Gêmeos da Ibero com problemas e atrasos de mais de 24 horas

2
Holiday deixando Buenos Aires antes de chegar ao Rio neste Sábado.

O Grand Holiday e o Grand Celebration, flagships da frota da Ibero Cruceros passaram por problemas semelhantes recentemente em seus cruzeiros pela América do Sul. Ambos tiveram as saídas de seus portos base atrasadas em mais de 24 horas devido a problemas com certificações de segurança exigidas para que os navios fossem liberados para navegar.

Os navios não se encontravam de acordo com os padrões estabelecidos pela RINA em seus processos de manutenção. No caso do Grand Celebration, após o embarque para um novo cruzeiro, na cidade de Buenos Aires, com destino ao Uruguai e o Brasil, em uma vistoria habitual, as autoridades argentinas encontraram as irregularidades que impediam o navio de deixar o porto antes que reparos fossem realizados.

Uma versão não oficial, afirma que foram necessárias algumas alterações na proa do navio, que haveria sido alvo de substi- tuições estruturais (feitas fora das normas estabelecidas) em sua última viagem, e que teriam sido constatada nesta última vistoria em Buenos Aires. Assim, para que o navio pudesse deixasse o porto, teria sido necessário substituir toda a estrutura interna da proa novamente, o que levou cerca de 24 horas.

A companhia, em nota, porém, limitou-se a afirmou que nenhuma das alterações afetou a segurança dos passageiros, e que a demora foi causada pela necessidade de “um trabalhos de manutenção técnica em relação aos padrões de inspeção”, sem dar mais detalhes. Questionada sobre compensação aos passageiros, a empresa limitou-se a dizer que aguarda instruções da sede espanhola sobre como proceder.

Alguns dias depois, foi a vez do Grand Holiday, que é gêmeo do Celebration passar por situação parecida, desta vez, no Rio de Janeiro. Com saída da cidade, onde realiza embarques, prevista para às 20h do Sábado, o navio só deixou o porto às 4h30 da madrugada desta terça-feira, após também ter tido sua saída do porto impedida por autoridades locais.

Segundo a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro, foi necessário que o Holiday passasse por manu- tenção preventiva após apresentar um problema técnico ainda no porto. Ainda segundo a autoridade, “a medida foi imposta pela Sociedade de Classificação, que é responsável pelas condições de segurança do navio”.

Neste caso porém, a companhia afirmou que passageiros insatisfeitos e que optaram por não seguir viagem poderão receber um reembolso de 100% do valor pago pela viagem, que previa escalas em Montevideo, Itajaí e Buenos Aires, mas que deve ter seu roteiro bastante alterado devido ao atraso.

Há aproximadamente um ano, em Janeiro de 2012, o Grand Holiday enfrentou um suposto problema técnico enquanto se aproximava do porto de Vitória, que levou seus passageiros, que ainda tinham a tragédia do Concordia em mente, ao pânico generalizado, quando começou a adernar. Logo em seguida, porém, o navio voltou a posição normal, e a companhia justificou a manobra como um desvio de um barco de pesca que se encontrava no caminho da embarcação. 

Texto (©) Copyright Daniel Capella, com informações de Noticias de Cruceros.
Imagens (©) Copyright Daniel Capella.
Compartilhar

2 Comentários

  1. O caso do Celebration, conforme descrito acima aparenta ser um vistoria da cassificadora (RINA) que não homologou os certificados relativos a navegabilidade do navio, documento este que é necessário apresentar a Prefectura Naaval e PSC (Port State Control), possivelmente so foi liberado quando a RINA aceitou os reparos/solicitações cumprodas e ai sim conseguiu seu Sailing Clearance

    No caso do Holiday. segundo infos da época foi devido a uma guinada em toda força a vante para "segundo foi falado" desviar de uma embarcação de pesca navegando apagada na rota do navio, neste caso, "aparentemente" em nada teve de responsabilidade a embarcação.

    Abs
    Marcelo

  2. No Grand Holiday, durante toda a noite de 10 para 11 de fevereiro, ouvimos muito barulho de marteladas em ferro o que sugeria reparos no casco do lado esquerdo do navio,que ficou todo o tempo adernarnado para o lado direito, o que se notava ao caminhar pela embarcação e pela água da piscina.
    Abraços.
    Washington Éter

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui