Há exatamente dois anos, Mariner terminava seu primeiro cruzeiro para o mercado brasileiro

22
No dia 21 de Fevereiro, deixando Santos pela segunda vez. 
No Concais, indicativo para o navio.
Há exatamente dois anos, o Mariner of the Seas, da classe Voyager, da Royal Caribbean International, encerrava seu primeiro cruzeiro pelo Brasil. O navio, foi o maior da Royal Caribbean a oferecer cruzeiros ao mercado brasileiro, em fevereiro de 2011. Considerado um dos mais inovadores navios já lançados, no início dos anos 2000, quando foi inaugurado, o Mariner é ainda hoje um dos maiores navios do mundo, com capacidade para 3,840 passageiros. Além do tamanho, o navio é celebrado por suas atrações, que incluem um grande boulevard com bares e lojas, conhecida como Royal Promenade, e um rink de patinação no gelo.

Em 2011, a Royal Caribbean optou por transferir o navio, de 138 mil toneladas, da Costa Oeste dos EUA, onde operava até então, para a Europa, e posteriormente para o Caribe. Para isso, era necessário que o Mariner passasse pela América do Sul, uma vez que trata-se de um navio muito grande para atravessar o Canal do Panamá (excede o limite de comprimento e largura das eclusas do canal). Assim, a companhia aproveitou a passagem necessária pelo Brasil, para incluir uma mini-temporada no país, com ao todo cinco roteiros dedicados ao mercado brasileiro. 

Por conta de seu tamanho, o Mariner só pode atracar na região dos Armazéns 30 (onde é visto na foto), assim como o Fantasia.
Pouco antes de partir, sob chuva torrencial, para seu cruzeiro inaugural.
Uma das principais atrações a bordo:
Royal Promenade.

Quatro deles eram de seis noites com destino ao Nordeste. Chamados a bordo de “Brazilian Riviera Cruise”, os roteiros tinham destinos limitados devido ao tamanho do navio (fato semelhante ao que ocorre com o MSC Fantasia, de tamanho parecido), e portanto escalaram apenas o Rio de Janeiro, onde também foi possível embarcar, e Salvador, onde havia pernoite. O último roteiro, um mini-cruzeiro, teve somente duas noites. Um dos roteiros maiores, de 5 a 11 de março, foi temático de Carnaval.

A temporada reduzida tinha um motivo além da necessidade de ter o navio na Europa apenas em meados de abril/maio para a temporada local. A companhia norte-americana a planejou de forma a evitar a legislação local. Por lei, todo navio de cruzeiro de bandeira estrangeira, que opera por mais de um mês na costa brasileira, necessita ter 25% de sua tripulação composta por brasileiros. Com essa informação, a Royal Caribbean projetou uma temporada de sensíveis 28 dias no país, tempo suficiente para oferecer um número considerável de cruzeiros, sem precisar fazer mudanças drásticas na tripulação do navio.

De volta ao Rio de Janeiro, onde havia estado três anos antes, na ocasião de sua ida para a Costa Oeste dos EUA. 
Sua saída da cidade maravilhosa foi um espetáculo a parte, que incluiu uma navegação panorâmica pelas praias da região de Copacaba, que mais tarde seriam praticamente banidas por conta do Costa Concordia. 
Em tonelagem o Mariner continua sendo o maior navio
a fazer uma temporada no Brasil, seguido de perto pelo MSC
Fantasia, que mais “leve“, ganha no número de passageiros.
Muita acompanhada e festejada pela imprensa, e inclusive por nós, a temporada era tida como um divisor de águas na operação da Royal Caribbean no Brasil, e mesmo para os cruzeiros na região como um todo. Fato, porém, que não se concretizou da forma esperada: ainda que a temporada do Mariner tenha sido um sucesso, sem nenhum grande problema técnico ou de operação, que os cruzeiros tenham tido lotação esgotada, e que os produtos das lojas a bordo tenham esgotado nas primeiras saídas, a experiência nunca foi repetida.

A Royal Caribbean (que naquela temporada, a 2010/2011, teve três navios no Brasil, além do tradicional Splendour e do Mariner, contou com o Vision, que fez então sua penúltima temporada no pais) afirmou que a temporada foi boa, mas que o lucro com viagens no Brasil, devido à várias particularidades locais, não se equipara à outras regiões do planeta, como o Caribe. Empresa de capital aberto, a companhia precisa priorizar as regiões que sejam mais lucrativas para seus cofres, e tem hoje apenas um navio na América do Sul, com grande parte de sua frota de quase 30 navios operando entre o Caribe, Europa e Ásia. 

Em Salvador, principal destino de seus cruzeiros. 
Salvador foi também o último porto de escala do Mariner no Brasil, em 16 de Março de 2011, antes de sua travessia rumo à Europa.

Em um sentindo mais amplo, a temporada do Mariner no Brasil foi na época uma grande ameaça para a concorrência na região. Na época, operavam no mercado regional outras quatro companhias, duas espanholas e duas italianas. Teoricamente, para responder à altura, e não ficar atrás da norte-americana, as companhias trariam navios mais modernos para o país, e poderiam inclusive aumentar a oferta regional. A revolução iniciada com a vinda do navio seria positiva principalmente para o passageiro, que veria uma diminuição nos preços, e um consequente aumento na qualidade e nas opções nacionais, com escolhas semelhantes às de outros mercados como o mediterrâneo e o caribenho.

O timing da temporada, entretanto, inviabilizou de certa forma a resposta do mercado. O Mariner foi anunciado depois de as companhias terem anunciado e vendido boa parte dos leitos para a temporada 2010/2011; mesmo a Royal Caribbean já tinha tudo planejado para esta temporada quando anunciou que iria acrescentar o Mariner à oferta regional. Anúncio, que foi acompanhado da informação de que o navio partiria para o Caribe na temporada seguinte, 2011/2012. A companhia ainda afastou a possibilidade de retorno de um navio semelhante ao Mariner em um curto período de tempo, logo após as saídas inaugurais do navio no Brasil, apesar de manter esperanças veladas sobre uma possibilidade remota. Assim, na época do anúncio oficial da temporada seguinte por parte das outras companhias, já se sabia que um navio daquele porte dificilmente retornaria no ano seguinte.

Dessa forma, companhias como a Costa e a MSC, que hoje dividem a liderança do mercado soberanas, não chegaram a alterar seu comportamento em relação ao Brasil na época, e só foram trazer seus maiores e mais novos navios nesta temporada (2012/2013). Ainda assim, sob nova administração, e precisando otimizar seus resultados, a Costa seguirá a linha da Royal Caribbean já na próxima temporada (2013/2014) dará prioridade à outros mercados, onde a perspectiva de lucro é maior que no Brasil.

Para ver mais fotos do interior do Mariner of the Seas, clique aqui

Próxima temporada, aliás, que como um todo, verá pela segunda vez seguida, não só redução no número de navios, mas também de leitos na região. Apesar dos indícios contrários, o público brasileiro segue culpando as companhias de navegação pela falta de opções no Brasil. O país segue recebendo cada vez menos navios, e perdendo para mercados com maior competitividade, ainda que o potencial brasileiro seja maior. Em sentido corporativo e de lucro, distância e diferenças culturais como nos casos de Austrália e China acabam sendo um empecilho menor para as companhias do que a falta de incentivo no Brasil, que não só tem perdido navios para estas regiões, mas segue inerte nas tentativas de mudança.

Como resultado, enquanto mantém apenas o Splendour of the Seas no Brasil, a Royal Caribbean terá, não só o Mariner, mas também um de seus gêmeos, o Voyager of the Seas na Ásia em 2013. Detalhe: por lá, as temporadas são contínuas, e duram de janeiro a janeiro.

 Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella.
Compartilhar

22 Comentários

  1. Lamentável a situação de cada vez ter menos navios aqui no Brasil pela falta de infraestrutura.

    Eu não sabia que a pratica da navegação panorâmica pelas praia do Rio tinha sido proibidas, é lindo demais e ainda bem que eu tive essa oportunidade 3 vezes rsrsr

  2. Lamento não ter conhecido o Mariner na sua pequena temporada aqui no Brasil… Agora, navios da Royal Caribbean deste porte só mesmo no exterior.

  3. O Problema no Brasil é a corrupção dos nossos governantes, que ao invés de influeciar o Turismo de Cruzeiros Maritimos impõe taxas altissimas, propinas nos portos, falta de segurança para as Cias abastecerem seus navios e desvio de verba para melhoria de infra estrutura e a criação de novos portos para atracação.

    Brasil um país que expora o TURISTA não o TURISMO… Ficamos reféns de um governo medíocre e corrupto.

  4. Reparei que hoje o MSC Fantasia ganhou absurdos 200 votos, de uma hora para outra. Estranho, não?
    À propósito, a votação já não tinha sido encerrada?

    • Estranho né? O dono do blog sempre foi tendencioso pra parte da Msc…
      E a votação já tinha sido encerrada com o Favolosa vitorioso, mas… foram adicionados mais alguns dias pra vitória do Fantasia, enquete falsa.

    • Vocês podem por favor parar de me acusar? Para informação geral, o Serena foi premiado por dois anos seguidos, e eu tenho também ótima relação com a Costa, não é a toa que visitei o Favolosa e o Fascinosa esse ano, e só estou aguardando autorização da própria para postar os textos sobre. Assim como acontece com a MSC. O crescimento dos votos do Fantasia tem um motivo, e eu estou ciente dele.

      O pessoal da MSC promoveu uma força tarefa interna para aumentar os votos do Fantasia. Ficaram sensibilizados quando o Favolosa o ultrapassou há algumas semanas, e fizeram uma campanha interna com funcionários, já que a diferença não era tão grande. Eu fui informado inclusive, para que não houvesse qualquer desconfiança e agora passo a vocês a informação.

      Quanto a data de encerramento, estava prevista para o dia 28 de Fevereiro. Durante a primeira semana de sua realização, a previsão era 15 de Fevereiro, é verdade, mas, como pode ser notado já na apresentação dela, de Janeiro, decidimos prorrogar o prazo, quando haviam poucos votos, muito antes de qualquer competição.

      Agora, a diferença entre gêmeos, vocês devem perguntar ao público que é quem vota. As opções são colocadas por mim, respeitando o ano em que operaram no Brasil, como é explicado também na apresentação, e vocês que votam.

      Qualquer dúvida, estou a disposição. As "regras" da enquete podem ser consultadas nesse link, da apresentação: http://worldcruises1.blogspot.com.br/2013/01/escolha-o-melhor-navio-no-brasil-em-2013.html

      Lá são esclarecidas também dúvidas que já vi por aqui em relação aos navios participantes.

    • Muito estranho isso tudo. Acho que se ao término da primeira votação fosse o MSC Fantasia em primeiro lugar, não teria essa tal prorrogação. E quantos aos inúmeros votos no MSC Fantasia, não sei não… Pode realmente ter havido essa tal campanha interna, mas como todo mundo sabe, apagando-se os cookies do navegador pode-se votar infinitas vezes em enquetes com domínio blogspot. Uma pena que a votação tenha levado esse caminho. A proposta é excelente, mas…

    • Completando meu comentário acima…
      Em relação aos inúmeros votos que o MSC Fantasia recebeu de uma hora pra outra, isso também já aconteceu em favor do Costa Favolosa, mais de uma vez. De uma hora para outra enquanto eu lia matérias no blog reparei que o Favolosa recebeu algo em torno de uns 50 votos de uma só vez. Será que os funcionários da Costa também promoveram uma campanha??
      No que diz respeito à relação do dono do blog com a Costa não tenho a menor dúvida de que é das melhores. Até porque quem perderia nesse caso seria o blogueiro, que não teria oportunidade de visitar os navios da empresa.
      Faço questão de dizer que gosto muito do blog e o visito praticamente todos os dias, assim como admiro muito o excelente trabalho do seu dono. Como já falei, a proposta de votação é excelente mas infelizmente ela se perdeu.

  5. O melhor cruzeiro nacional que ja fiz.Superou qualquer expectativa de atendimento , qualidade , navio , enfim em tudo.
    Infelizmente , não foi a abertura de novos rumos aos cruzeiros no Brasil.
    Muitas saudades do Mariner.

  6. Apesar de ser a minha única viagem do cruzeiro, posso dizer que foi umas das melhores viagens que já vi. É simplesmente inesquecível desse belo cruzeiro Mariner of the Seas!

  7. Estranho né? O dono do blog sempre foi tendencioso pra parte da Msc…
    E a votação já tinha sido encerrada com o Favolosa vitorioso, mas… foram adicionados mais alguns dias pra vitória do Fantasia, enquete falsa.

  8. E por que a tal FORÇA TAREFA(KKKK)ajudaria apenas ao Fantasia?Ja que o Magnifica virá na próxima Temporada,não seria interessante para eles a boa reputação do navio?

    DOOCE,DOOCE,DOOCE….ENQUETE DO DOOOCE!!!!!

  9. Mariner é nota 10. A Royal acertou em cheio com a Royal Promenade. Aquela parte faz uma diferença muito grande. Uma pena que não vá voltar tão cedo. Talvez volte quando for o menor da frota. Na época, todo mundo ficou animado achando que ele iria voltar e até o povo do navio alimentou a expectativa. Puro marketing.
    Acho que o problema maior são as taxas. A falta de infraestrutura atrapalha ,mas não deve ser o principal. E as taxas não devem melhorar tão cedo. O governo está tentando baixar os custos e melhorar a eficiência e já tem um monte de gente sendo contra.

  10. KKKKKKKKKKKK, mas na verdade é trágico….imaginem só colocar 25% de tripulantes brasileiros durante 30 dias em navios luxuosos como estes, onde talheres, louças, eletrônicos, pertences em geral de pessoas acostumadas a deixar objetos pessoais aqui e ali….Lamentavelmente nossa educação ainda não está preparada para isso. Só para citar um exemplo, em Natal fui num restaurante onde todos os frascos de pimenta Tabasco estavam sem as tampas. Perguntei ao garçon o motivo e me assustei com a resposta: "As pimentas estavam sendo carregadas nas bolsas dos clintes, mas sem as tampas, os roubos diminuíram bastante".

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui