da Royal que gostamos do estilo.Nunca viajei em outras Cias.Viajei 03vezes no Star qdo veio para o Brasil.

  13. Ola André, obrigado pelas palavras, muito agradecido

    o que vc falou sobre má condição de tempo, um navio com grande area vélica (caso destes retangulos gigantes que estão construindo agora associado a um pequeno calado, caracteristica de navio de pax moderno, pode ter certeza que o bixo vai jogar.

    As condiçoes de serviço são essenciais aos pax, mas é obvio que um grande numero de pax será tão bem atendido como um de poucos pax e se for declassificação alta $ Star Plus pra cima, melhor ainda

    Peço desculpas pela minha resposta tardia, nunca viajei em pax, so os atendi como agente maritimo, ms eles não são minha praia, ja viajei em navios de carga, e sempre foram viajens maravilhosas, mesma opinião de mainha esposa que vijamos juntos no então "Bow Saphir", noruegues da Odfjell Tankers, empresa aonde trabalhei por 17 anos e atendimento mais VIP imposssivel … rssssss, sem contar que ir pra terra com a trupulação nao tem nada que se compare, rsss eles conhecem todos os locais das cidades que ja escalaram e deram otimas dicas de compras e diversão

    Um abraço e desejo a todos sempre excelentes vgms

    Abs
    Marcelo

    • Marcelo, me diga uma coisa….em uma mesma condição de mar agitado, qual navio balançaria mais; Oasis ou um Splendour, visto que ambos tem praticamente o mesmo calado (talvez uns 2 metros de diferença, o que não sei se é muito)ou melhor, qual daria mais conforto ao passageiro. Logicamente a área vélica do Oasis é muito maior… quais outro fatores além do calado e área vélica influenciam

  14. penso eu o Spledour seria "levemente" mais confortavel que o Classe Oasis, devido a alguns fatores:

    – Linhas sobe o pontal mais arredondadas e "aerodinamicas" que o "retangulo" do classe Oasis

    – Melhor relação altura no quesito pontal x ponta do mastro

    – Calado classe Oasis: 9,30 m full loaded e do classe Legend: 7,82 m full loaded

    Como te flei, penso eu que seria um pouco melhor no classe Legend, mas dpendendo do mar sera irrelevante em ambas as classes, jogarão para caramba os dois

    o mesmo se aplica na relação na classe Raphsody (que muitos confundem com a classe Legend, mas são duas classes distintas, apenas parecidas …

    Espero poder ter ajudado, mas dados mais acurados com engenheiros navais, não posso afirmar com cetrteza, como falei, "creio"

    Abs
    Marcelo

  15. Marcelo, o que posso te dizer é o seguinte: Na minha viagem com o Oasis, juro, não senti que estava em um navio. Mesmo quando me deitava para dormir, que é um dos momentos que mais temos percepção do balanço. E um dos navios que mais balançaram pra mim foram, Splendour e Costa Victoria. As condições de mar eram praticamente as mesmas!!! Logicamente, todos balançam, inclusive o MSC Fantasia balançou um pouco no nosso retorno de Salvador, na noite anterior a Ilha Grande (lembra das chuvas de 3 e 4 de Janeiro?) Mas é isso aí…
    Abs

  16. Marcelo, realmente foi, nunca fiquei sabendo de um navio da classe Oasis ter feito viagens fora do caribe….então quer dizer que caribe não tem tempo ruim?

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui