MSC Preziosa já realizou testes de mar, e está próximo da estréia

0

Encomendado ainda em 2010, por uma empresa praticamente desconhecida do mundo, e sob muitos olhares desconfiados, o agora MSC Preziosa nem mesmo foi entregue, e já possui uma interessante história, diretamente ligada a Primavera Árabe. Explica-se: o Preziosa, foi originalmente encomendado por uma empresa administrada pelo filho do ditador líbio Muhammar Khadaffi, a operadora de petroleiros estatal GNMTC – General Maritime Transportation Company (clique aqui para ver notícia da época). A empresa, que anteriormente já havia operado ferries na Líbia, pretendia com a manobra, entrar no mercado de cruzeiros regional, e aumentar o padrão dos hotéis da Líbia, utilizando o navio como hotel durante parte do ano. 

Assim, encomendou ao estaleiro francês Chantiers de l’Atlantique (STX France) um navio bastante semelhante aos da classe Fantasia da MSC. O navio ficaria pronto em Dezembro de 2012, e iria se chamar Phoenicia. A decoração, seria das mais extravagantes, a recepção, por exemplo, estava sendo planejada com um tanque enorme de água salgada, que serviria de casa para tubarões e outros peixes. Desde o anúncio da construção, porém, suspeitava-se, que a encomenda poderia ter, por trás das aparências, alguma ligação com a MSC, devido a semelhança do navio, e mesmo a seu tamanho, em se levando em consideração que a GNMTC era uma companhia que acabara de entrar no mercado de cruzeiros, e no mercado de cruzeiros líbio.

Ligação, porém, que nunca pode ser comprovada. Antes que fossem liberados os reais planos da GNMTC, as revoltas na Líbia levaram a deposição de Kadhaffi, e consequentemente ao afastamento de toda sua família dos cargos do governo no país. Ainda assim, sem uma confirmação oficial sobre o que fazer, o estaleiro continua a construir o navio, segundo o projeto original, até que, uma das parcelas de pagamento do navio venceu, e não foi saudada pelo governo líbio. Nessa altura, somente o casco do que viria a ser o Preziosa estava parcialmente pronto, e a construção foi momentaneamente parada, enquanto o Chantiers tentava localizar um comprador para o navio. 
Alguns meses após o rompimento do contrato com a GNMTC, a MSC comprou o casco do então Phoenicia, e fez várias adaptações no projeto, fazendo com que o extravagante navio líbio se transforma-se em um gêmeo da classe Fantasia, quase idêntico aos outros da classe. Por conta disso, a data para entrega, antes prevista para Dezembro de 2012, foi alterada para as primeiras semanas de Março de 2013. Data que deve ser cumprida à risca, já que o navio já realizou os testes de mar, e foi aprovado. Nas fotos é visto deixando St. Nazaire, onde fica o Chantiers de l’Atlantique, para os testes. A construção no atual momento, foca-se em retoques, e na decoração interna, que já está, a esta altura, praticamente completa. 
Outra particularidade do navio, é que ele será o primeiro da MSC, que, logo após sua temporada inaugural na Europa, realizará uma temporada sul-americana. Sua chegada a Santos, que servirá de seu porto-base, está prevista para 26 de Novembro, data em que nós, no blog WorldCruises.com, pretendemos estar a bordo para conferir de perto a mais nova unidade da frota da MSC Crociere. 
Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright Bernard Biger – STX France for MSC Crociere.
Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui